sábado, 20 de abril de 2013

CANTO DE VÁRZEA RELEMBRA CANÇÕES DA MPB QUE FORAM BANDEIRAS DE LUTA CONTRA A DITADURA

CANTO DE VÁRZEA FAZ RELEITURA SOBRE CANÇÕES PROIBIDAS PELA DITADURA
Neste sábado (20) no Barrudada Hotel, o grupo musical amazônico Canto de Várzea, faz um show temático sobre os 50 anos da ditadura no Brasil e as canções que foram símbolos de resistência ao regime nos 15 anos de sua existência no país.
A ditadura militar no Brasil teve início no dia 1º de abril de 1964 depois de um golpe das Forças Armadas contra o então presidente do país, João Goulart. Os militares comandaram o Brasil por 15 anos de 64 até 85, que teve fim com a eleição ainda indireta de Tancredo Neves.
Ao todo, foram cinco presidentes militares eleitos indiretamente entre 1964 e 1985. Foram eles: Humberto de Alencar Castello Branco (1964 - 1967), Arthur da Costa e Silva (1967 - 1969), Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), Ernesto Geisel (1974 - 1979) e João Baptista de Oliveira Figueiredo (1979 - 1985). 
Nesses 15 anos muitos foram perseguidos por serem oposição ao regime militarista autoritário, foi também o momento de mais fertilidade musical no Brasil, onde nossos artistas produziram clássicos da MPB com letras temáticas e criativas conscientizando o povo sobre o quanto era necessário o fim da ditadura.
Assim dia 1° de Abril de 2014 a ditadura se viva, faria 50 anos, mas felizmente a democracia barrou esse regime opressor e para avivar a nossa memória, para que o nosso povo não esqueça da história, para que não cometemos algum erro, em retornarmos a um passado triste, o Canto de Várzea faz uma releitura de algumas canções bandeiras da luta democrática. 
É neste sábado (20) às 20 horas no Barrudada Hotel em Santarém, o show: CANÇÕES DE UM TEMPO QUE NÃO QUEREMOS MAIS...  Não perca! Vá prestigiar este que é um grande momento para reflexão sobre a história política de nosso país.

PT paulista lança Padilha para encarar Alckmin em 2014 - Diz a Vera no Painel da Folha

Campanha antecipada - Em jantar na noite de anteontem, a bancada do PT na Assembleia paulista declarou apoio à candidatura de Alexandre Padilha a governador em 2014. Mesmo ouvindo do ministro da Saúde que tal manifestação seria "precoce", 18 dos 22 deputados do partido prometeram levar ao ex-presidente Lula o desejo do bloco. Foi o primeiro movimento interno em favor de Padilha, que disputa com Aloizio Mercadante (Educação) a indicação petista para concorrer ao Bandeirantes. 
Eleições... Rui Falcão, que é deputado estadual e presidente nacional do PT, não endossou o manifesto. Ele esteve no jantar apenas para saudar o ministro e seguiu para Santa Catarina. Ana Perugini, Adriano Diogo e Ana do Carmo faltaram. 
... à mesa - Falcão e Mercadante foram a outro jantar nesta semana, promovido pelo vice-presidente Michel Temer no Jaburu. Mapearam a aliança PT-PMDB nos Estados e formas de evitar que disputas locais ameacem a reeleição de Dilma Rousseff.
Prevenção - Padilha e Geraldo Alckmin se encontrarão hoje no Instituto Butantã para lançar campanha de vacinação contra a gripe. "Será um teste de imunização para 2014", brinca um petista. Leia a Coluna completa da Vera aqui

NA SEGUNDA (22) ACABA A NOVELA "MENSALÃO - AÇÃO 470"


VOTOS COMPLETOS DO JULGAMENTO DO MENSALÃO SAIRÃO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA
Débora Zampier - Repórter da Agência Brasil
Brasília – O acórdão completo da Ação Penal 470, do julgamento do mensalão, será divulgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima segunda-feira (22), quando o texto será considerado publicado. O Diário da Justiça Eletrônico divulgou nesta sexta (19) um resumo de 16 páginas com as principais decisões do julgamento.
Os votos e considerações dos ministros, que totalizam cerca de 8 mil páginas, não serão publicados no Diário da Justiça, e sim na página do processo na internet. O texto completo do acórdão poderá ser acessado na área Jurisprudência, no setor Inteiro Teor.
O acórdão reúne as principais decisões do julgamento, os votos dos ministros, as penas e absolvições, e serve de referência para apresentação de recursos. O prazo duplicado de dez dias para apresentação de recursos começa a correr na terça-feira (23). O intervalo é considerado em dias corridos e termina em 2 de maio.
O Supremo informa que todo o processo está digitalizado, e que os advogados interessados em retirar o acórdão completo ainda hoje poderão apresentar o pedido ao STF e os documentos serão liberados. Neste caso, a contagem de dez dias de prazo para recurso começa a correr na segunda-feira (22), e não na terça (23). A Corte ainda registra que o inteiro teor do acórdão só poderá ser acessado pelo público externo por meio de identificação digital. Continue lendo...

sexta-feira, 19 de abril de 2013

JATENE ASSINA DECRETO BARRANDO O CIDADÃO TRADICIONAL PARA ENTREGAR OURO AO ESTRANGEIRO

DECRETO DE JATENE BENEFICIA A EMPRESA CANADENSE BRASAURO QUE TEM COMO SÓCIO O EMPRESÁRIO LÍNCOLN SILVA  
O governador Simão Jatene decretou na segunda-feira (15) a proibição da atividade garimpeira na Área de Proteção Ambiental (APA) do Tapajós, que é uma unidade de conservação federal, criada pelo Decreto sem número de 13 de fevereiro de 2006. 
Essa área fica nos municípios de Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso e Trairão. Próxima a rodovia BR-163, é dividida pela Estrada do Crepori (Transgarimpeira) em duas áreas: uma ao norte com 1.278.727 ha e outra ao sul com 780.769 ha
Para se ter uma ideia do que é a APA do Tapajós, ela simplesmente é a maior APA do Brasil em termos de área territorial e de recursos naturais. Até então explorada pela comunidade tradicional que sobrevive da atividade garimpeira em uma minúscula parte da gigantesca APA que agora o Governo Jatene quer entregar a Brasauro, empresa canadense.
Acontece que Brasauro Recursos Minerais prometeu investir 385 Milhões de dólares no projeto Tocantinzinho, e hoje tenta expulsar as famílias tradicionais da área , pois a mina têm 60 toneladas de ouro comprovado e o sonho desta empresa é levar esse ouro.
Estudos mostram também que há possibilidade de aumento desse filão ao longo da retirada, já se sabe inclusive que a mina terá vida útil de aproximadamente 12 anos, e produzirá em média 4,9 toneladas de ouro ao ano, um negócio que a Brasauro quer papar sozinha. 
 Brasauro Recursos Minerais é canadense com sócio brasileiro, que trabalha aqui para levar riquezas para outros cantos do mundo e dispõe de grandes investimentos, por isso o interesse do Governo Jatene em afastar o garimpeiro tradicional da área e entregar nossas riquezas nas mãos estrangeiros gulosos.

Área de exploração garimpeira que a Brasauro tenta explorar sozinha
Milhares de cidadãos naquela região, sobrevivem da atividade garimpeira e deverão ficar sem trabalho. Esta semana o Blog do Jeso, entrevistou o Geólogo especialista nessa área de exploração de ouro, Jubal Cabral Filho - leia parte da entrevista:
Para o geólogo Jubal Cabral Filho, residente em Itaituba, epicentro dos efeitos do decreto assinado pelo governador Simão Jatene na segunda-feira (15) e que proíbe a atividade garimpeira “nos leitos e margens dos tributários diretos e indiretos do rio Tapajós”, a decisão é “dúbia”.
- Em lugar nenhum do Brasil ou do mundo se faz um ordenamento [desse tipo] através de decreto – crítica.
E avisa: reflexos econômicos dessa medida estarão logo logo visíveis  na região. 
Veja quanta crueldade do Governador do Estado com o nosso povo sofrido, tentar retirar o sustento dessas famílias para entregar nas mãos de empresas estrangeiras, abandonando a própria sorte o povo que tem como sua fonte de sobrevivência o ofício de garimpagem.
Essas empresas exploram em grande escala, dinamitando barreiras, barrancos, explodindo florestas atrás do ouro que é simplesmente o que interessa para elas, depois que o minério acabar, vão simplesmente abandonar a desgraça, pois somos nós que vamos herdar o inferno construído por eles.
O que mais deixa o cidadão daquela região indignado é que o Vice Governador Helenilson Pontes é desta região e faz contas de que nada está acontecendo.
Mas fique certo leitor, a história há de julgar essas figuras que hoje trabalham contra o povo, nenhum governante por mais soberano que seja, consegue escapar do julgamento de seus atos... vamos ficar atentos para o futuro desses maléficos senhores.

Hoje qualquer reclamatória trabalhista gira em valores astronômicos, insuportáveis até para os empregadores comuns, imaginem para os mortais empregadores domésticos. Uma condenação de R$ 20.000,00, R$ 30.000,00, já irá desestruturar toda a família, até porque a grande maioria sobrevive à custa de salários.

Ricardo Geller é advogado, ex-presidente da subseção da OAB Oeste do Pará e professor da Universidade Luterana do Brasil em Santarém.
Última parte. Parece que a celeuma criada em volta da nova lei das domésticas tem gerado preocupações e a busca de soluções por parte dos congressistas, que abruptamente enfiaram goela abaixo do povo brasileiro uma lei que do modo que implantada não oferece/ofereceu benefícios para ninguém, se considerarmos todos os prós e contras da mesma, alguns já comentados na Parte I e II. Agora já existe até Projeto de Lei com proposição de zerar a multa do FGTS em caso de demissão, baixa dos percentuais dos encargos sociais, etc...A discussão está valendo para alguma coisa. Ainda sobre a reflexão que trouxe à baila, gostaria de chamar a atenção para a necessidade de se distribuir EPI's - Equipamentos de Proteção Individual para as nossas "Marias", eis que agora poderão dizer que trabalham com agentes insalubres nas nossas casas ( limpeza de banheiros, cozinha, com manuseio de produtos tóxicos, oxidantes, etc, além de limpeza de animais e suas fezes, fraldas de nossos bebes, com seus gases mortíferos - acho que aqui já é periculosidade). Brincadeiras à parte, importe distribuir e fiscalizar o uso de luvas, máscaras, talvez óculos). Devemos advertir aos nossos filhos para que não tirem brincadeiras ( se é que me entendem) com as "Marias", pois assédio sexual/moral pode render uma ótima indenização. Continue lendo...

VOCÊ É BLOGUEIRO? ENTÃO COMPAREÇA E FORTALEÇA ESSA LUTA


Edital de Convocação da Assembleia
Geral de Constituição de Associação

Estão convidadas todas as pessoas interessadas para a Assembléia Geral Extraordinária de Constituição da Associação dos Blogueiros do Tapajós (ABT), nos termos do artigo 53 da Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, para discussão e aprovação do estatuto, além de eleição e posse dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, a realizar-se no dia 03 de maio de 2013, às 19 horas, e, em segunda chamada, às 20 horas, no seguinte endereço: avenida Marechal Rondon, 2417, bairro de Aparecida, na cidade de Santarém.
Contatos: 9125 9786 (Sid Rocha); 9131 2444 (Marcos Santos) e 91298057 (Nonato Lima).
Santarém, 17 de abril de 2013
Nonato Lima
Presidente da Comissão Organizadora
Comissão Organizadora
Marcos Santos
Sidnei Rocha
Nonato Lima

Blogueiro denuncia nepotismo desgovernado no Governo Von o 'BOM'

José Colares que comanda um dos blogs mais acessados da blogsfera tapajônica o www.blogdocolares.com nesta manhã de sexta (19) em seu perfil do Facebook; e completa dizendo que: "As denúncias recaem sobre muita gente e poupam o prefeito Alexandre, que, segundo o denunciante, não sabe nada do que está ocorrendo. O denunciante cita nomes e situações que serão apuradas, mas, como a denúncia tem muito cheiro de revanchismo, prefiro aguardar os fatos, pra analisar e depois informar com mais detalhes,o dono do boi e dos bois."

NO AMAZONAS CAMPANHA CHAMA ATENÇÃO PARA A PRIORIDADE DOS IDOSOS


LANÇADA EM MANAUS CAMPANHA EDUCATIVA EM DEFESA DOS IDOSOS
A proposta é conscientizar a população quanto ao respeito dos direitos da pessoa idosa no interior dos ônibus do transporte coletivo da cidade
ACRITICA.COM 
Com a presença de diversos grupos de idosos da cidade de Manaus e autoridades, foi lançada nesta quinta-feira (18), a campanha educativa “Seja Educado. Idoso tem Prioridade”, no Centro de Convivência do Idoso de Aparecida, Zona Sul.
Atualmente, a capital amazonense possui população com mais de 150 mil idosos, o que representa quase 10% do total de habitantes de Manaus. Uma das maiores queixas dos usuários idosos do transporte coletivo é em relação ao desrespeito da população quanto ao assento preferencial, determinado por lei federal amparado pelo Estatuto do Idoso, além de maus-tratos psicológicos.
A campanha segue nos terminais de passageiros até o dia 15 de junho com a distribuição de leques informativos para a população, data em que será encerrada com uma caminhada em defesa dos direitos dos idosos pelas principais ruas da cidade. Promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso da Câmara Municipal de Manaus (CMM), presidida pelo vereador Elias Emanuel, a iniciativa tem apoio ainda da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), dos Conselhos Municipal e Estadual do Idoso, Fórum Permanente do Idoso e da empresa de ônibus Açaí Transportes. Continue lendo...

Leia a Coluna da vera Magalhães, está ótima

Vera Magalhães, 39, é repórter especial da Folha em São Paulo. É jornalista de política desde 1993. Foi repórter da coluna Painel em Brasília e editora do caderno "Poder".
Na mesma moeda - Após cobrar a saída de mensaleiros da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputados do PSC estudam pedir sua cassação imediata. O alvo é o PT, que defende a renúncia de Marco Feliciano ao comando da Comissão de Direitos Humanos. Eles esperam o acórdão do STF (Supremo Tribunal Federal), que sai hoje, para pedir que José Genoino (SP) e João Paulo Cunha (SP) percam o mandato já na fase de embargos. O líder André Moura (SE) diz que a ação não tem seu aval. 
Déjà vu - Quem acompanha a novela da substituição de Ayres Britto no STF, que se arrasta há cinco meses, compara o processo à escolha de Ricardo Lewandowski, em 2006. Assim como hoje, houve muitos pleitos para a vaga. 
Repescagem -  Na época, Lula recebeu Luiz Fachin, hoje de novo cotado para a corte, mas não gostou dele. Advogados dizem que o jurista do Paraná esteve com Dilma Rousseff na semana passada. 

MARIO COUTO ABRE A CAIXA PRETA DA FPF E MOSTRA PROVAS DE PATIFARIAS

MÁRIO COUTO VOLTA A ATACAR A FPF E DIZ QUE POSSUI GRAVAÇÕES DE ÁRBITROS NEGOCIANDO RESULTADO DE JOGO
O senador Mário Couto (PSDB-PA) apresentou nesta quinta (18) na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) o que considera provas de que a empresa Rocha Romano, de propriedade do diretor técnico da Federação Paraense de Futebol, Paulo Romano, se beneficia de dinheiro público, vindo do governo do Estado, que deveria ser repassado para os clubes.
Couto esteve acompanhado do senador Ivo Cassol (PP-RO) e dos deputados estaduais Cilene Couto (PSDB-PA) e Alfredo Costa (PT-PA). O último foi o autor da proposta de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) - que já tem assinaturas suficientes para sua abertura - para investigar a FPF, os clubes e os patrocinadores do Campeonato Paraense. A FPF não compareceu à reunião.
As denúncias feitas por Couto contra a FPF no plenário do Senado motivaram a criação de uma Comissão Especial para investigar a entidade. Ontem, Couto e Cassol, presidente e relator, respectivamente, representaram o Senado.
O senador paraense fez denúncias sobre o suposto esquema de corrupção na FPF, que disse acontecer em várias instâncias. A denúncia mais grave envolve a agência de viagens Rocha Romano, que, segundo Couto, organiza um sistema de crédito na FPF. O esquema funcionaria da seguinte forma: a empresa venderia passagens para os clubes e descontaria a dívida do dinheiro que repassa aos clubes. O dinheiro em questão seria de ordem pública, chegando à FPF via contratos com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Funtelpa e Banpará. Continue lendo...

APROVADO PROJETO QUE CRIA 6.818 CARGOS NO GOVERNO FEDERAL

COMISSÃO DO SENADO APROVA PROJETO QUE CRIA 6.818 CARGOS PÚBLICOS NO GOVERNO FEDERAL
Marcos Chagas - Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quinta (18) a proposta para a criação de 6.818 cargos públicos de provimento efetivo para o governo federal. Todos os cargos serão preenchidos por concurso público. Serão contratados analistas em tecnologia da informação, administradores, contadores, economistas e engenheiros civis, entre outros.
A matéria – o PLC 126/2012 – foi enviada pelo governo federal e já foi aprovada pela Câmara dos Deputados, onde iniciou a tramitação. Se a decisão da CCJ for ratificada no plenário do Senado, seguirá à sanção presidencial. O maior número de vagas, 3.594, é reservado para a área de ciência e tecnologia e inclui pesquisadores, técnicos e assistentes, disse o relator, senador Gim Argello (PTB-DF), em seu parecer.
Argello rebateu, no relatório, críticas à quantidade de cargos que foram criados. “A despeito de críticas infundadas sobre um suposto inchaço do aparelho estatal, a relação servidor público/população no Brasil é uma das menores, se comparada à de países com o mesmo ou superior grau de desenvolvimento”.
O relator argumentou ainda que o preenchimento será feito por concurso público e que o projeto de lei prevê que os cargos serão criados de forma gradual. Segundo o relator, a contratação de novos servidores também estará condicionada à previsão em anexo da Lei Orçamentária. Continue lendo...

quinta-feira, 18 de abril de 2013

VON RECEBE SEU PRIMEIRO TROFÉU


VON COMEÇA A COLECIONAR TROFÉUS DA INCOMPETÊNCIA
A Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública) divulgou nesta terça (17), o ranking da Dengue no Pará. O levantamento mostra os campeões na doença que mais aflige na atualidade o povo paraense.

CAMPEÕES DE CASOS CONFIRMADOS

1° - Santarém (467);
2° - Oriximiná (253);
3° - Parauapebas (211);
4° - Belém (196);
5° - Altamira (137);
6° - Portel (132).

Fonte: SESPA

Prefeito de Juruti alerta aos que acham que a Alcoa é quem governa Juruti.

O Prefeito de Juruti Marquinho Dolzane em entrevista ao Jornal da TV Tapajós (Rede Globo local) nesta quinta (18), falando sobre os problemas enfrentados em sua cidade, onde todas as mazelas são depositadas na conta da Alcoa, empresa que explora bauxita naquele município, como se a mineradora fosse a dona da cidade.

Tem coisas que só contando para acreditar, tão bem de combinação

De portas fechadas para o povo -  Vereadores de Santarém nesta manhã de quinta (18), se trancaram em uma das saletas refrigeradas da Câmara Municipal de Santarém, é bom que a gente lembre eles aqui: " A CASA DO POVO", para discutir sobre a desgraceira que ocorre no presídio Silvio Hal de Moura – era só o que faltava! A imprensa nem o povo ter acesso a um assunto que diz respeito ao povo – quem teve essa ideia hein? 

Leia a Coluna do Ilimar Franco, está ótima.

Ilimar Franco é jornalista colunista de O Globo e traz notícias, entrevistas, reportagens e análises sobre política, bastidores do governo, da Câmara dos Deputados, Senado e outros.
"Cadê os médicos?" - A presidente Dilma deve fechar na próxima terça-feira, com a Frente Nacional de Prefeitos, o projeto para contratar médicos portugueses e espanhóis para atender nas periferias das grandes cidades e no interior. A proposta prevê contratos provisórios por três anos. Depois disso, os que quiserem ficar no Brasil farão o exame Revalida, como querem as entidades sindicais dos médicos. 
Em compasso de espera - A escolha do candidato do PT ao governo paulista está vinculada ao cenário da eleição presidencial. Um petista resumiu os itens que serão avaliados no ano que vem. 1. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) terá chances de reeleição? 2. A presidente Dilma vai precisar de um candidato que largue com um patamar elevado nas pesquisas? 3. Qual a expectativa do eleitor? Ele vai votar para renovar como em 2012? 4. Qual a avaliação da gestão do prefeito Fernando Haddad? 5. Qual a postura de Alckmin? Fará uma campanha solteira, como já fez o tucano Aécio Neves (MG), na expectativa que Lula e Dilma não joguem pesado, ou vai vestir a camiseta tucana? 

As crianças são más por natureza; às vezes, elas melhoram crescendo, pois a cultura pode civilizá-las

Contardo Calligaris é psicanalista, doutor em psicologia clínica e ensaísta e já escreveu diversos livros, entre eles "Crônicas do Individualismo Cotidiano". 
Na noite de terça-feira passada (dia 9), em São Paulo, Victor Hugo Deppman, estudante de 19 anos, foi assassinado. As câmeras mostram que ele entregou seu celular, e o assaltante o matou sem razão, com um tiro na cabeça.
O criminoso se entregou à polícia declarando que faltavam dois dias para ele completar 18 anos. Com isso, pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), aos 20 anos e 11 meses no máximo, ele voltará a circular. A gente não pode nem deixar anotado o nome do assassino, para mantê-lo afastado de nossas vidas futuras: por ele ser menor, seu anonimato é preservado.
É assim que protegemos o futuro do criminoso, para que, uma vez regenerado pela mágica de três anos de internação (alguém acredita?), ele possa facilmente reintegrar a sociedade e ser um cidadão exemplar, nosso vizinho.
Obviamente, nos últimos dias, multiplicaram-se os pedidos de revisão do próprio ECA. Marcos Augusto Gonçalves (na Folha de segunda) observou que, na boca dos políticos, esses pedidos escondem décadas de descaso em matéria de segurança pública. Concordo. Mas, como não sou político, não vou deixar de discutir, mais uma vez, o estatuto do menor. Continue lendo...

Hoje às 20 horas na AABB, tudo de graça para quem quer viver melhor - não perca!

Não perca é importante -  Nesta quinta (18) às 20:00h na AABB, vai ter  degustação de Shakes e Chás é tudo gratuito, não paga nada hein – alô você que está batalhando por uma vida mais saudável, sem colesterol, pressão alta, hipertensão e outras doenças do coração, vá hoje na AABB e conheça uma nova maneira de viver, com mais qualidade de vida a partir de novos hábitos alimentares – é hoje às 20:00 horas na AABB, não perca!

NOVO PMD GANHA FORÇA EM SANTARÉM - NÉLIO ASSUME PROVISORIAMENTE


DEPUTADO NÉLIO AGUIAR ASSUME O NOVO PMD EM SANTARÉM
O deputado Nélio Aguiar foi a Brasília participar da fusão do PPS e PMN, que ocorreu na terça feira (16) e registrado em Cartório como MD, (Mobilização Democrática), com o número 33, a fusão sepulta de vez o PPS e PMN.
No Pará a presidência do Partido da Mobilização Democrática, ficou provisoriamente com o deputado federal Arnaldo Jordy, que era do finado PPS, e em Santarém o PMD com o deputado estadual Nélio Aguiar do ex-PMN.
Nélio se fortaleceu, pois a fusão aumenta a bancada com o novo PMD unindo os dois vereadores, Marcílio Cabral ex-PMN, Dayan Serique ex-PPS, outro santareno que soma e muito nesta fusão é a figura do vice-governador do Pará Helenilson Pontes ex-PPS.
Nélio Aguiar que deverá vir para a reeleição em 2014, apesar de ter expectativas positivas pelo aumento da bancada dó Pará Brasília, hoje percebe novas possibilidade de sair candidato para a esfera federal.
A fusão deu a Nélio fôlego e força na Câmara de Santarém, com dois vereadores o MD está entre as maiores bancadas do legislativo e com possibilidades de ampliação se houver uma recontagem dos votos proporcionais conforme as coligações da última eleição municipal. 

ABRA O OLHO CIDADÃO - ESTÃO TENTANDO CONTROLAR A INTERNET - SONHO DE TODO DITADOR DO MUNDO


EVENTO EM BRASÍLIA VAI DISCUTIR DESAFIOS PARA A INTERNET NO PAÍS
Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, participa hoje (18) da primeira edição do Congresso Brasileiro de Internet (CBI), na capital federal. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Internet (Abranet) e contará com a participação de representantes de importantes empresas da web em operação no país.
O objetivo do congresso é debater os desafios que se apresentam para a internet brasileira. Entre os pontos de discussão estão o desenvolvimento de novas tecnologias, a necessidade de regulamentação do setor e os entraves no investimento para ampliação da infraestrutura.
O evento, previsto para ocorrer a cada dois anos, reunirá em sua primeira edição cerca de 150 participantes, entre executivos, dirigentes, membros dos Três Poderes e inovadores tecnológicos. (Edição: Juliana Andrade)

MÉDICOS VÃO PARALISAR ATENDIMENTO A PLANOS DE SAÚDE NA PRÓXIMA QUINTA (25)


MÉDICOS SUSPENDEM ATENDIMENTO A PLANOS DE SAÚDE NO PRÓXIMO DIA 25
Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil
Brasília – Médicos em todo o país vão suspender o atendimento a pacientes com plano de saúde no próximo dia 25, quando será organizado o Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde. A mobilização ocorre pelo terceiro ano consecutivo e conta com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenm).
Na data, estão previstos protestos em diversos estados contra o que a categoria chama de abusos praticados pelas operadoras na relação com médicos e com pacientes. O formato dos atos públicos (caminhadas, concentrações etc.) será definido em assembleias organizadas pelas comissões estaduais de honorários médicos, compostas pelas associações médicas, conselhos regionais de medicina, sindicatos médicos e sociedades estaduais de especialidades.
Entre os itens reivindicados pela categoria estão o reajuste de consultas e de procedimentos e o apoio ao Projeto de Lei 6.964/10, que trata da contratualização e da periodicidade de reajuste dos honorários pagos aos médicos.
A classe cobra ainda uma resposta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre as propostas de cláusulas obrigatórias a serem inseridas nos contratos entre médicos e planos de saúde, apresentadas pelos médicos em abril do ano passado.
“Em caso de suspensão temporária de atendimentos eletivos, os pacientes serão atendidos em nova data, que será informada. O protesto não atinge os casos de urgência e emergência. Para eles, o atendimento está assegurado”, informou o CFM, por meio de nota. (Edição: Lílian Beraldo)

RENAN SUSPENDE PEC DOS TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS QUE BARBOSA É CONTRA

CONGRESSO SUSPENDE PROMULGAÇÃO DA PEC QUE CRIA TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS
Marcos Chagas - Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), suspendeu a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 544/02 que cria quatro tribunais regionais federais (TRFs): da 6ª, 7ª, 8ª e 9ª regiões. Ele destacou que a proposta está sob avaliação de técnicos do Poder Legislativo, uma vez que foi alegada a existência de “erro material” na matéria.
Calheiros não detalhou quais seriam esses erros e disse que caberá à Mesa Diretora do Congresso decidir sobre a questão. Além disso, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, encaminhou ofícios ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e ao próprio Renan Calheiros, mostrando-se preocupado com o aumento do número de TRFs.
“O volume crescente de demandas distribuídas ao Judiciário Federal e a necessidade de entrega célere da prestação jurisdicional não são premissas que levam à conclusão de que a criação de novos tribunais regionais federais seja a única solução para esses problemas”, destacou Barbosa no ofício.
O Brasil tem atualmente cinco TRFs. Uma alternativa para a questão, segundo Barbosa, que também preside o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), seria a instalação de câmaras regionais ligadas aos TRFs em funcionamento. A seu ver, essas câmaras descentralizariam a Justiça Federal sem os custos de implantação de novos tribunais regionais. (Edição: Davi Oliveira)

quarta-feira, 17 de abril de 2013

FBI CAPTURA O PRIMEIRO SUSPEITO DA BOMBA DE BOSTON


POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE ATENTADO NA MARATONA DE BOSTON, DIZ CNN

DE SÃO PAULO (Da Folha) - DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O canal de televisão americano CNN informou nesta quarta-feira que a polícia de Boston prendeu um suspeito de envolvimento no atentado após a maratona na cidade, na tarde de segunda (15). A ação terminou com três mortos e 176 feridos.
A prisão não foi confirmada de forma oficial pela polícia. A agência de notícias Associated Press afirma, após questionar fontes policiais, que a prisão do acusado do ataque é iminente e que ele deverá ser enviado a um tribunal para que seja feita a imputação pelo crime.
Ainda não há informações sobre a identidade do suspeito ou se ele atuou sozinho ou se associou a um grupo terrorista nacional ou internacional. Segundo o jornal "Boston Globe", ele aparece ter sido identificado em um vídeo de transmissão da maratona.
O ataque foi a maior ação terrorista em território americano desde os atentados de 11 de setembro de 2001, no World Trade Center, em Nova York. Por causa das explosões em Boston, a segurança das autoridades do governo americano e de diversas cidades do país foi reforçada para evitar novos atos terroristas.
Mais cedo, agentes do FBI mostraram imagens de parte dos objetos usados para formar as duas bombas. O artefato caseiro foi feito com panelas de pressão e explosivos, além de peças de metal, como pregos, zíperes, pilhas e rolamentos de skate.
As autoridades pensam que os artefatos foram detonados mediante um temporizador, e não com celulares, o que teria revelado um nível maior de sofisticação e organização. Ainda não há informações se o ataque foi realizado por terroristas americanos ou estrangeiros.
De acordo com o FBI (polícia federal americana), que assumiu a investigação, não há risco de novos ataques, embora a segurança na cidade esteja reforçada. Os quarteirões mais próximos do local das explosões permanecem interditados e deverão ser palco de testes periciais por mais alguns dias.
Um dos mortos no atentado é um menino de oito anos, a outra é uma mulher de 29 anos e a terceira vítima é uma estudante chinesa da Universidade de Boston

Restos da bomba em Boston

 Ver em tamanho maior »
Próxima
FBI/Associated Press
AnteriorPróxima
Imagem do FBI mostra restos da tampa de uma panela de pressão, usada na bomba do ataque em Boston Leia mais

A PARTIR DO 27 DE MAIO, 'PORTAL DA TRANSPARÊNCIA' É OBRIGATÓRIO PARA TODAS AS CIDADES COM MAIS DE 50 MIL HABITANTES

CIDADES PARAENSES TERÃO QUE CRIAR PORTAL
A partir do dia 27 de maio, mais de cinco mil prefeituras de todo do país, cuja população seja de até 50 mil habitantes, estarão obrigadas a manter na internet o Portal da Transparência, com informações de gastos e receitas de seus municípios, incluindo a folha de pagamento salarial. É o que determina a Lei Complementar 131/2009, conhecida como Lei da Transparência. No Pará, são 104 municípios nesta categoria, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As prefeituras que desrespeitarem a lei podem ser penalizadas. Uma das punições é o corte de transferências voluntárias como, por exemplo, convênios com a União ou o Estado. Os prefeitos poderão, inclusive, responder a processos por improbidade administrativa.
A Lei Complementar 131/2009 acrescentou dispositivos à Lei nº 101/2000, que determina a disponibilização, em tempo real, de informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira. O Portal da Transparência é um canal onde o cidadão deve ter acesso, em tempo real, às informações relativas às receitas e despesas, aos programas e às execuções realizadas pelas administrações municipais. Continue lendo...

Presidente da OAB, Subseção Oeste do Pará, foi impedido de ver presos enfermos, por estarem em condições subumanas

BARRARAM A OAB – Agindo com autoritarismo típico do Governo Simão Jatene, um dos mandas chuvas da penitenciária Silvio Hal de Moura em Santarém, impediu o presidente da OAB Subseção oeste do Pará Ubirajara Bentes, de inspecionar presos que estão enfermos em estado grave, por falta de atendimento médico - a OAB constatou que o médico do presídio não quer nem saber de atender no local. Primeiro porque o Jatene paga mal; segundo porque as condições de trabalho são subumanas – Durma com um barulho desses – como diz o Papa do Rota 5 Antônio Júnior.   

MPF ACUSA DUDU DE SUMIR COM LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DAS ESCOLAS DE BELÉM

MPF ACUSA EX-PREFEITO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. ROMBO É DE R$ 3 MI
O ex-prefeito de Belém, Duciomar Costa, é alvo de nova ação de improbidade administrativa. O processo foi ajuizado na Justiça Federal, pelo Ministério Público Federal (MPF). Duciomar; a ex-chefe de gabinete da PMB, Sílvia Randel; a ex-diretora administrativo-financeira, Elizabeth Pereira; o ex-presidente da comissão de licitações e pregoeiro, Alan Dionísio Sales; e o ex-assessor especial da prefeitura Sérgio de Souza Pimentel, que disputou as eleições em 2012; os responsáveis pela empresa Aplicar Serviços Especializados de Pesquisa e Tecnologia, entre outras pessoas ligadas à gestão Duciomar, são acusados de desviar R$ 3 milhões em recursos federais que deveriam ter sido aplicados na implantação de 30 laboratórios de informática para estudantes de escolas públicas.
O procurador da República José Augusto Torres Potiguar aponta o prejuízo aos cofres públicos e o enriquecimento ilícito dos suspeitos. Ele requereu à Justiça que o grupo seja condenado a devolver o dinheiro aos cofres públicos. A verba foi repassada pelo Programa de Inclusão Digital, do Ministério da Ciência e Tecnologia. Análises do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) detectaram irregularidades na licitação para privilegiar a Aplicar. A empresa foi habilitada com o uso de documentos falsos e, ainda, houve superfaturamento, pagamento antecipado e inexecução parcial do contrato. Continue lendo...

Vereadores passeando por Brasília, tomaram cafezinho com o Puty e tiraram foto para postar no Facebook


VEREADORES EM BRASÍLIA Os vereadores Giovane Aguiar PSC e Silvio Amorim PRTB, foram para Brasília cutucar a bancada do Pará, sobre a novela xexelenta “Construção do Aeroporto de Santarém” – tiraram fotos para postar no Facebook e retornaram após ouvirem as mesmas promessas, as mesmas lorotas e o mesmo papo furado: “vai sair, estamos trabalhando para isso, vamos ver o que a gente faz...” Tudo mentira, não vai sair nada, o passeio foi ótimo, nada mais que isso... putitanga!

CABO PM QUE PARTICIPOU DA MORTE DA JUÍZA ACIOLI PEGOU 19 ANOS DE XILINDRÓ


PM ACUSADO DE MATAR JUÍZA É CONDENADO A MAIS DE 19 ANOS DE PRISÃO
Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Em decisão tomada na noite de nesta terça (16), o juiz Peterson Barroso Simão, do 3º Tribunal do Júri, condenou o cabo da Polícia Militar (PM) Carlos Adilio Maciel Santos a 19 anos e seis meses de prisão pelo assassinato da juíza Patrícia Acioli. Do total da pena, 15 anos serão cumpridos por homicídio triplamente qualificado e quatro anos e seis meses por formação de quadrilha. Patrícia Acioli foi executada em 11 de agosto de 2011 com 21 tiros quando chegava em casa em Niterói.
Com a decisão da Justiça do Rio, sobe para cinco o número de PMs condenados pela morte da juíza. Além de Santos, o também cabo Sérgio Costa Júnior, foi condenado a 21 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado (o policial foi beneficiado com a redução de pena por ter feito acordo de delação premiada); os policiais militares Jefferson de Araújo Miranda (26 anos de prisão em regime fechado); Jovanis Falcão (25 anos e seis meses); e Junior Cezar de Medeiros (22 anos e seis meses). Continue lendo...

terça-feira, 16 de abril de 2013

OPERAÇÃO 'PRESENTE DE GREGO' CONTRA OS 171 EM MANAUS


OPERAÇÃO ‘PRESENTE DE GREGO’, DA PC, PRENDE 22 ESTELIONATÁRIOS
Em Tempo
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (16) a operação ‘Presente de Grego’, que visa combater crimes de estelionato, falsificação e adulteração de documentos, roubos e furtos de veículos, peculato e corrupção ativa e passiva.
Cerca de 200 policias participam dos trabalhos, iniciados por volta de 6h sob o comando do delegado titular da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Sandro Sarkis.
Ao todo, estão sendo cumpridos 19 mandados de prisão preventiva, 11 de prisão temporária e 27 mandados de busca e apreensão.
Até o momento, 22 pessoas já foram presas, mas os trabalhos devem seguir por todo o dia de hoje. Entre as pessoas presas estão dois funcionários dos Correios, mas há suspeita de participação de pessoas do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
Segundo o delegado Sandro Sarkis, a quadrilha vem sendo observado há pelo menos nove meses. Os integrantes agiam por meio de documentos falsos e dados financeiros obtidos das vítimas através dos Correios e do Serasa, incluído cartões de crédito com os quais aplicavam os golpes.
“Em uma dessas ações, eles chegaram a financiar um carro BMW”, contou o delegado, informando ainda que a polícia conseguiu desbaratar o laboratório onde eram falsificados os documentos e cartões.
Todas as pessoas presas e documentos apreendidos estão sendo levados para a DRCO, no Coroado, Zona Leste. (Em Tempo)

E quanto as horas-extras? Lembrem-se que são 44 horas semanais (8 diárias mais 4 no sábado, normalmente).

Ricardo Geller é advogado, ex-presidente da subseção da OAB Oeste do Pará e professor da Universidade Luterana do Brasil em Santarém.
Inicialmente quero esclarecer que não sou contra os novos direitos das empregadas domésticas, mas sou contra a forma despreocupada e inconseqüente que o Congresso Nacional trata/tratou do assunto, ao que parece, sem medir as conseqüências, do tipo "depois a gente vê como fica". Só que não dá para deixar para depois. Como afirmei na Parte I, a relação é diferente. O empregador doméstico não objetiva lucro como qualquer outro empregador e portanto, não pode ficar sujeito aos mesmos deveres/obrigações. Nem tem condição financeira/econômica de suportar o ônus de ser comparado ao "empregador comum", pois é a classe média, em sua maioria que utiliza os serviços domésticos e esta o faz muito mais por necessidade de trabalhar fora (marido e mulher) do que por mero deleite de ter uma empregada doméstica. E para exemplificar com o objetivo de retratar a grande diferença na relação, vou falar da minha" Maria". Ela não cozinha bem, ela não lava bem, ela não passa bem, ela não limpa bem. E o que eu estou fazendo com ela lá em casa? Ela cuida e trata os meus filhos com muito respeito e carinho e é extremamente honesta. Posso esquecer R$ 0,50 ou R$ 50,00 no bolso da calça que eles serão devolvidos. Você trocaria seis por meia dúzia? Correria o risco? Se eu fosse um empregador comum certamente já estaria desempregada ( não lava, não passa, não nada), mas outros valores a prendem à minha família. Além do mais, ela é engraçada ( tem cabelo ruivo curto, usa schorts curto (calme lá, já é avó) e vive inventando desculpas para justificar seus atrasos, suas saídas, e a gente finge que acredita. Estão vendo como tudo é diferente? Hoje ela fez um musse de cupuaçu e disse: Este é o pro meu patrãozinho, pois agora com a nova lei das domésticas "o bicho vai pegar". Ela não é engraçada? E folgada. Continue lendo...

EM 5% DA CARNE DE VACA DA EUROPA O DNA ERA DE CAVALO

QUASE CINCO POR CENTO DOS PRODUTOS IDENTIFICADOS COMO CARNE DE VACA NA UNIÃO EUROPEIA (UE) CONTINHA VESTÍGIOS DO DNA DE CAVALO
Em cerca de 0,5% das carcaças de cavalo analisadas foi detectada a presença do anti-inflamatório fenilbutazona.
Estes são os principais resultados dos testes realizados pelos Estados-membros na sequência do caso da substituição da carne de vaca por carne de cavalo e que foram divulgados hoje terça (16) pela Comissão Europeia, em Bruxelas.
No total, as autoridades dos 27 Estados-membros realizaram 7.259 testes (4.144 com o objectivo de identificar vestígios de DNA de carne de cavalo e 3.115 para detectar a presença de fenilbutazona), tendo sido identificados vestígios de DNA de cavalo em 193 testes (4,66%) e detectada a presença do anti-inflamatório proibido na cadeia alimentar em 16 (0,51%). Continue lendo...

DIRCEU PEITA CAMPOS E DIZ QUE PT FEZ MUITO PELO NORDESTE


DIRCEU IRONIZA PROPAGANDA DE CAMPOS E DIZ QUE GOVERNO DEU INFRAESTRUTURA AO NE
Ana Sadock, especial para o Estado
O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, afirmou nesta segunda-feira, (15), no Recife, que a infraestrutura de que dispõe hoje a Região Nordeste foi construída graças ao governo federal. “Quem construiu a infraestrutura atual do Nordeste foi o governo federal. Isso é um direito do Nordeste, é uma dívida que o País tinha com o Nordeste e nós não fizemos mais que nossa obrigação”, disse Dirceu, ao ser questionado sobre a propaganda de TV do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), em que ele faz críticas à gestão da presidente Dilma Rousseff. Campos é possível candidato à Presidência da República em 2014. Leia mais no Estadão.

Leia a Coluna do Ilimar Franco, está ótima

Ilimar Franco é jornalista colunista de O Globo e traz notícias, entrevistas, reportagens e análises sobre política, bastidores do governo, da Câmara dos Deputados, Senado e outros.
Não às fusões - Os líderes do PT e do PMDB vão explicitar, na próxima votação de projeto que retira Fundo Partidário e tempo de TV dos novos partidos, que o mesmo se aplica às fusões partidárias. O alvo é a fusão PPS-PMN. No governo, há quem tema que este partido vire um biombo para o lançamento de uma candidatura ao Planalto. O sonho de consumo do PPS é atrair José Serra para este projeto eleitoral.
Lambança no comando aliado - Faltaram apenas dez votos para que o governo Dilma desferisse um golpe nos novos partidos. Por isso, PT e PMDB voltarão à carga esta semana para tirar dos novos partidos o direito ao Fundo Partidário e ao tempo de TV. Ontem, seus líderes se reuniram para lavar a roupa suja e evitar que se repitam erros cometidos. O PMDB reclama que a proposta só não foi aprovada, na semana passada, por imperícia do PT. Os relatos são de que o líder José Guimarães (PT-CE) forçou a votação sem ter combinado nada com ninguém. O resultado do que está sendo chamado de "negócio de amador" foram os ausentes do PT (23 deputados de 89), do PMDB (20 de 82) e do PSD (15 de 48). Leia a Coluna completa do Ilimar aqui

PT COMEMORA 10 ANOS NO TRONO DE BRASÍLIA E LULA ARREPIA EM MINAS

DILMA VAI A EVENTO DO PT COM LULA E DEFENDE MANUTENÇÃO DA ALIANÇA
Ezequiel Fagundes, O Globo
Com o olhar na disputa eleitoral do ano que vem, a presidente Dilma Rousseff (PT) e seu padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram juntos, na noite desta segunda-feira, de um de um evento promovido pelo PT de Minas para exaltar os dez anos do partido no Palácio do Planalto. Realizado num auditório de grandes dimensões no centro da capital, o encontro contou com dois telões de alta definição, foi animado por um coral de mulheres do Norte de Minas e reuniu lideranças de 15 partidos. Lula discursou antes de Dilma. Para uma platéia de mil pessoas, o ex-presidente petista adotou um tom contundente em prol da continuidade do PT no poder. Sem citar o nome de Aécio, Lula afirmou que aqui em Minas alguns programas do governo federal “mudaram de nome” como se tivessem sidos criados pelos tucanos. Afirmou ainda, também sem citar nominalmente os adversários, que políticos em Minas usaram empresa pública para fazer parte de sua política.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...