segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

MINISTRO DO TCU VITAL DO RÊGO E DEPUTADO MARCO MAIA SÃO ALVOS DE NOVA FASE DA LAVA-JATO.

NOVA FASE DA LAVA JATO MIRA EM MINISTRO DO TCU E RELATOR DA CPI DA PETROBRÁS
Resultado de imagem para MARCO MAIA E VITAL REGO
Deputado petista do RS e o Ministro do Tribunal de Contas da União TCU.


A Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República deflagraram nesta segunda-feira, 5, uma nova etapa da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal e cumprem mandados nas residências do ministro do TCU Vital do Rêgo e do deputado petista Marco Maia (RS). A operação foi autorizada pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato na Corte e faz parte das investigações da PF e da Procuradoria-Geral da República no inquérito no STF que apura a atuação dos dois políticos para blindar empreiteiros na CPI Mista da Petrobrás realizada em 2014. A PF cumpre, com apoio da PGR, mandados de buscas nas residências dos dois e também em empresas. É a primeira vez desde o início da operação que agentes da Polícia Federal cumprem mandado na residência de um ministro do TCU, a corte responsável por, dentre outros, julgar as contas do governo federal. Em julho do ano passado, a Lava Jato realizou buscas no escritório e na residência do advogado Tiago Cedraz, filho do presidente do TCU Aroldo Cedraz e alvo de outra investigação por suspeita de receber propina para favorecer empresários em julgamentos na Corte de Contas. Nesta manhã a PF esteve na casa de Maia num condomínio em Canoas (RS). O deputado não estava. Estavam a filha e a mulher dele apenas. Os agentes também foram atrás do parlamentar em Porto Alegre. A investigação foi aberta em maio com base na delação do ex-senador Delcídio Amaral, que acusou Maia e Vital de cobrarem “pedágio” de empreiteiros investigados na Lava Jato em troca de proteção na CPI da Petrobrás realizada em 2014. Naquele ano foram realizadas duas comissões para investigar as suspeitas de irregularidades na estatal que vieram à tona com a Lava Jato, uma no Senado e uma Mista. Vital do Rêgo e Marco Maia eram, respectivamente, presidente e relator da CPI mista. No pedido de abertura de inquérito, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que os fatos narrados por Delcídio indicam crimes de concussão ou corrupção passiva, o que está sob apuração. (Estadão Conteúdo)

MEMBROS DO MPE E MOVIMENTO 'VEM PRA RUA' FAZEM PROTESTO EM SANTARÉM

Movimento é contra as mudanças nas 10 medidas contra a corrupção.
Manifestantes saíram pela ruas da cidade neste domingo (4). 

objetivo do movimento é mostrar o descontentamento contra as mudanças nas 10 medidas contra a corrupção. (Foto: Daniele Gmaboa/TV Tapajós)
objetivo do movimento é mostrar o descontentamento contra as mudanças nas 10 medidas contra a corrupção. (Foto: Daniele Gmaboa/TV Tapajós)

Membros do Ministério Público do Estado do Pará (MPE) e do Poder Judiciário, além do movimento "Vem pra rua Santarém" fizeram manifestação nas ruas de Santarém, oeste do Pará na manhã deste domingo (4). O objetivo do movimento é mostrar o descontentamento contra as mudanças nas 10 medidas contra a corrupção e apoio a Operação Lava Jato, reunindo aproximadamente 50 pessoas.
Servidores públicos e membros do MPE se concentraram em frente à sede do órgão, no Theatro Victoria. Com cartazes, eles faziam referência à luta do judiciário e Ministério Público em todo Brasil, contra as mudanças no pacote original das dez medidas contra a corrupção.
Ao mesmo tempo, na praça Barão de Santarém, o movimento "Vem pra Rua" também organizava sua manifestação com o mesmo foco. Os participantes cantaram o hino nacional estenderam bandeiras e saíram em caminhada, assim como os promotores. As duas manifestações se encontraram na avenida Tapajós na área central, onde fizeram uso da palavra e compartilharam a insatisfação com o governo e com o legislativo nacional.

Membros do MPE contra as mudanças no pacote original das dez medidas contra a corrupção.  (Foto: Daniele Gmaboa/TV Tapajós)
Membros do MPE contra as mudanças no pacote original das dez medidas contra a corrupção. (Foto: Daniele Gmaboa/TV Tapajós)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...