quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

HELDER VIRA MINISTRO DE ESTADO

 Helder Barbalho confirmado como Ministro da Pesca – PMDB fica com seis ministérios no novo Governo Dilma

EXCLUSIVO: DILMA DEFINE SEIS MINISTÉRIOS
Por Raymundo Costa do Valor Econômico
Há três novidades: Eliseu Padilha, que é atualmente preside a Fundação Ulysses Guimarães, será o novo ministro da Secretaria da Aviação Civil, no lugar do ex-deputado Moreira Franco (RJ).
O deputado federal Edinho Araújo (SP) será o novo ministro da Secretaria de Portos. A bancada do PMDB na Câmara exigia um parlamentar com mandato na composição. O deputado é do PMDB de São Paulo e amigo do vice-presidente Michel Temer. 
Além da saída de Moreira Franco, outra surpresa é a indicação de Helder Barbalho, filho do senador Jader Barbalho, para o Ministério da Pesca. Helder concorreu ao governo do Pará e perdeu a eleição com o apoio do PT. 
O terceiro nome da Câmara dos Deputados é o do deputado Henrique Eduardo Alves, atual presidente da Casa, indicado para o Ministério do Turismo. Sua nomeação, no entanto, pode demorar até que seja esclarecido seu envolvimento no Petrolão. 
Henrique Eduardo Alves foi citado no curso da operação Lava-Jato como um dos beneficiários do esquema de corrupção na Petrobras. O deputado alega que é inocente. 
Pelo Senado, os ministros do PMDB devem ser os senadores Katia Abreu (TO), na Agricultura, e Eduardo Braga (AM), no Ministério das Minas e Energia, além do filho de Jader na Pesca. 
A participação do PMDB no governo subiu de cinco para seis ministros. O partido abriu mão da Previdência Social e ganhou, de outro lado, Pesca e Portos.
O principal critério para as escolhas e às mudanças foi o trânsito parlamentar. O deputado Eliseu Padilha, por exemplo, tem muito mais influência nas bancadas que o ex-deputado Moreira Franco, que estava no ministério na cota pessoal do vice-presidente Michel Temer. Moreira deve receber outra função no governo. 
O mesmo se aplica à nomeação de Helder Filho, filho de Jader, um dos mais influentes caciques do PMDB, mesmo com sua atuação restrita aos bastidores. Helder foi um dos candidatos, nas últimas eleições, escolhidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Valor Econômico)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...