sábado, 30 de março de 2013

PEC DA DOMÉSTICA DESEMPREGOU MAIS DE 20 MIL PROFISSIONAIS EM FEVEREIRO

Domésticas agora passarão a ter mais direitos. Especialistas dizem que mercado logo se ajustará a essa situação ( Foto: Antônio Lima)
MAIS DE 20 MIL DOMÉSTICAS FORAM DEMITIDAS NO MÊS FEVEREIRO, DE ACORDO COM DADOS DO IBGE
Em fevereiro, 25 mil delas foram mandadas para casa. Em 12 meses, 133 mil. Os dados foram divulgados pelo IBGE na semana em que houve a aprovação da PEC das domésticas
ADAN GARANTIZADO - A CRÍTICA
Na semana em que a PEC das domésticas foi aprovada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta um dado que chama a atenção: 25 mil pessoas deixaram de ser trabalhadores domésticos apenas em fevereiro. Na somatória dos últimos 12 meses, o número chega a133 mil pessoas.
Com menos trabalhadores domésticos, o salário da categoria foi o que mais se valorizou em 12 meses (7%), mas ainda é o menor valor entre os salários oferecidos na indústria, na construção, no comércio, nos serviços, na educação, na saúde e na administração pública (R$ 768,70).
O IBGE explicou que o número de demissões no setor doméstico é uma tendência que vem sendo verificada desde o ano passado, e que os desligamentos não possuem qualquer relação com as novas regras aprovadas na PEC. Segundo o instituto, boa parte das pessoas que trabalhava na área está se qualificando e mudando para outras profissões.
Para o vice presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Amazonas (ABRH-Am), Roberto Chagas, os números não traduzem necessariamente preocupação para a categoria. “Toda vez que existe uma medida que cause um bom impacto, como no caso da PEC das domésticas, há essa movimentação, aparecem dados mostrando desemprego, mas depois isso estabiliza”, explicou.
Roberto acredita que a PEC vai motivar algumas mudanças, como por exemplo a escassez de mão de obra qualificada, a exemplo do que ocorre em alguns países. Mas ele afirma que tanto a categoria quanto os patrões saberão absorvê-las. “As domésticas agora vão precisar de qualificação. Isso vai ser essencial na hora de disputar uma vaga. E a própria categoria deve começar a cobrar de instituições como o Sesc e o Senai, cursos de qualificação para a área”, disse. Continue lendo...

POPULAÇÃO CORRE PERIGO - PESQUISA COMPROVA QUE QUATRO ESPÉCIES DE PEIXES ESTÃO ALTAMENTE CONTAMINADAS POR MERCÚRIO


ALGUMAS ESPÉCIES DE PEIXE CONSUMIDAS NO PARÁ APRESENTAM ALTO TEOR DE MERCÚRIO
Uma pesquisa realizada pelo Grupo de Ecologia Aquática da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Instituto Evandro Chagas, em março deste ano, aponta que parte do pescado consumido em feiras e mercados apresenta um teor de mercúrio bem acima do índice considerado tolerável pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A contaminação por mercúrio, verificada durante a pesquisa, coloca no ranking dos peixes que se deve evitar, espécies como o tucunaré, cação, pescada branca e tainha-curimatã. O coordenador da pesquisa, professor doutor Tommaso Giarrizzo, esclareceu que o trabalho foi realizado com amostras de 110 espécimes, pertencentes a 28 espécies, em alguns mercados do município de Belém. Todas as espécies registraram teor de mercúrio, mas estas quatro apresentaram contaminação mercurial com nível bem acima de 0,5 mg/kg, o permitido pela OMS.
O pesquisador informou ainda que duas espécies, o cação e o tucunaré, apresentaram níveis bem mais altos até que o limite estabelecido pela legislação brasileira para peixes predadores, definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é de 1 mg/kg. Os altos índices mostram, ainda, que as quatro espécies possivelmente foram pescadas em áreas de garimpo, mais contaminadas por mercúrio. A contaminação atinge principalmente espécies carnívoras como o cação, a pescada branca e o tucunaré, por causa de sua posição trófica, ou seja: são peixes que se alimentam de outros igualmente contaminados e assim vão somando teor mercurial ao longo da vida.
O professor alertou, também, para a necessidade de maior controle e vigilância sobre o pescado em Belém.
INFORMAÇÕES SOBRE A CONTAMINAÇÃO
- Espécies com alto teor de mercúrio - Tucunaré, cação, pescada branca e tainha-curimã
- O mercúrio causa danos irreversíveis ao ser humano como tremores, perda de memória, dificuldades motoras, de audição e visão, como redução do campo visual e do desempenho psicomotor.
- O pescado é a principal via do mercúrio em sua forma mais tóxica ao homem, o metilmercúrio
- Os peixes que estão com alto teor de mercúrio são peixes de vida longa e seus elevados níveis de mercúrio são adquiridos tanto devido à bioacumulação quanto à biomagnificação que este elemento sofre ao longo da cadeia trófica.
- Estima-se que cerca de 10 mil toneladas de mercúrio de origem natural e antrópica são lançadas anualmente para o meio ambiente em todo o mundo.
Mas o aporte de mercúrio nas águas pode ser atribuído à atividade ilegal de garimpos
- Vale destacar que estudos recentes têm apontado uma redução na contaminação por mercúrio em pessoas e peixes cuja dieta seja rica em frutas e sementes com alto teor de antioxidantes - especialmente ingá, laranja, banana e castanhas. (Amazônia – ORM)

A vida em tempos de internet exige da escola uma metadisciplina, o aprender a aprender. Quem serão os professores dessa escola aberta ao desconhecido, sob forma de pesquisa, e ao inesperado, sob forma de criação?

Rosiska Darcy de Oliveira é carioca, pesidente-executiva do Rio como Vamos, escritora e jornalista.
O aluno que inseriu na redação do Enem a receita do miojo deixou um recado claro: a receita de escola desandou.
No passado a escola era um espaço físico, dedicado à aquisição de conhecimentos certificáveis, que só os professores detinham. O professor era um profissional supostamente capaz de saber o quê e como ensinar. Os ritmos escolares balizavam o tempo desse aprendizado que se sucedia ao longo de anos. Todas essas premissas estão postas em questão.
Enquanto a escola pública tenta compensar suas imensas deficiências construindo prédios, aumentando matrículas e o número de professores em sala de aula, condição sine qua non de qualquer progresso, o que se passa dentro dos muros da escola entre alunos e professores é desolador. O episódio da receita do miojo, temperada com pitadas de deboche e altas doses de descrença, é testemunha desse descalabro.
Uma mudança de era deu lugar a um abismo geracional que separa professores e alunos, minando as relações de admiração e respeito que, no passado, estimulavam o desejo de aprender. Os professores estão hoje a cavaleiro entre dois tempos; um passado em que conteúdos eram transmitidos de uma forma que hoje chamaríamos tradicional; um presente em que os alunos, digitais nativos habitam, fascinados, o espaço virtual como vida real e são habilíssimos em tecnologias que os professores mal dominam.
Quando todos os alunos freqüentarem as aulas, quando houver professores suficientes, recebendo um salário decente, ainda restará a incômoda questão do que lhes ensinar. Um livro de respeitáveis pesquisadores franceses ostenta o título inquietante: "Ainda é preciso aprender?" Continue lendo...

LALAU JÁ ESTÁ NA PENITENCIÁRIA DE TREMEMBÉ NO VALE DO PARAÍBA


NICOLAU DOS SANTOS NETO É TRANSFERIDO PARA PENITENCIÁRIA DE TREMEMBÉ
Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto, 84 anos, foi transferido da carceragem da Polícia Federal na capital paulista para a Penitenciária Doutor José Augusto Salgado, em Tremembé, no Vale do Paraíba. A transferência aconteceu ontem (28), depois que o acusado teve o pedido de liberdade indeferido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), na última quarta-feira.
Nicolau cumpria prisão domiciliar desde 2007 em razão de vários processos cíveis e penais, todos sem decisão definitiva, por ter participado do esquema que desviou R$ 170 milhões da construção de um dos prédios do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. A decisão de revogar o regime especial de encarceramento foi tomada na última segunda-feira (25) pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, com base em pedido do Ministério Público Federal. (Edição: Denise Griesinger)

sexta-feira, 29 de março de 2013

GOVERNADOR TAPAJÔNICO, PROMETE CONCLUIR TODAS AS OBRAS ATÉ O FIM DO MANDATO

Nesta quinta (28) em Mojuí dos Campos, o Governador em exercício Helenilson Pontes, após entregar a PA-341, totalmente asfaltada, disse em seu discurso que as obras prometidas para Santarém: "O Centro de Convenções, a Conclusão do Estádio Colosso do Tapajós e o Terminal Fluvial - Porto de Santarém,  estarão concluídas até o último dia de seu mandato 31/12/2014.

PAINEL DA FOLHA COM VERA MAGALHÃES

Vera Magalhães, 39, é repórter especial da Folha em São Paulo. É jornalista de política desde 1993. Foi repórter da coluna Painel em Brasília e editora do caderno "Poder".
● Se colar, colou - Pesquisas qualitativas em mãos do PT mostram que, quando questionadas sobre a eventual candidatura à Presidência do governador Eduardo Campos (PSB), muitas pessoas associam a ele variações das palavras "traição" e "ingratidão". Por isso, a ordem entre os petistas é bater na tecla de que Lula e Dilma Rousseff ajudaram o aliado com investimentos generosos em oito anos. Em tom light, a própria presidente citou vasta lista de realizações em sua visita a Pernambuco. Leia a Coluna toda aqui

DILMA RACHA PR AO PREFERIR CÉSAR BORGES PARA O TRANSPORTE

DILMA APONTA FAVORITO PARA MINISTÉRIO E DIVIDE PR
EQUIPE AE - Agência Estado
A negociação de Dilma Rousseff com o PR para a escolha do novo ministro dos Transportes provocou um racha no partido aliado. A preferência da presidente pelo ex-senador baiano e hoje vice-presidente do Banco do Brasil César Borges contraria os deputados federais, que não se dizem representados por ele, apesar de compartilharem a legenda. A bancada ameaça até embarcar no projeto presidencial do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), caso não seja ouvida.
Em público, o presidente do PR, senador Alfredo Nascimento (AM), nega já ter tratado de indicações com Dilma. Mesmo assim, diz apoiar a sondagem feita pelo governo para emplacar Borges no cargo. "É um excelente nome", disse ele ao Estado. Desde a "faxina" administrativa que derrubou o próprio Nascimento do cargo em 2011 os parlamentares do PR estão em pé de guerra com a cúpula do partido.
Parte se sente traída por Nascimento e diz preferir a manutenção do ministro Paulo Sérgio Passos a deixar o cargo com Borges. Passos é filiado ao PR, mas, para os que mandam no partido, ocupa o Ministério dos Transportes "na cota pessoal" de Dilma - ele não tem ligação direta com os integrantes mais "orgânicos" da sigla. Continue lendo...

O PARÁ TEM OS PIORES SENADORES DO BRASIL - NÃO COMPARECEM AO TRABALHO

CRESCE A BANCADA DOS MAIS AUSENTES NO CONGRESSO
Por Mariana Haubert e Edson Sardinha Congresso em Foco
Principal palco da atividade parlamentar, o plenário foi relegado a segundo plano por um grupo de congressistas. O número de deputados e senadores que faltaram a, pelo menos, uma de cada três sessões destinadas a votação quase dobrou, em 2012, em comparação com 2011: saltou de 27 para 49. Se eles não tivessem justificado suas ausências, poderiam ser cassados. Essa bancada é puxada pela Câmara, onde 44 deputados deixaram de registrar presença em 31 (um terço) ou mais dos 91 dias com sessões voltadas para votação. Desses, 12 disputaram prefeituras. No Senado, onde houve 126 sessões deliberativas, cinco senadores faltaram, pelo menos, a 42 reuniões (um terço) em plenário. Um dos menos assíduos no Senado, Mário Couto (PSDB-PA) diz que participou ativamente das eleições, mesmo não sendo candidato, para fortalecer seu papel como opositor. “Ausência do Senado em nada representa ausência de trabalho. Pelo contrário, é quando mais arregaçamos as mangas”, afirma. Os dados são de levantamento sobre a assiduidade no Parlamento, publicado na quinta edição da Revista Congresso em Foco. Leia mais no Congresso em Foco.

COLUNA DO NELSON VINENCCI NO JORNAL O IMPACTO


Nelson Vinencci é músico e compositor amazônico e escreve no Espalha Brasa e no Jornal O Impacto.

Quanta desfaçatez: uma Comissão de Direitos Humanos de um Estado laico ser presidida por um membro de um partido religioso. Essa aberração e os discursos preconceituosos e claramente racistas desse pastor político merecem o repúdio e o protesto dos brasileiros, religiosos ou agnósticos.

Milton Hatoum nasceu em Manaus em 19 de agosto de 1952, é escritor, tradutor e professor, é considerado hoje um dos grandes escritores vivos do Brasil. 
Desconfio dos machos empertigados que pregam contra homossexuais e também contra africanos e seus descendentes. Esses porta-vozes de um puritanismo doentio usam a religião como arma moral.
Nem de longe são religiosos que dão bons conselhos, como aquele famoso Pero Pérez, padre de uma aldeia espanhola e um dos amigos do Engenhoso Fidalgo dom Quixote de la Mancha. Tampouco são figuras acossadas por dilemas morais, políticos ou ideológicos, seres que estão vivos em romances de Eça de Queirós, Antônio Callado e tantos outros.
Padre Nando, protagonista do romance Quarup, tem as qualidades de um grande personagem atormentado. No romance Luz de Agosto, William Faulkner também construiu uma figura inesquecível: o jovem pastor Gail Hightower, também conhecido como Done Damned - totalmente possuído ou danado -, um louco de pedra que pregava numa igreja de Jefferson, usando palavras da Bíblia como se estivesse num sonho vertiginoso ou à beira de uma catástrofe.
Mas há também incríveis personagens do rebanho. Logo me lembro de um conto memorável de Jorge Luis Borges: O Evangelho Segundo São Marcos.
Baltasar Espinosa, jovem estudante portenho, passa uns dias numa estância perto de Junín e lê a Bíblia à família do capataz - os Gutre -, de origem irlandesa. Os Gutre haviam esquecido o idioma inglês e falavam com dificuldade o castelhano. "Para se exercitar na tradução e talvez para ver se entendiam algo", Espinosa lê parábolas do livro sagrado para essa família.
Não convém resumir nem revelar o desfecho desse conto, uma obra-prima do livro O Informe de Brodie (Companhia das Letras, tradução de Davi Arrigucci Jr.). Basta dizer que os Gutre escutam com atenção as parábolas lidas por Espinosa e as entendem literalmente. O narrador assinala que os peões "careciam de fé, mas em seu sangue perduravam, como rastros obscuros, o duro fanatismo do calvinista e as superstições do pampa".
Essa leitura rasa e tosca do texto sagrado - uma leitura sem mediações, sem qualquer reflexão sobre o significado e alcance simbólico das parábolas - aconteceu em 1928 numa estância Argentina. Mas, fora da ficção, a leitura ao pé da letra do Alcorão e da Bíblia vem acontecendo há séculos, e não poucas vezes com consequências nefastas ou trágicas. Agora mesmo essa leitura está acontecendo no Brasil e em muitos outros lugares dos dois hemisférios. Continue lendo...

JUVENIL EM MAUS LENÇÓIS - ROMBO NA ALEPA JÁ CHEGA EM R$ 82 MILHÕES

JUVENIL NÃO COMPROVA REGULARIDADE NAS DESPESAS EM SUA GESTÃO NA ALEPA 
Dentre os R$ 82 milhões que a auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomenda que sejam devolvidos aos cofres públicos estaduais pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) Domingos Juvenil (PMDB), R$ 29,5 milhões são referentes a pagamentos feitos à Amazon Cards S/A pelo fornecimento de combustível e de vales-alimentação; e R$ 3,4 milhões à Divelli Comércio Ltda, fornecedora de cestas básicas. A auditoria apurou as contas da Alepa somente no exercício de 2010 e recomendou que a Casa instaure procedimento administrativo imediato para apurar os fatos. O relatório foi concluído no ano passado e ainda não foi votado no TCE, mas já está sob a análise do Ministério Público do Estado.
Os seis auditores que assinam o relatório apontam que algumas despesas não puderam ter a regularidade comprovada porque a Alepa não forneceu os documentos requeridos pelo TCE. No caso da Amazon Cards S/A, não ficou comprovado que houve o processo de pagamento e nem o controle de abastecimento de combustível e, em relação aos vales, não foi constatada a legalidade da despesa, a efetiva entrega do produto pago e nem a relação dos beneficiados. Não foi comprovada sequer que houve licitação para a contratação da empresa. Os valores pagos em 2010 foram levantados no Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem). Diante da ausência de documentação requerida, os auditores do TCE recomendaram a devolução de R$ 6,5 milhões pagos pelos combustíveis e de R$ 23 milhões pagos pelos vales.
A Alepa não forneceu documentos sobre os pagamentos feitos à Amazon e à Divelli sobre os fornecimentos de vales-alimentação e de cestas básicas. No Siafem foi comprovado o pagamento de R$ 3,4 milhões em 2010. E, por isso, os auditores concluíram que também não foi possível comprovar a legalidade dessas despesas, nem a efetiva entrega dos produtos pagos ou a identificação dos beneficiados. Continue lendo...

PARA A ONU, PRISÃO ARBITRÁRIA NO BRASIL É CASO SÉRIO

ONU APONTA PROBLEMAS QUE BRASIL PRECISA RESOLVER PARA EVITAR PRISÕES ARBITRÁRIAS
Karine Melo - Repórter da Agência Brasil
Brasília – Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) apresentado nesta quinta-feira (28) aponta que medidas o Brasil precisa tomar para evitar casos de prisões arbitrárias. O documento foi feito por um grupo de peritos nomeados pelo Conselho de Direitos Humanos da organização, que visitou o país para identificar violações que possam resultar em prisões indevidas.
O documento preliminar destaca, dentre os aspectos negativos, o número ainda pequeno de defensores públicos no país. “Há estados que não têm defensoria pública e em algumas cidades os defensores chegam a ter 800 casos, o que torna impossível fazer uma boa defesa. Isso é uma coisa que tem que melhorar rápido”, disse o advogado chileno Roberto Garretón.
Com base em visitas a prisões, delegacias, centros de detenção para imigrantes e instituições psiquiátricas de Campo Grande (MT), Fortaleza (CE), do Rio de Janeiro (RJ), de São Paulo (SP) e Brasília (DF), o grupo também observou que embora o Brasil tenha uma boa legislação para penas alternativas, a principal medida de punição ainda é a prisão.
A comissão considera que por uma questão cultural, os juízes brasileiros ainda resistem em aplicar medidas alternativas. Segundo o grupo, com 550 mil presos o Brasil tem uma das maiores populações carcerárias do mundo, quase metade desse total – 217 mil pessoas – ainda aguardam julgamento. Continue lendo...

quinta-feira, 28 de março de 2013

PAINEL DA FOLHA COM VERA MAGALHÃES

Vera Magalhães, 39, é repórter especial da Folha em São Paulo. É jornalista de política desde 1993. Foi repórter da coluna Painel em Brasília e editora do caderno "Poder".
● Passando a régua - Será na segunda-feira a conversa de Dilma Rousseff com representantes do PR e do PTB, os dois partidos ainda não contemplados na reforma ministerial. A presidente deve dizer ao senador e ex-ministro Alfredo Nascimento (PR-AM) que está disposta a nomear o baiano César Borges para o ministério, mas não aceita discutir outros nomes. Com Gim Argello (PTB-DF) Dilma vai discutir vagas em estatais e autarquias, já que a sigla dá sinais de que não apoiará sua reeleição... Leia a Coluna toda aqui

GOVERNADOR SANTARENO É RECEBIDO PELO POVO EM MOJUÍ DOS CAMPOS

O Governador Helenilson, de terno, abraçado ao prefeito Jailson, cercado por populares. 
MOJUÍ DOS CAMPOS: GOVERNADOR ENTREGA PA-341
Foi uma festança boa, nesta manhã de quinta feira (28) de março em Mojuí dos Campos PA. O Governador do Pará Helenilson Pontes, que é tapajônico, liderança política da Colônia Cearense entregou a PA-341 totalmente asfaltada.
Percorremos toda a estrada para constatar a qualidade do asfalto e a imponência da obra, que era um sonho antigo dos mojuienses, e tudo está dentro dos padrões de qualidade.  A obra custou R$ 5 milhões de reais com recursos 100% do Governo do Estado.
O Governador Tapajônico Helenilson Pontes falando com a imprensa em Mojui
Deputados, vereadores, lideranças comunitárias, imprensa e o povo em geral, prestigiaram o momento em que o Governador do Pará Helenilson Pontes, fez a entrega da obra tão necessária para a mais nova cidade do Pará, comandada por Jailson Alves PSDB.
Muito agradecido o prefeito de Mojuí dos Campos discursou de maneira simpática cumprimentando autoridades e frisou bem o momento histórico que estava acontecendo em Mojuí dos Campos, com esta realização importante dos anseios de seu povo.
RECEPTIVIDADE
A cidade entrou em clima de festa, e recebeu de braços abertos o filho de cearense, 'arigó' como se diz no popular, como o Governador do Estado do Pará, entregando ao seu povo, uma obra de grande relevância que atende um clamor antigo dos mojuienses.
Helenilson Pontes foi muito simpático, sempre ao lado do seu pai, o empresário Chico Pontes, atendeu todo mundo, falou com repórteres, caminhou pelas ruas e acenou para o povo.
Outro destaque foi a presença do deputado Nélio Aguiar PMN, que fez um discurso espetacular, assumindo o compromisso de destinar uma ambulância para Mojuí, através de emenda parlamentar. A cidade tem 35 mil habitantes e não possui nenhuma ambulância, nem serviços de urgência e emergência, tudo é encaminhado para Santarém. 
Após a inauguração o Governador Helenilson Pontes, sentou-se a mesa diante de políticos, autoridades e gente simples do povo, para almoçar a tradicional galinha caipira do Mojuí. Ele deve pernoitar em Santarém e voltar para Belém na manhã desta sexta (29).
VEXAME TUCANO
O prefeito de Santarém Alexandre Von não compareceu na festa, apenas ligou para o Governador e o Prefeito, se desculpando que estava mandando um representante, o deputado Lira Maia, que discursou como o prefeito de Santarém no evento.
Nossa fonte nos garantiu haver duas possibilidades para Von não ter ido à esse importante evento que marca a história política da nossa região, pois é a primeira vez que um filho de cearense vai a Mojuí dos Campos oficialmente como Governador do Estado:
1_ A preguiça;
2_ Não queria encontrar com certos secretários de seu próprio governo, que ao saberem que ele iria para a festa, apareceram no local, na intensão de despachar com o prefeito ali mesmo, mas a tentativa foi em vão.
Por tudo, foi o único vexame que marcou a festa mujuiense, o do tucano Alexandre Von, deixar de comparecer a um importante momento da nossa história política. Nada seria mais importante do que a presença do prefeito de Santarém junto ao governador, seu conterrâneo, mas a história passou e Von ficou apenas como um personagem omisso.

CAGADA EM BRASÍLIA: FELICIANO MANDA PRENDER MANIFESTANTE


FELICIANO MANDA PRENDER MANIFESTANTE QUE O CHAMOU DE RACISTA
Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), acusado de homofobia e racismo, determinou hoje (27) a prisão de manifestante que o chamou de racista logo no início de audiência pública do colegiado.
Para tentar viabilizar o debate, a Polícia Legislativa da Câmara limitou o acesso de pessoas à comissão. Foram distribuídas senhas, em igual número para manifestantes pró e contra Feliciano.
Foi a terceira reunião da Comissão de Direitos Humanos e Minorias presidida por Feliciano. As duas primeiras tiveram que ser canceladas depois de tumulto provocado por manifestantes contrários à permanência de Feliciano na presidência.
Neste momento, dezenas de manifestantes gritam palavras de ordem protestando contra o bloqueio montado pela segurança da Câmara.
Depois da prisão do manifestante, Feliciano limitou o acesso à comissão a deputados, jornalistas e debatedores. A audiência pública foi marcada para discutir a contaminação do solo por chumbo na cidade baiana de Santo Amaro da Purificação. (Edição: Nádia Franco)

quarta-feira, 27 de março de 2013

NESTA QUINTA 28 NO MOJUÍ TEM FESTA DA COLÔNIA CEARENSE, O MAIOR GRUPO POLÍTICO DA REGIÃO

COLÔNIA CEARENSE DE SANTARÉM, ENTREGA A RODOVIA PA-431 NO OESTE DO PARÁ
O Governador do Estado, o santareno Helenilson Pontes, o deputado estadual Nélio Aguiar, o prefeito de Mojuí dos Campos Jailson Alves e o vereador santareno Emir Aguiar, líderes da Colônia Cearense na região, fazem uma grande festa nesta quinta-feira (28); cerimônia de entrega das obras de pavimentação da rodovia PA-431, no trecho que liga Mojuí dos Campos até a comunidade de Santa Rosa na PA-370.
São 10 km quilômetros totalmente asfaltados. A obra é uma demonstração de poder político da Colônia Cearense de Santarém, que hoje contempla uma gama de políticos em posições importantes no Estado do Pará, inclusive, no momento o Governador do Estado é da Colônia Cearense de Santarém.
Nunca antes, a colônia cearense santarena esteve tão bem representada com força política como tem hoje em todo o Pará. Antes nomes isolados lutaram por posições no ranking político, sempre com muita dificuldade para alçar vôos mais altos, mas agora está tudo diferente, a nova geração, filhos dos antigos nordestinos mudaram totalmente o cenário atual e sem dúvida é o maior grupo político da região oeste, apesar da desunião de alguns.
Nenhum grupo político, nem os mais tradicionais de Santarém conseguiram chegar tão longe, como o grupo da Colônia Cearense. 
Sem dúvida é um orgulho muito grande para os cearenses aqui radicados, que desenvolveram esta região com muito trabalho, hoje estarem participando de decisões importantes que beneficiam a vida de todos os paraenses. 

SE PROMOTOR FALTAR, JUIZ NÃO INTERROGA TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO


SE PROMOTOR NÃO ESTÁ PRESENTE, JUIZ NÃO É OBRIGADO A INTERROGAR TESTEMUNHA
Se o representante do Ministério Público não compareceu à audiência, o juiz não é obrigado a formular perguntas às testemunhas que a própria acusação arrolou. Afinal, ele não é um substituto ou porta-voz do MP. A conclusão é da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que manteve, no dia último dia 14, ato da juíza Patrícia Stelmar Netto, da 2ª Vara da comarca de Teutônia, que se recusou a ler os questionamentos do MP em Audiência de Instrução do fim de janeiro. O promotor do caso estava em férias. 
Na Correição Parcial que opôs contra o ato da magistrada, o MP sustentou que ela atuou com ‘‘error in procedendo’’ — o erro que se comete por não se obedecer a determinadas normas processuais —, já que a ausência do promotor foi devidamente justificada. O recurso jurídico-penal visa à correção de atos ou omissões do juiz que importem inversão tumultuária de atos e fórmulas processuais.
O MP também argumentou que os quesitos que seriam formulados às testemunhas de acusação foram previamente repassados à juíza. Assim, em face da negativa de inquirição, entendeu que foram ofendidos os artigos 201 e 203 do Código de Processo Penal (CPP). Pediu, pois, a anulação da audiência e a marcação de uma nova data para inquirição das vítimas e testemunhas do caso criminal.
‘‘Ainda que não esteja vedado ao magistrado ordenar, de ofício, a realização de provas e diligências que entenda pertinentes à elucidação do caso, tal não vai ao ponto de substituir, na íntegra, os misteres da acusação, sob pena de violação ao princípio do devido processo legal, da imparcialidade do juiz, em afronta ao Estado Democrático de Direito’’, afirmou o desembargador José Conrado Kurtz de Souza, que relatou o recurso no colegiado.
O desembargador-relator também atentou para o fato de que, se o defensor do réu é obrigado a comparecer à audiência para obter a prova que almeja, desobrigar-se o Ministério Público, titular da ação penal, desse ônus implicaria evidente afronta à “paridade de armas'. (Conjur / Portal do Holanda)

DEPUTADO JORDY HOMENAGEIA MERCADO FAMOSO DO PARAZINHO

BBB 13 - FERNANDA ABRE A BOCA E REVELA O SEGREDO SE NASSER: “É CASADO, TEM FILHO E É COM HOMEM


MINEIRA QUE VENCEU O BIG BROTHER DIZ QUE GAÚCHO É CASADO E TEM FILHOS
Na madrugada desta terça-feira (26), enquanto comemorava a vaga na final com espumante, Fernanda fez uma piada a respeito dos três segredos de Nasser.
"Eu sei quais são os três segredos de Nasser: um, é casado; dois, tem filho; três, é com um homem", brincou a mineira.
O gaúcho riu e fez trejeitos afeminados. Na madrugada de segunda-feira (25), Nasser voltou a comentar com Andressa que tem três segredos sérios e que apenas revelará fora do confinamento.
Questionado por Pedro Bial, Nasser disse que se trata de "coisas pessoais e diferentes". Reta Final Andressa venceu a prova do líder e indicou Natália para o paredão.
A gaúcha escolheu Fernanda para disputar com ela uma vaga na final do programa. Na última etapa os participantes tiveram que responder perguntas em um tabuleiro sobres fatos que aconteceram fora da casa.
Venceria quem completasse o tabuleiro primeiro. Fernanda saiu duas casas antes e Natália uma.
As casas foram referentes aos pontos que as sisters conquistaram nas etapas anteriores. Fernanda venceu a primeira etapa realizada na quinta-feira (21) e conquistou dois pontos em uma prova de resistência, após a desistência de Nasser, que abandonou a disputa porque não conseguiu segurar a vontade de fazer xixi.
Dentro de um carro, os participantes tiveram que aguentar enquanto o veículo girava e, de vez em quando, eram atingidos por jatos d'água e rajadas de vento.
Natália desistiu antes mesmo da prova começar, alegando que não suportaria os movimentos do carro por conta de sua labirintite. Andressa desistiu com quase duas horas de prova, após passar mal e vomitar dentro do carro.
A segunda etapa da prova foi vencida por Natália na noite de sexta-feira (22).  A gaúcha conquistou um ponto na disputa de agilidade. (Folha do Pará)

PREÇOS DE PASSAGENS ESTÃO PELA HORA DA MORTE NO PARAZINHO

PREÇOS DOS TRANSPORTES NO PARÁ TIVERAM AUMENTO EM RELAÇÃO AO MESMO PERÍODO DO FERIADÃO DE 2012
Os preços das viagens com destino aos balneários do interior do Estado do Pará estão mais altos nesta Páscoa, comparados com o ano passado. A constatação foi do levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA). Segundo o acompanhamento, em relação à Semana Santa do ano passado, os aumentos no setor foram quase generalizados. O feriado da Semana Santa é um dos períodos em que muitas pessoas aproveitam para sair da Região Metropolitana de Belém (RMB) em direção às praias e igarapés do interior.
De acordo com o superintendente técnico do Dieese/PA, Roberto Sena, os aumentos são resultados dos reajustes ocorridos nos últimos doze meses. "Tudo está mais caro, em alguns casos houve aumento de três vezes a inflação do período. No segundo semestre do ano passado tudo subiu acima da inflação. Outro fator, é que praticamente todos os guichês estão trabalhando com a passagem cheia, ou seja, todos adotam o preço normal, sem promoções", explicou.
No Terminal Rodoviário de Belém, as passagens têm a diferença de 16,37% em relação à última Semana Santa. Já o transporte fluvial e as travessias tiveram reajustes no mesmo período em percentuais que variaram entre 19,06% a 19,34% respectivamente. Os reajustes foram autorizados no final do ano passado pela Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon/PA). Para viagens interestaduais o reajuste é de 3% em relação a 2012. Continue lendo...

Cá e lá, o progresso econômico no longo prazo depende de reformas em áreas-chave, tais como a tributária, a segurança, a educação, pensões e energia.

Eliana Cardoso é  Ph.D. em economia pelo MIT, uma das mais brilhantes economistas de sua geração, é também Professora visitante da FGV-SP.
Falta delicadeza à cópula dos tubarões. Os machos mordem as fêmeas, cuja pele chega a sangrar. Violações coletivas sobejam e os filhotes de uma única ninhada têm vários pais. A espécie Carcharias taunis pratica o canibalismo: no útero, os embriões comem- se uns aos outros, na mais feroz competição entre consanguíneos de que temos notícia. Como a fêmea do tubarão tem dois úteros, a mãe Carcharias taurus pode dar à luz dois filhotes matadores. Cada um deles, tendo engolido todos os rivais com quem compartilhou o primeiro abrigo, já nasce sabido e experiente.
Se você acha que o mercado financeiro é um mar de tubarões e acredita que o governo salva os peixes menores e suas poupanças, com certeza caiu do cavalo quando soube que o resgate de Chipre deveria incluir um imposto sobre os depósitos bancários mesmo abaixo dos garantidos EUR 100 mil. Como era de esperar, os cipriotas correram para caixas eletrônicos na tentativa desesperada de retirar seus recursos dos bancos. A medida (embora rejeitada pelo Parlamento e substituída por outra que atinge principalmente russos acusados de lavagem de dinheiro) fez seu estrago. Pois a confiança, difícil de ganhar, é fácil de perder. De agora em diante, impostos sobre depósitos se tornarão um elemento em resgates futuros.
Por enquanto o choque não foi suficiente para gerar revisões das expectativas para o crescimento em 2013. Portanto, prevalece a projeção de crescimento global em cerca de 3%, com recuperação fraca nas economias avançadas. O doloroso corte de gastos para reduzir a dívida dos países europeus continua valendo, lado a lado com o rali de ativos de risco nos EUA, em resposta à política monetária não convencional do Fed e dos bancos centrais da Inglaterra, da Europa, da Suíça e do Japão, todos eles engajados nalgum tipo de afrouxamento quantitativo. Os perigos de 2013 ainda lembram os de 2012, nesse oceano moderno povoado de tubarões e leviatãs. Continue lendo...

DEMÓSTENES CONTINUA BARRADO DO CARGO DE PROCURADOR DE JUSTIÇA DE GOIÁS


DEMÓSTENES TORRES DEVE CONTINUAR AFASTADO DA FUNÇÃO DE PROCURADOR DE JUSTIÇA, DECIDE CONSELHEIRA
Débora Zampier - Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ex-senador Demóstenes Torres deve continuar afastado do cargo de procurador de Justiça de Goiás por pelo menos mais 60 dias. É o que decidiu a conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Claudia Chagas nesta terça (26). A decisão ainda precisa ser referendada pelo plenário do CNMP. Ele saiu do posto após denúncias sobre o seu envolvimento com o contraventor Carlinhos Cachoeira.
A conselheira decidiu individualmente porque o prazo final do afastamento do procurador venceria no próximo sábado (30), e Demóstenes já poderia retomar as atividades no Ministério Público de Goiás (MP-GO) na segunda-feira (1º). Segundo Cláudia Chagas, a medida preventiva se aplica porque as apurações sobre o caso ainda estão em andamento.
“A presença do requerido no MP-GO, exercendo as atribuições de procurador de Justiça, é inconveniente ao serviço e pode vir a colocar em dúvida a credibilidade da instituição perante a sociedade”, disse na decisão. Mesmo afastado, Demóstenes Torres continua recebendo o salário de procurador, de cerca de R$ 24 mil. A próxima sessão do CNMP será no dia 23 de abril. (Edição: Aécio Amado)

BARBOSA NEGA AMPLIAÇÃO DO PRAZO PARA RECURSOS DO MENSALÃO

BARBOSA NEGA MAIS PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DE RECURSOS DE RÉUS DO MENSALÃO
Alex Rodrigues - Repórter Agência Brasil
Brasília – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, negou os pedidos dos advogados do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e do empresário Ramon Hollerbach, para que os prazos de apresentação de recursos contra a decisão da Ação Penal 470, o processo do mensalão, fosse ampliado.
Condenado a dez anos e dez meses de prisão por formação de quadrilha e corrupção ativa, Dirceu pediu ao STF que os votos escritos dos ministros no julgamento da ação penal fossem divulgados antes da publicação do acórdão. Na prática, o pedido de Dirceu, se aceito, resultaria na ampliação da data limite para a defesa recorrer da sentença, já que o prazo para a apresentação de recursos começa a contar a partir da publicação do acórdão, que tardaria mais a ser divulgado, caso a íntegra dos votos dos ministros tivesse que ser divulgada antes.
Os advogados de Hollerbach queriam a mesma coisa, pedindo a prorrogação por 30 dias da data limite para a apresentação de embargos de declaração. Ex-sócio do publicitário Marcos Valério, Hollerbach foi condenado a mais de 29 anos de prisão por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, evasão de divisas e peculato (desvio e roubo de dinheiro público).
O embargo de declaração é um recurso rotineiro, apresentado ao juiz ou tribunal que emitiu uma sentença sobre a qual restam dúvidas, por qualquer uma das partes interessadas no processo. Normalmente, esclarecidas as dúvidas pontuais, a decisão judicial é mantida em sua essência e, se necessário, pequenos ajustes são feitos, esclarecendo os pontos obscuros. Continue lendo...

terça-feira, 26 de março de 2013

DECRETO DO GOVERNO NÃO FUNCIONA POR FALTA DE FISCALIZAÇÃO

Venda de peixe no Mercadão 2000, principal mercado de pescado de Santarém
FALTA DE FISCALIZAÇÃO TORNA DECRETO DO GOVERNO SEM EFEITO
De nada adianta o Governador tapajônico Helenilson Pontes, decretar a proibição da exportação de peixes para outros estados durante a Semana Santa. Tudo continua da mesma maneira, o pescado continua saindo de Santarém para outras praças do país e até do exterior, e pela Semana Santa há um considerável aumento da exportação.
Acontece que o decreto do nosso Governador é fiscalizado apenas em algumas barreiras de fiscalização nas fronteiras do Parazinho, ineficiente quando se trata de esquemas poderosos de exportação do nosso pescado para outros estados.
Em Santarém, o preço do peixe praticamente triplicou, algumas espécies sai do alcance financeiro do cidadão de baixa renda, e quando fomos perguntar para peixeiros e vendedores sobre o absurdo dos valores cobrados, eles dizem que nessa época a exportação do pescado aumenta o que fica aqui é insuficiente para tender a demanda.
Assim a medida tomada pelo nosso Governador Helenilson Pontes, de decretar a proibição da venda e exportação do pescado durante a Semana Santa, parece mais um piada do que algo que realmente viesse de fato a beneficiar o Cristão que prefere o peixe durante a quaresma. 

É impossível não reconhecer que cozinheiras e babás têm direito a vantagens que certamente merecem.

Luiz Garcia é jornalista respeitado e articulista de O Globo.

A classe média brasileira com certeza é menos próspera do que a de países mais ricos da Europa e da América do Norte. Mas a sua fatia mais rica leva vantagem sobre quase todos eles, na quantidade de empregados domésticos. O motivo é simples e nada tem de lisonjeiro: ele deriva da oferta farta de mão de obra.
As jovens brasileiras das camadas mais pobres da população não têm acesso a um sistema de educação que lhes permita buscar trabalho mais compensador do que aquilo que aprendem em casa: cozinhar e cuidar dos filhos da classe média e dos ricos.
Está tramitando no Senado um projeto já aprovado na Câmara dos Deputados que dá aos empregados domésticos direitos que já existem para outros trabalhadores: jornada diária de oito horas, pagamento de horas extras, adicional noturno, salário família, seguro desemprego etc. A novidade foi aprovada esta semana pela Comissão de Constituição e Justiça e falta apenas passar pelo plenário em dois turnos. A bancada do governo é a favor, e a oposição não parece disposta a votar contra um projeto obviamente popular.
Curiosamente, o projeto é criticado por um dos defensores da classe: é o presidente do Instituto Doméstica Legal, Mário Avelino. Ele sustenta que as mudanças significarão que os patrões dos empregados terão de enfrentar um aumento nas despesas domésticas de cerca de 40%. Avelino calcula que isso levará ao desemprego cerca de 800 mil pessoas - a maioria, obviamente, de mulheres. O senador Agripino Maia, presidente do DEM, um pouco mais otimista, calcula que muitos empregadores substituirão mensalistas por diaristas. É uma pequena vantagem. Continue lendo...

CORRUPÇÃO: STF APURA PROPINA NA LIBERAÇÃO DE EMENDAS PARLAMENTARES

DEPUTADO JOÃO MAGALHÃES É DENUNCIADO POR DESVIOS EM EMENDAS PARLAMENTARES
Débora Zampier - Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, deputado João Magalhães (PMDB-MG), terá que responder a novo inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é acusado de corrupção e fraude em licitações decorrentes de apurações feitas durante a Operação João de Barro, deflagrada pela Polícia Federal em 2008.  
A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em fevereiro, com novas informações além das contidas em outro processo que tramita no STF. Em março, o relator do inquérito, ministro Gilmar Mendes, pediu que os envolvidos apresentassem defesa prévia e depois ouvirá testemunhas.
A Operação João de Barro apurou desvio de verbas por meio de emendas parlamentares. João Magalhães é acusado de liderar o esquema que viabilizava cobrança de propina entre 10% e 12% de prefeituras mineiras para fazer o repasse de verbas da União. Ele também atuaria com outros parlamentares, que cediam emendas para receber 5% de comissão.  
As emendas vinham dos ministérios das Cidades, Integração Social, Turismo e Esportes, e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A PGR ainda aponta que o parlamentar articulou fraudes em licitações por meio de construtoras de fachada que não faziam o serviço conforme contratado, além de pertencerem ao próprio parlamentar. (Edição: Fábio Massalli)

JUIZ LALAU VOLTA PARA O XILINDRÓ - DECIDE TRF3


JUSTIÇA FEDERAL DETERMINA PRISÃO DO EX-JUIZ NICOLAU
Débora Zampier - Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) decidiu suspender a prisão domiciliar preventiva do ex-juiz do Trabalho Nicolau dos Santos Neto. Ele responde a vários processos por participar do desvio de mais de R$ 170 milhões na construção do Fórum Trabalhista de São Paulo, na década de 1990.
Com a decisão da Quinta Turma do TRF3, o ex-magistrado terá que cumprir a prisão  na cadeia. A detenção é preventiva porque o réu ainda não foi condenado definitivamente pela Justiça. Os integrantes da Quinta Turma acompanharam voto do relator, desembargador federal Luiz Stefanini, que atendeu ao pedido do Ministério Público Federal.
De acordo com Stefanini, há três motivos principais para revogar a prisão domiciliar do ex-juiz, em andamento desde 2007. O primeiro, é que a decisão de deixá-lo em casa não poderia ter partido do juiz responsável por acompanhar a execução penal e só poderia ser tomada pelo juiz ou tribunal responsável pela condenação.
Segundo o desembargador, exames médicos indicam que a condição de saúde do juiz Nicolau, atualmente com 83 anos, é estável, o que não justifica cuidados especiais em casa. O terceiro e último motivo citado por Stefanini é o fato de o réu ter cometido falta grave durante a execução da pena, instalando câmeras de segurança na sua casa para monitorar a escolta policial que o acompanhava. (Edição: Fábio Massalli)

segunda-feira, 25 de março de 2013

CANTOR SERTANEJO DIZ QUE NÃO AGUENTA MAIS CANTAR SUAS MUSIQUINHAS E VAI DEIXAR O PALCO


GUSTTAVO LIMA ANUNCIA EM SHOW QUE PRETENDE ENCERRAR SUA CARREIRA
A assessoria do cantor sertanejo ainda não se pronunciou sobre o assunto
ACRITICA.COM
O cantor sertanejo Gusttavo Lima surpreendeu os fãs durante o show realizado no Iperó Fest, no interior de São Paulo. O astro começou a conversar com o público presente falando do início de sua carreira. “Vocês podem ter certeza que o sonho de qualquer artista é ter fãs iguais a vocês. Estou muito feliz hoje. São 14 anos de carreira, 14 anos de luta. Desses 14, 10 foram cantando em barzinho, foram anos maravilhosos”, disse.
Em seguida, ele fez um desabafo: “Tem uma coisa que vou falar pra vocês hoje que nunca falei pra ninguém. Estou pensando seriamente, talvez esse seja um dos últimos shows que vou fazer na minha vida. Eu já não aguento mais, eu já não suporto mais. Tudo que vivi na música sertaneja, agradeço a vocês, fãs de verdade, fãs de coração. Mas vamos continuar porque o show não pode parar!”, finalizou.
A assessoria do cantor ainda não se pronunciou sobre o assunto. (A Crítica)

PM DESCE A PORRADA EM INVESTIGADOR DA CIVIL NO PARAZINHO


SINDPOL ACUSA PMS DE AGRESSÃO A INVESTIGADOR
Representantes do Sindicato dos Policiais Civis do Pará (Sindpol) entraram com um pedido de inquérito na Corregedoria da Polícia Militar, na manhã desta segunda-feira (25), para que seja investigado um suposto caso de agressão promovido por militares contra um investigador da Polícia Civil.
De acordo com o diretor jurídico do Sindpol, Pablo Sarah, o fato ocorreu na madrugada de domingo (24), na rodovia Mário Covas, em Ananindeua, quando o investigador Daniel Nascimento foi atender uma ocorrência que envolvia um amigo. Chegando ao local, militares do 6º Batalhão da PM o empurraram e agrediram com socos.
Ainda segundo Pablo, após a confusão, os envolvidos foram para a Delegacia de Crimes Funcionais (Decrif) e os militares tentaram confundir o delegado. "Eles autuaram o investigador por desacato e disseram que ele foi agredido por um homem conhecido como Herbert", acrescentou.
O DOL entrou em contato com a Polícia Militar, que informou estar apurando a denúncia. (Kleberson Santos/DOL)

MAIS UMA ESTÓRIA DE CHIFRE NO ESPALHA BRASA


CAROL FRANCISCHINI NEGA BOATOS E MULHER DE EMPRESÁRIO FALA SOBRE SUPOSTA TRAIÇÃO: "É UMA PIADA"

Da Redação
A polêmica em torno da identidade do pai de Valentina, filha da modelo Carol Francischini, continua.
Após o colunista Léo Dia divulgar na manhã desta segunda-feira (25) que o empresário Luigi Cardoso Richitelli, casado com a blogueira de moda Lalá Rudge, é o pai da garotinha, a modelo negou a informação por meio de sua assessoria de imprensa.
"Não tem nada a ver. Não confirmamos essa informação", disse a assessoria, conforme divulgou o site Ego. De acordo com a publicação, Carol afirmou ainda que o nome não passa de mais uma especulação e que pretende continuar mantendo sigilo sobre a identidade do pai da menina.
Pelo Twitter, a modelo ainda postou uma indireta sobre o assunto: "Nossa quanta falta do que fazer...". 

Luigi e a blogueira se casaram em outubro de 2012
Já a blogueira Lalá Rudge, casada com Luigi - apontando como suposto pai de Valentina - usou seu Instagram para desmentir os boatos da traição e da paternidade. 

Ator reatou com a mulher depois de período separado
"Meninas, kkkk isso é uma piada, só rindo mesmo! É óbvio que tudo isso é mentira, né!! Pelo amor de Deus, nunca li tanto absurdo! A que ponto as pessoas nao chegam para terem seus 5 mins de fama, né? Já estamos tomando as providências contra esse cara e ele vai aprender a nunca mais publicar mentiras!", comentou ela ao ser questionada por suas seguidoras.
Léo Dias afirmou em sua coluna que Luigi Richitelli desembolsava uma bela quantia por mês para a pensão de Valentina, para que a notícia da paternidade não fosse publicada. Ele se casou com Lala em outubro de 2012, quando Carol já estava grávida da filha.

DAYAN DIZ QUE REGINALDO MENTIU SOBRE O DINHEIRO DA 'INGRISILHENTA' PRAÇA DA BÍBLIA

Nesta manhã de Segunda (25), o vereador santareno Dayan Serique PPS, explicou no Facebook, que só cobrou esclarecimentos sobre a Praça da Bíblia, obra que deveria ser construída na cidade, mas não foi, por que o vereador Reginaldo Campos PSB, autor do projeto, mencionou haver corrupção com o dinheiro da mesma, envolvendo o deputado federal Zequinha Marinho PSC, que conseguiu os recursos em Brasília. Após uma reunião na Câmara de Santarém, envolvendo representantes do poder executivo e do legislativo, ficou esclarecido de que foi sacado da Caixa Econômica, menos de R$ 200 mil reais do montante de R$ 1,5 milhões do valor total da primeira etapa da obra.
LEIA AQUI NA ÍNTEGRA A TRANSCRIÇÃO DA GRAVAÇÃO ONDE O VEREADOR REGINALDO CAMPOS FALA SOBRE OS R$ 500 MIL USADOS PELO DEPUTADO ZEQUINHA MARINHO 

IPVA COM DESCONTO VAI ATÉ HOJE


O DONOS DE AUTOMÓVEIS COM PLACAS DE FINAIS 04 A 34 PODEM PAGAR O IMPOSTO COM ABATIMENTO DE ATÉ 15%
Os proprietários de carros com placas cujos finais vão de 04 a 34 têm até hoje para quitar, com desconto, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A data do licenciamento destes veículos junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é 24 de maio. O programa IPVA Cidadão garante ao condutor que não tem multas descontos de até 15% sobre o valor do imposto.
O pagamento integral do IPVA dois meses antes do prazo final do licenciamento, para veículos que não tem multas de trânsito, garante o benefício do IPVA Cidadão. Os descontos são de 15% do valor do imposto para quem está há dois anos sem multa; 10% para quem não recebeu multas no ano passado, e 5% de desconto nas demais situações. O desconto não é cumulativo.
O proprietário de veículo tem, ainda, a opção de antecipar o pagamento do IPVA em três parcelas, sem desconto. No site www.sefa.pa.gov.br é possível consultar as datas, valores e optar pelo pagamento integral ou parcelado, além de emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), no Portal de Serviços, item IPVA Antecipação. O pagamento do DAE é feito na rede bancária autorizada (Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa) e nas casas lotéricas. Quando não há antecipação do recolhimento do imposto, o IPVA deve ser pago junto com o boleto de licenciamento anual do Detran. Para obter mais informações o contribuinte deve ligar para o Call Center 0800-725-5533, ou acessar o site da Sefa. (Amazônia – ORM)

Aliás, se não disse ainda, digo: acho fofo gente que não tem preconceito contra nada...

Luiz Felipe Pondé é filósofo e psicanalista, doutor em Filosofia pela USP/Universidade de Paris e pós-doutorado em Epistemologia. 
Você tem cabeça aberta? Acusar alguém de ter cabeça fechada hoje em dia é uma ofensa pior do que xingar a mãe.
Hoje todos querem ter cabeça aberta. Um tema top para cabeças abertas é preconceito x práticas sexuais, e um lugar certo para deixar claro que você tem cabeça aberta é jantares inteligentes. Se você quer fazer sucesso num jantar desses, chame todo mundo que discorda de você de "ridícula".
Nesses jantares, as pessoas têm as opiniões certas sobre tudo; por exemplo, ninguém tem preconceito contra nada. Acho muito fofo gente que não tem nenhum preconceito contra nada.
No tema "práticas sexuais", o que percebemos, se formos um pouquinho além do senso comum, é que o "normal x patológico" ou "moral x imoral" é bastante relativo no tempo e no espaço. Isso significa que o que se acha imoral hoje amanhã pode não ser, e vice-versa. O mesmo para o que se acha patológico.
Quem busca um critério absoluto, sem variação histórica ou geográfica (a tal variação no tempo e no espaço de que falei acima), hoje em dia, se vê em maus lençóis. Além, claro, de dar atestado de ter preconceitos numa época em que ter preconceitos é pior do que matar a mãe. Continue lendo...

NO BRASIL CALOTEIROS RECUAM E DEIXAM O NÍVEL DE INADIMPLÊNCIA ESTÁVEL

BANCOS MANTÊM RESERVAS PARA COBRIR EMPRÉSTIMOS DUVIDOSOS, APESAR DE QUEDA NA INADIMPLÊNCIA
Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil
Brasília – A queda na inadimplência observada desde o segundo semestre do ano passado não convenceu os bancos a reduzirem as reservas para cobrir créditos duvidosos (com risco de não serem pagos). Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a inadimplência no fim do ano passado recuou para níveis parecidos com os observados no primeiro trimestre de 2008, antes do início da crise financeira. As provisões dos bancos, no entanto, não acompanharam essa redução.
De acordo com a Febraban, o volume de provisões está estável há seis semestres entre 6,1% e 6,3% do total emprestado pelas instituições financeiras, enquanto a inadimplência encerrou 2012 em 3,4%. No primeiro trimestre de 2008, quando a inadimplência atingia 3,5%, as provisões equivaliam a apenas 5% da carteira de crédito. Continue lendo...

domingo, 24 de março de 2013

Neste momento Von tenta criar um plano ‘B’, que é enxugar a máquina que ele sempre disse estar inchada, lenta, lerda e tudo mais, com isso procurar fazer o possível, rezando para Jatene se recuperar logo para tentar retomar seus anseios e cumprir suas promessas.

Nelson Vinencci é músico e compositor amazônico e escreve regularmente no Espalha Brasa.
Neste domingo (24) de março, Domingão de Ramos, fazem 82 dias que o prefeito Alexandre Von está comandando Santarém. Nesse tempo já ficou claro o estilo de governar de Alexandre Von PSDB. Ele não suporta bajuladores do poder. 
Von não recebe vereadores em seu gabinete, não atende telefone de secretários municipais, nem do deputado Lira Maia, seu maior aliado e quem lhe fez prefeito. O estilo Von é o da antipoliticagem, foca sua administração em suas idéias e ponto final. 
Outro dia conversando com um secretário municipal, ele então me disse: “descobri uma maneira de falar com o Von, ligo para o motorista dele e ele passa o telefone e tem dado certo...”. Veja como pra tudo tem uma solução criativa...rs! 
Mas o fato é, que Alexandre Von, prometeu dar um choque de gestão, e deu o choque, mudou da água para o vinho, que deixou todo mundo perplexo com sua capacidade de chocar principalmente seus melhores aliados que lhe ajudaram a ser prefeito. 
Von radicalizou tecnicamente, nem sei se tecnicamente, o que se vê é que o prefeito hoje não faz política, faz uma espécie de administração que tenta realizar suas ações como se ele estivesse administrando um negócio que deve dar lucro e não prejuízo. 
Logo no comecinho parecia que ele faria um governo limpo, distante de qualquer possibilidade de se levantar alguma suspeita de corrupção sobre sua administração, mas após ele decretar ‘estado de calamidade’, sem que o estado seja real, ficou a dúvida. 
Tudo aponta que essa enxurrada de decretos de calamidade, feitas por prefeitos Brasil afora, só tem um intuito: comprar sem licitação, aí o bicho pega, porque comprar licitando já tem muita corrupção, sem licitação, dá para imaginar a desgraça que é. 
Assim percebo neste momento que Alexandre Von contava mesmo com o governador Simão Jatene, que deve ter lhe prometido um forte apoio para que ele fizesse um excelente governo, mas parece que Jatene naufragou e deixou Von em má situação. 
Neste momento Von tenta criar um plano ‘B’, que é enxugar a máquina que ele sempre disse estar inchada, lenta, lerda e tudo mais, com isso procurar fazer o possível, rezando para Jatene se recuperar logo para tentar retomar seus anseios e cumprir suas promessas. 
O fato é que as notícias sobre Jatene não são boas, é quase certo que ele não venha para a reeleição, rola nas bocas pequenas que Jatene não tem mais tesão para governar o Pará, e que uma reeleição precisa de um homem sadio, robusto, coisa que ainda não sabemos se o Governador está mesmo 100% com a sua saúde. 
Por isso, Von que é um sujeito muito inteligente, isso ninguém pode negar, passa por momentos de apreensão e foge das pressões menores, de aliados, vereadores que buscam soluções para demandas impostas por eleitores e outras situações mais. 
Neste momento, conversando com muita gente a respeito do Von, a maioria acredita que ele vai dar a virada, que começou mal, pois o choque de gestão, foi blefe, mas suas intenções são boas e deve sim fazer um bom governo – vamos aguardar!  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...