sábado, 8 de junho de 2013

Lamentei que isso tenha custado a vida de um brasileiro, o índio Oziel Gabriel, pois sei que aqueles que tombam numa luta inglória entregam o fardo da responsabilidade para os companheiros que permanecem na empreitada.

Ricardo Bacha é empresário e fazendeiro, dono da Fazenda Buriti invadida por indígenas no Mato Grosso.
Os atuais mecanismos do processo demarcatório da Funai devem ser modificados com urgência. O órgão padece de estrutura operacional e recursos orçamentários adequados, ficando à mercê de ONGs que lhe fornecem, além de ajuda financeira, uma forte sustentação ideológica, de resto altamente deslocada nesse período de globalização da economia.
As ações da Funai têm gerado insegurança no campo, prejudicando um dos setores vitais da economia brasileira. Mesmo porque há imensas suspeitas de que os laudos antropológicos que amparam as decisões demarcatórias são anticientíficos e fraudulentos.
O caso dos conflitos na fazenda Buriti é emblemático. Fui vice-presidente do Movimento pela Anistia e Direitos Humanos em Mato Grosso do Sul, lutei contra a ditadura e sonhei com a volta da ordem democrática no país. Enfrentei os arreganhos do Estado de exceção. Fui relator da constituinte estadual e comemorei o Estado democrático de Direito.
Nesse aspecto, sinto-me frustrado porque jamais imaginei que pudesse um dia me sentir vítima dos instrumentos de liberdade que ajudei a conquistar.
Não cabe mais na lógica do exercício da cidadania um órgão como a Funai, que formula, identifica e delimita áreas indígenas, julgando inclusive as contestações dos produtores, que devem ser apresentadas no prazo exíguo de 90 dias.
A PEC 215, em tramitação no Congresso Nacional, por outro lado, não soluciona o fulcro dessa questão, embora tente criar um critério democrático de consulta num espaço que atualmente está vazio.
A Funai tem todo o tempo do mundo disponível para elaborar seus relatórios antropológicos "técnico-científico", mas não admite que o contraditório seja estabelecido dentro das mesmas regras. Daí, a partir desse modelo, além da falta de transparência e autoritarismo, o estopim da crise é aceso, fomentando lutas desnecessárias.
Nesse aspecto, a Funai tornou-se uma instituição obsoleta. A legislação que ampara e regulamenta suas ações tornou-se anacrônica porque ela não conduz à paz no campo e sim aos conflitos permanentes. Continue lendo...

SECRETÁRIO DE TRABALHO, EMPREGO E RENDA CELSO SABINO (PR) PULA DO BARCO SIMÃO JATENE

TITULAR DA SETER PEDE EXONERAÇÃO. SABINO ALEGA MOTIVOS PESSOAIS PARA SAÍDA. 
O secretário estadual de Trabalho, Emprego e Renda, Celso Sabino, deixou o cargo ontem, após permanecer um ano e dois meses no cargo por indicação do Partido da República (PR), que compõe a base aliada do governador do Pará, Simão Jatene. Sabino formalizou o pedido de exoneração ontem à tarde, junto ao Gabinete Militar, onde o governador despacha. Ele já havia conversado com o Jatene três dias antes. Sabino alegou motivos pessoais para deixar a secretaria. A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) informou que ainda não há substituto para o posto.
Sabino assumiu a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) em 26 de março do ano passado, quando substituiu o deputado estadual Júnior Hage (PR), que retomava o mandato parlamentar. Até então, Sabino cumpria mandato na Assembleia Legislativa do Pará, na condição de suplente, inclusive tendo coordenado a campanha contra a divisão do Pará que antecedeu a consulta pública sobre a criação dos Estados do Carajás e do Tapajós. Sabino é irmão do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Cipriano Sabino, que também é ex-deputado.
O ex-secretário destacou, ontem, seu trabalho realizado à frente à Seter, que incluiu a ampliação de quatro para 21 mil pessoas qualificadas no ano, com custo reduzido de R$ 750,00 para R$ 250,00 por aluno, além da realização de duas edições da Feira Mundial do Artesanato e do projeto "Seter nos bairros", que levou serviço de emissão de carteira de trabalho, cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine), acesso ao seguro-desemprego e pesquisas para adequação da oferta de cursos em consonância com as demandas do mercado de trabalho regionalizado.
"Eu já tinha conversado com o governador, com a minha família e os meus irmãos. Estou colocando o cargo à disposição. Vou retomar meu trabalho de auditor fiscal, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), de onde sou funcionário de carreira, e retomar os estudos de doutorado em Direito Tributário", contou. (Amazônia – ORM)

CAI MARTA AZEVEDO PRESIDENTA DA FUNAI - QUEM ASSUME É MARIA AUGUSTA

PRESIDENTA DA FUNAI DEIXA O CARGO
Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil 
Brasília – A assessoria da Fundação Nacional do Índio (Funai) confirmou, nesta tarde de sexta (7), que Marta Azevedo não está mais à frente da instituição. Marta deixou o cargo alegando problemas de saúde.
Segundo a assessoria da Funai, ela entregou seu pedido de exoneração ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, dizendo que precisa de tempo para fazer um tratamento médico, “incompatível com a agenda de presidenta”.
A diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Maria Augusta Assirati, assumirá o cargo de forma provisória. “Maria Augusta e os demais diretores darão continuidade à missão da instituição na promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas, com o compromisso de fortalecimento da Funai, mantendo o amplo diálogo com os povos indígenas, servidores e demais setores do governo”,diz nota da assessoria.
A Funai tem estado em evidência com as frequentes manifestações indígenas em na região paraense onde está sendo construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte e em Mato Grosso do Sul.

No fim do mês passado, o índio Oziel Gabriel foi morto durante operação para desocupar uma fazenda no ocupada por indígenas no município sul-mato-grossense de Sidrolândia. Na última terça-feira (4), o índio Josiel Gabriel Alves foi baleado durante tentativa de ocupação de uma fazenda da região. (Edição: Nádia Franco//A matéria foi ampliada às 18h30)

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Trabalhar para o Estado é sonho de muita gente boa. Mas também é a de muitos malandros, em busca de um emprego que garanta uma de três coisas: trabalho mole, carreira garantida (com raras exceções e quase sempre por culpa do funcionário) e aposentadoria razoavelmente confortável.

Luiz Garcia é Jornalista respeitado e articulista de O GLOBO.
As exigências variam de estado para estado. Em alguns não são contratados gordinhos, desdentados, baixinhos (abaixo de 1,50 metro) e altos demais, acima de 2 metros. Em alguns estados, decisões judiciais resolvem a questão, muitas vezes em favor dos candidatos. A Justiça também derrubou a necessidade de exame ginecológico, que existia na Bahia.
E não são poucas as queixas. Há três anos, as reclamações de candidatos recusados representavam o maior número de processos que levados ao Ministério Público do Estado do Rio.
Um órgão nacional que recebe queixas de candidatos frustrados informa que chega a receber 50 e-mails por dia.
O caso mais espantoso - e também ridículo - foi um concurso para candidatas a delegadas, escrivãs e investigadoras. Exigiam das moças uma "avaliação ginecológica detalhada".
Com uma exceção significativa e reveladora: estavam isentas aquelas com atestado médico que as declarassem virgens. É exigência de conventos. E nem todos, imagino.
Para os homens, algumas corporações, como a PM do Rio, proíbem tatuagens - o que impediu a aceitação de um candidato que tinha, carinhosamente, tatuado o rosto do pai no pleito. Ele brigou na Justiça e ganhou a causa no Supremo Tribunal Federal. O STF muito provavelmente teria julgamentos mais sérios em sua pauta.
Vale a pena não esquecer que não são muito raros os casos de mau comportamento de PMs.
Mas não há informação sobre quantos dos punidos são tatuados. E com certeza a corporação está perfeitamente habilitada a descobrir e punir, com a severidade necessária, os desvios de conduta de uns poucos maus elementos de sua tropa.
Sem a necessidade de suspeitar, a priori, dos vaidosos tatuados.

SETE CORINTIANOS JÁ DEIXARAM O XILINDRÓ NA BOLIVIA

CORINTHIANS CONFIRMA QUE SETE DOS 12 ACUSADOS PRESOS NA BOLÍVIA FORAM SOLTOS
Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O Sport Club Corinthians Paulista confirmou hoje (6) que sete dos 12 torcedores que estavam presos na Bolívia – acusados de envolvimento na morte do estudante Kevin Espada, de 14 anos, em fevereiro – foram soltos. Os torcedores corintianos estavam presos na cidade de Oruro, na Bolívia, desde 20 de fevereiro.
O clube informou que se empenhou na soltura dos torcedores e que continuará tentando libertar os demais torcedores. “A felicidade pela libertação dos sete cidadãos brasileiros, no entanto, não é maior que a força e o engajamento com que o Sport Club Corinthians Paulista seguirá trabalhando para que todos os outros cinco torcedores tenham os seus direitos respeitados”.
Os 12 torcedores foram presos após a morte do estudante boliviano durante o jogo entre Corinthians e San José (time boliviano), na Bolívia, na disputa pela Taça Libertadores da América. Espada morreu ao ser atingido por um sinalizador. Para os policiais bolivianos, o sinalizador foi disparado da área onde estavam os torcedores brasileiros. Eles negam responsabilidade na morte de Espada. (Edição: Fábio Massalli)

Leia a Coluna do Nelson Vinencci no Jornal O Impacto - o mais lido disparado no oeste do Pará

quinta-feira, 6 de junho de 2013

EM MANAUS FORAGIDO DA PENITENCIÁRIA FOI AGARRADO DENTRO DO MOTEL NO TOBA DO "SOLDADO"

FORAGIDO DO COMPAJ É RECAPTURADO FAZENDO AMOR COM 'SOLDADO' EM MOTEL
Policiais do 3º DIP recapturaram na madrugada desta quinta-feira Fabrício Duarte de Barros, 22 anos, o “Bactéria”, foragido do regime semi-aberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim.
Ele foi encontrado em um quarto no Motel Vip, enquanto matinha relação com um homossexual, identificado apenas por “Soldado”. Bactéria é conhecido no bairro de Petrópolis, na Zona Sul de Manaus, onde realiza assaltos a mão armada.
De acordo com o investigador Geraldo Filho, do 3º DIP, no dia primeiro de maio, Bactéria assaltou duas vezes uma panificadora localizada no beco Alírio Prado, em Petrópolis. O proprietário, que pediu para não ser identificado, disse que pela anhá o bandido roubou R$ 300,00 e à tarde quando voltou ao estabelecimento roubou mais R$ 500,00.

Ao ser apresentado a imprensa, na manhã desta quinta-feira, Bactéria, sorrindo, fez posse para os fotógrafos. (Portal do Holanda)

EM FARO SÓ A FAZENDA DA MARINETE CRESCEU, O RESTO ESTÁ UMA DESGRAÇA, DIZ LEITOR AO ESPALHA BRASA

EM FARO PREFEITA DO PMDB PROMOVE ARROCHO SALARIAL E ABANDONO DA CIDADE
Olá, companheiro reporto-me assim, pois, assino em baixo suas publicações voltadas às administrações publicas desses novos gestores. Ser administrador de um município é cuidar, zelar e respeitar aquilo que muitos poderiam até fazer melhor. Bom amigo, sou farense (Faro), e continuamos sofrendo com o descaso da nossa gestora (Marinete Machado), que aprendeu com seu marido ex prefeito (Tenório), todas as malicias contra todos sabe-se que sua fazenda em poucos meses de governo esta renovada, onde não havia nada. Nossa cidade está sem perspectiva, baixou salário de todos, até dos médicos, não temos merenda escolar, medicamentos, não temos o básico do básico, registre amigo esse apelo.

Neoliberais e anarquistas têm uma paixão comum: para ambos, a liberdade do indivíduo é o valor supremo

Contardo Calligaris é psicanalista, doutor em psicologia clínica e ensaísta e já escreveu diversos livros, entre eles "Crônicas do Individualismo Cotidiano".
Por definição, os anarquistas não gostam de pertencer a coletividades, comunidades e grupos. Eles têm em comum uma antipatia (se não um ódio) pelos poderes instituídos, do Estado às igrejas, passando pelas torcidas, os partidos, os clubes etc. Fora esse sentimento comum, eles preferem pensar cada um por conta própria.
Mas, embora haja mil maneiras de ser anarquista, existe uma grande distinção que talvez seja legítima.
Há os anarquistas clássicos, que a esquerda gosta de incluir em suas fileiras. Grosso modo, eles acham que o fim do Estado e de todas as igrejas (por exemplo) criará uma nova sociedade de homens livres e pares. Tradicionalmente, esses anarquistas, por serem alérgicos ao poder dos partidos e dos Estados pretensamente "revolucionários", foram usados e, no fim, massacrados por seus supostos "companheiros" comunistas e socialistas (como aconteceu na guerra da Espanha).
E há os anarquistas que são hoje chamados de anarco-capitalistas, que a direita gosta de incorporar. Os anarco-capitalistas não sonham com uma sociedade radicalmente nova, eles apostam que a economia de mercado seja capaz de se contrapor ao Estado e aos poderes instituídos, de forma a substituí-los e torná-los desnecessários.
O que se ganharia com isso? Os anarco-capitalistas acham que, em matéria de liberdade, ser consumidor é um jeito relativamente pouco custoso de ser cidadão. Isso, sobretudo nas últimas décadas, em que o consumo tende a não ser massificado. Ou seja, a ideia anarco-capitalista é que, se deixássemos o mercado regrar nossa sociedade, nossa vida seria menos controlada e regrada do que ela é agora, pelo Estado e outros poderes. Continue lendo...

DILMA PRESENTEIA O PTB, PARTIDO DE ROBERTO JEFFERSON E COLOCA BENITO GAMA VICE DO BB

DILMA INDICA PRESIDENTE DO PTB PARA VICE DO BANCO DO BRASIL
Vera Rosa, Estadão
O PTB do ex-deputado Roberto Jefferson, delator do mensalão, voltará a ter assento no governo. A presidente Dilma Rousseff decidiu nomear o presidente nacional do PTB, Benito Gama, para a vice-presidência de Governo do Banco do Brasil. A cadeira estava vaga desde a saída de César Borges (PR), que deixou o cargo em abril para ser ministro dos Transportes, na esteira de uma briga do PR para retomar o controle da pasta. A escolha de Gama para a vice-presidência do Banco do Brasil foi comunicada ontem por Dilma ao governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), que esteve com ela no Palácio do Planalto. Com a nomeação, Dilma pretende amarrar o apoio do PTB à sua campanha pela reeleição, em 2014. Jefferson, porém, disse a correligionários que uma coisa nada tem a ver com a outra. Atualmente, há negociações do PTB com o PSDB do senador Aécio Neves (MG) e até mesmo com o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, possíveis rivais de Dilma, no ano que vem, na corrida ao Planalto.

Blogueiro ingrisilhento diz que tem mais gente marchando para dar o toba, do que gente no movimento contra a corrupção.

Nesta manhã de quinta (6) em seu Perfil no Facebook, o blogueiro ingrisilhento JK, fez um alerta para  que o cidadão se toque, pois tem mais gente interessada em causas menos importantes, como a marcha gay, do que gente lutando por um país mais justo e melhor, sem corrupção, mas com homens sérios e comprometidos com dias melhores para nosso povo.

MANAUS: POR NÃO SER REGULARIZADO O SERVIÇO, MOTOTAXISAS CIRCULAM LIVRES, PONDO EM RISCO O CIDADÃO

MUITOS PERIGOS RONDAM O TRANSPORTE FEITO POR MOTOTÁXIS
Sem regulamentação, mototáxis ' multiplicam' riscos a usuários que optam por usar este tipo de transporte alternativo em Manaus
JÉSSICA VASCONCELOS _ A CRÍTICA 
A população de Manaus cresceu e, com ela, o número de “gargalos”, especialmente nas áreas da mobilidade urbana e transporte público, alvos de constantes reclamações e que vêm obrigando quem quer fugir dos congestionamentos e da longa espera pelos ônibus a buscar alternativas, como um problema que cresce desordenadamente na capital: os mototáxis.
Segundo dados do presidente da Central Única dos Mototaxistas de Manaus, Paulo Falcão, dos 15 mil mototaxistas que atuam na capital altamente, 10 mil podem estar trabalhando sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Em 2011, quando o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município que autoriza a atividade na capital amazonense foi aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), cerca de 10 mil  mototaxistas atuavam na cidade, sendo 2 mil vinculados às associações. Hoje, esse número deve chegar a 15 mil, com 5 mil atuando nas 627 associações existentes, de acordo com Falcão. Um aumento de 2,5 mil profissionais por ano.
Apesar do grande número de mototaxistas circulando na cidade, a falta de regularização do serviço de transporte de passageiros faz com que os usuários convivam com a sensação de insegurança. Continue lendo...

A dignidade humana não se comercializa. É triste que algo tão elementar tenha se obscurecido para tantos e precise ser reafirmado, havendo hoje tão poucas vozes dispostas a fazê-lo.

A campanha de apologia à prostituição que o Ministério da Saúde colocou e retirou do ar ignora que o comércio do próprio corpo degrada a mulher e não pode ser comparado a outras atividades profissionais.
O Ministério da Saúde recuou e tirou do ar, na terça-feira, uma peça da campanha publicitária voltada a prostitutas e lançada no fim de semana passado. O cartaz que dizia “Eu sou feliz sendo prostituta” era parte de uma ação com o objetivo de conscientizar as profissionais do sexo em relação à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). “Enquanto eu for ministro, não acho que seja uma mensagem a ser passada pelo Ministério da Saúde”, afirmou o titular da pasta, Alexandre Padilha, antes de demitir o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Dirceu Greco, que seria o responsável pela campanha. Na noite de terça, o ministro ainda ordenou a retirada do ar de toda a campanha, e não apenas da peça polêmica. A simples menção a uma suposta “realização profissional” das prostitutas em uma ação sobre DSTs já soa estranha; mais preocupante, no entanto, é a glamourização de uma atividade que envolve a degradação da dignidade da mulher.
Mas como chegamos ao ponto em que, em vez de tolerar, se passa a promover um claro atentado ao princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, tratando a comercialização do corpo como se fosse uma coisa qualquer? A consciência de que todo ser humano é portador de uma incomensurável dignidade é uma conquista histórica da civilização ocidental, erguida sobre os escombros de impérios antigos que (a despeito das contribuições que tenham dado à humanidade) viam a mulher praticamente como propriedade do homem, reduzida a um misto de objeto de prazer sexual, empregada doméstica e incubadora, como atestava o orador ateniense Apolodoro, ao dizer “temos moças para o prazer, amantes para o refrigério diário dos nossos corpos, mas esposas para nos darem filhos legítimos e olharem pela casa”. Continue lendo...

CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL DEVE SER ANULADO OUTRA VEZ

CONCURSO DA PC PODERÁ SER ANULADO OUTRA VEZ. GRUPO DENUNCIA IRREGULARIDADES 
Os concursos públicos para preenchimento de vagas para os cargos de delegado, investigador e escrivão da Polícia Civil podem ser anulados novamente. Na manhã de ontem, uma comissão de concursados foi recebida pela promotora de Direitos Constitucionais Fundamentais, Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, Elaine Carvalho Castelo Branco, e denunciou irregularidades que teriam sido cometidas durante a realização da prova do certame, em 5 de maio. Segundo eles, ocorreu a prisão em flagrante de uma pessoa na escola Vilhena Alves, que estaria de posse do gabarito da prova.
A comissão denunciou ainda o uso de celulares durante a prova e quantidade insuficiente de fiscais para conduzir os candidatos até o banheiro. Um dos candidatos teria ouvido outro falando com alguém ao celular, dentro do banheiro, e pedindo as respostas das questões.
A atitude da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que aplicou o concurso, de não disponibilizar a possibilidade de entrar com recurso por meio eletrônico foi questionada. Outra denúncia envolve a participação de investigadores e delegados na fiscalização dos candidatos no dia da prova, sendo que, de acordo com a comissão, muitos desses profissionais tinham parentes que fariam a prova. Continue lendo...

LUIS ROBERTO FOI APROVADO COM 59 VOTOS CONTRA 6 PARA O STF

SENADO APROVA INDICAÇÃO DE LUÍS ROBERTO BARROSO PARA O STF
Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil
Brasília - O plenário do Senado aprovou, com 59 votos favoráveis e 6 contrários, o nome do advogado Luís Roberto Barroso para o Supremo Tribunal Federal. Ele irá assumir a vaga do ex-ministro Carlos Ayres Britto, que se aposentou em novembro do ano passado.
Antes de ter o nome aprovado pelo plenário, Barroso passou por longa sabatina, que durou cerca de oito horas, na Comissão de Constituição e Justiça da Casa. O advogado e jurista foi questionado sobre diversos temas como reforma política e fidelidade partidária, legislação tributáriaprocesso do mensalão e Código Penal.
Natural de Vassouras (RJ), Luís Roberto Barroso tem 55 anos, é professor de direito constitucional, advogado e procurador do estado do Rio de Janeiro. Em diversos julgamentos no STF, especialmente ligados a temas socais, os ministros costumam fazer referência às ideias dele para fundamentar as decisões.  Continue lendo...

BARBOSA LIBERA OS BENS DE DUDA E ZILMAR

JOAQUIM BARBOSA LIBERA BENS DO PUBLICITÁRIO DUDA MENDONÇA E DE SÓCIA
Débora Zampier - Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, decidiu liberar os bens do publicitário Duda Mendonça e da sócia dele, Zilmar Fernandes. Os valores estavam detidos desde 2006 devido à Ação Penal 470, o processo do mensalão, na qual ambos eram réus. 
Os bens foram bloqueados por Barbosa a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que alegava dívidas de mais de R$ 30 milhões dos sócios com o Fisco. Com a absolvição de Duda e Zilmar dos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas no final do ano passado, a defesa pediu a liberação dos valores.
O primeiro pedido dos advogados, apresentado em janeiro deste ano, foi negado pelo relator da ação penal. Barbosa alegou que os recursos ainda poderiam alterar o teor da decisão. Nesta semana, o Ministério Público mudou o parecer que vinha apresentando até então, opinando pela liberação dos bens. A decisão foi tomada ontem por Barbosa, mas divulgada apenas hoje (5) pela assessoria do STF. (Edição: Fábio Massalli)

quarta-feira, 5 de junho de 2013

A seleção dominou a partida e trocou mais passes porque a Inglaterra deu o domínio do jogo

Eduardo Gonçalves de Andrade, apelidado de (Tostão) é ex-jogador, campeão mundial na Copa de 1970, médico e escritor crítico literato. 
O novo Maracanã acirrou antigas disputas ideológicas, entre os que estão revoltados com a total descaracterização do estádio, chamados, de uma maneira pejorativa, de saudosistas, e os modernistas, apaixonados pelo novo.
Os saudosistas, chamados, pelos modernistas, de viúvas do antigo Maracanã, são contra também a elitização do futebol em todo o Brasil, os preços excessivos dos ingressos, o superfaturamento dos estádios, a ausência dos "geraldinos" e dos mais pobres e a mudança no hábito da torcida, mais comportada.
Do outro lado, os modernistas acham que é essencial a elitização --não usam essa palavra para não soarem arrogantes-- para diminuir a violência e melhorar o futebol, como foi na Inglaterra. Os saudosistas falam que os modernistas são mandados por seus patrões, parceiros dos novos donos do futebol.
Não tenho nada contra a modernidade, contra a transformação do Maracanã nem contra ingressos mais caros para quem quer mordomia. Minha indignação, a mesma dos chamados de saudosistas, é com a ausência de preços acessíveis para os mais pobres, com conforto e segurança, com a destruição de várias coisas importantes em volta do Maracanã, para atender à Fifa, com o absurdo custo da reforma do estádio (R$ 1,2 bilhão) e com a falta de transparência e gastos excessivos e nebulosos para a realização da Copa do Mundo. Continue lendo...

1° CONGRESSO DE PIVETES VIRADO O CAVALO DO CÃO DE SANTARÉM

1° CONGRESSO DE PIVETES DE SANTARÉM – Nesta terça feira (4) aconteceu algo inédito em Santarém – o 1° Congresso de Pivetes do Baixo Amazonas - a patifaria aconteceu no bairro de Santana e Uruará. Dezenas de curumins armados de tudo o quanto é porcaria, resolveram mostrar força. A polícia colocou todo o seu contingente a serviço da esculhambação infantil, que exibiam facões, muchacos, trezoitão caseiro, baionetas de funilaria e outras armas ratuinas mais... o Congresso infanto-marginal, é amparado pelo ECA... putitanga!   

JATENE DEIXA FECHAR POR DESCASO E INCOMPETÊNCIA, A ÚNICA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE AVEIRO

DESCASO: ESCOLA ESTADUAL É INTERDITADA E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PERDEM ANO LETIVO EM AVEIRO 
É revoltante o que está acontecendo com os alunos do ensino médio no município de Aveiro-PA. Defesa Civil interdita a única escola estadual de ensino médio e alunos são prejudicados com a perda do ano letivo.
Não é de hoje que a tradicional escola estadual Eduardo Angelim, vem enfrentando problemas administrativos e educacionais no município de Aveiro-PA. Agora, como se não bastasse os problemas citados, a escola foi interditada pela Defesa Civil municipal devido aos constantes alagamentos provocados pelo período de chuvas em nossa região.
Sinônimo de educação de qualidade até o final da década de 90, hoje a escola Eduardo Angelim é o retrato vergonhoso do abandono por parte do governo estadual. Administrativamente partidarizaram a gestão da escola, usando critérios políticos para nomear e exonerar os diretores. Na questão do ensino faltam professores para diversas disciplinas, inclusive muitos alunos estão prejudicados por não poderem receber o diploma de ensino médio.
Por descaso do Governo Jatene a Escola estadual Eduardo Angelim foi interditada pela Defesa Civil
Recentemente uma comissão formada pelo prefeito, secretários municipais, vereadores, sindicalistas, professores, pais e estudantes estiveram na 5ª Unidade Regional de Educação cobrando providências e soluções para o caos que se encontra o ensino médio na sede do município, mas nada foi resolvido.
Duas medidas estão sendo cogitadas para tentar solucionar os problemas. A primeira é transformar o ensino médio regular em modular, a exemplo do que acontece em Fordlândia, Brasilia Legal, Andrelândia, Santa Cruz, Apacê e Cametá. A segunda e transferir a responsabilidade do ensino médio aveirense da 5ª URE (Santarém) para a 12ª Unidade Regional de Educação sediada no município de Itaituba-PA (Blog o Elias Júnior).

PADILHA PÕE NA RUA, DIRETOR QUE FEZ MERDA NA CAMPANHA DO DIA INTERNACIONAL DAS PROSTITUTAS

MINISTRO DA SAÚDE EXONERA DIRETOR APÓS CAMPANHA PARA O DIA INTERNACIONAL DAS PROSTITUTAS
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil
Brasília - Após a divulgação de uma campanha para o Dia Internacional das Prostitutas com a frase “Sou feliz sendo prostituta", o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, determinou a exoneração do diretor do Departamento Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do ministério, Dirceu Greco.
A campanha foi lançada no último fim de semana nas redes sociais pelo departamento dirigido por Greco. Nesta terça-feira (4), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a pasta não avaliza a peça da campanha e disse que, enquanto fosse ministro da Saúde, a mensagem não faria parte da campanha do ministério.
Em nota, a pasta diz que as peças expostas "não foram aprovadas pela Assessoria de Comunicação Social, como ocorre com todas as campanhas", além disso, esclarece que a campanha foi elaborada a partir de oficina de comunicação comunitária conduzida pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais com representantes desse público alvo. Ele diz que as peças estão agora sendo analisadas pela assessoria e que serão disponibilizadas se aprovadas. (Edição: Fábio Massalli)

terça-feira, 4 de junho de 2013

GABY AMARANTOS TEM A PERIQUITA MAIS DESEJADA DO BRASIL

GABY AMARANTOS, CONHECIDA PELA MÚSICA "EX MY LOVE", RESOLVEU POLEMIZAR DURANTE A ENTREVISTA À REVISTA "DIA-A-DIA". 
A cantora paraense falou sobre  status e como o sucesso não mudou a sua cabeça "Minha noção de riqueza artística é bem diferente. Não preciso morar em Alphaville. Sou feliz morando no Jurunas. Ninguém sabe da minha conta bancária, mas eu vivo muito bem, proporciono tudo o que a minha família precisa, dou valor a coisas pequenas e continuo sendo a mesma pessoa que come churrasquinho de gato na esquina; que bota piscina de plástico no meio da rua e pula com os amigos".
Questionada sobre a sua vida pessoal, ela preferiu não dizer se está com alguém ou não, mas deixou claro que se estiver só, não é por falta de pretendentes  "Eu tenho a periquita mais desejada do Brasil", soltou. (Portal do Holanda)

Apresentador Nyelsen Martins adverte Governo Jatene sobre turismo no Pará

Nyelsen Martins, o melhor apresentador de TV da atualidade, que comanda o SBT Pará, programa de maior audiência da TV do Parazinho, nesta terça(4), falando sobre o turismo no Pará, mencionou o Oeste paraense esquecido pelos sucessivos governos de Belém.

Égua da operadora pissiquenta, só rompe a fibra ótica da VIVO, putitanga!

SÓ ROMPE A FIBRA ÓTICA DA VIVO – A OI, TIM, Claro, nunca deixam o caboclo na mão por causa de cabo de fibra ótica quebrado, mas a VIVO, putitanga! Todo tempo tem uma ingrisilha que derruba o poste e rompe o cabo da VIVO - Se dá um trovão, cai um raio, na torre da VIVO - que fuleragem é essa? Fomos nesta manhã dispostos a se livrar dessa peste da VIVO, pra variar o sistema estava fora do ar, porque houve o famoso rompimento da fibra ótica da VIVO, só acontece isso com a porra da VIVO... putitanga! 

A COLETA DE LIXO ESTÁ UMA BAGUNÇA EM SANTARÉM

COLETA DO LIXO EM SANTARÉM AVACALHOU – No início do governo Von foi um alvoroço dos diabos, todos os holofotes focavam o prefeito andando pelos quatro cantos da cidade mandando a Clean limpar direito, pois o serviço da coleta do lixo em Santarém estava uma porcaria – passou a farra, veio a ressaca, as carroças que entravam nos bairros mais distantes foram abandonadas, a Clean diz que não estão pagando direito e o serviço está a cada dia que passa uma porcaria. O horário avacalhou, nunca levam tudo, sempre deixam restos de lixo nos locais de coleta, uma verdadeira bagunça como muita coisa está neste governo, putitanga! 

AGU É A FAVOR DO AUMENTO DA BANCADA DO PARÁ NO CONGRESSO

AGU DEFENDE A LEI QUE AUMENTA BANCADA PARAENSE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS 
Thiago Vilarins - Da Sucursal de Brasília
A Advocacia-Geral da União (AGU) se manifestou ontem, no Supremo Tribunal Federal (STF), pela constitucionalidade da Lei Complementar nº 78/1993 que disciplina a fixação do número de deputados federais que irão representar os Estados e o Distrito Federal. O órgão destaca que a norma não fere a Constituição por delegar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a competência para gerenciar esses cálculos e fornecer os números de vagas a serem disputadas antes das eleições.
A Secretária-Geral de Contencioso (SGCT) da AGU elaborou a manifestação contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n° 4947, ajuizada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, para reduzir o número de deputados por Estado. Ele alega que a norma federal viola o artigo 45, parágrafo 1º, da Constituição e o artigo 4º, parágrafo 2º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, pois, de acordo com a ação, a competência prevista na lei seria exclusiva do Congresso Nacional.
Pelo panorama definido pelo TSE no último dia 9 de abril, o Pará será o Estado mais beneficiado com a redistribuição das cadeiras na Câmara dos Deputados, passando dos atuais 17 representantes para 21 a partir de 2015. Continue lendo...

ORÇAMENTO DO JATENE DE 2014 RECEBEU 76 EMENDAS

ORÇAMENTO DO PRÓXIMO ANO QUE TRAMITA NA ASSEMBLEIA RECEBE 76 EMENDAS 
A Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014 que está tramitando na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) recebeu 76 emendas dos parlamentares. Para 2014, o orçamento está sendo estimado em cerca de R$ 18,5 bilhões, quase um bilhão a mais do que o que foi apresentado no ano passado. A presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO), a deputada Ana Cunha (PSDB), tem até o dia 7 de junho para dar um parecer sobre a sugestão dos parlamentares, para então encaminhar o projeto para discussão em plenário.
Dentre as emendas apresentadas, a maior parte veio da oposição. Quem liderou este ranking foi o deputado Aírton Faleiro (PT), com 17 emendas. Os deputados Fernando Coimbra (PSD) e Cássio Andrade (PSB) aparecem em segundo lugar com 13 emendas cada um. A bancada do PT apresentou dez emendas em conjunto, e os petistas Zé Maria e Carlos Bordalo outras sete individuais. Edmilson Rodrigues (PSOL), Milton Zimmer (PT) e Alfredo Costa (PT) também apresentaram três emendas cada um. Continue lendo...

OPERAÇÃO DA PF PRENDE TRAFICANTES EM DIVERSOS ESTADOS

POLÍCIA FEDERAL PRENDE SUSPEITOS DE TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS
Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Polícia Federal (PF) prendeu 11 pessoas suspeitas de tráfico internacional de drogas nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Prisões também foram feitas em Portugal e na Suíça, com o apoio de polícias estrangeiras. Segundo nota divulgada pela PF, a operação ocorreu entre a última sexta-feira (31) e ontem (3), depois de um ano e meio de investigações.
A operação da Polícia Federal, denominada Nações Unidas, contou com o apoio da Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos, da Guarda Civil Espanhola e de policiais de Portugal, da Colômbia e do Uruguai. (Edição: Graça Adjuto)

segunda-feira, 3 de junho de 2013

A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS...

A senhora Antônia Elizabeth, residente na comunidade do Tabocal, localizada na BR 163, Santarém Cuiabá, muito aborrecida com o atendimento no Hospital Municipal do “VON o BOM” falou com exclusividade para o repórter Elias Junior . O motivo de sua revolta, seria pelo fato que nesta manhã de segunda (3) foi coletado sangue de sua filha para um hemograma. Mas quando foi a tarde foi pegar o resultado do Exame, para a sua surpresa a enfermeira falou para ela que não havia exame nenhum em nome de sua filha, para piorar a situação, uma profissional de saúde também indignada com a bagunça que é hoje a saúde municipal, falou para ela que o exame de sua filha havia sumido do laboratório. (Blog do Elias Junior) 

Broz preta fez mais uma vítima - assalto na Loja Prancheta em Santarém

MAIS UM ASSALTO NA BROZ PRETA DO CÃO – Agora foi por volta das 14:30h, quando o funcionário da Loja Prancehta, Gilber Luiz Cunha Gonçalves de 36 anos, saiu para ir depositar a renda da loja, os vagabundos aguentaram ele. Praticamente na porta da loja... O repórter Elias Júnior na ilharga da notícia confirma que eram dois ratuínos, um desceu da Broz preta armado e anunciou o assalto, levando todo o dinheiro do seu Agustinho, Putitaga! Ta pra chegar nas casas das autoridades, aí quando assaltarem um bichão desses, rapidinho vão apertar o cerco e acabar com essa bandalheira...     

Dilma está em Natal trabalhando duro

É NATURAL QUE PREFEITOS FAÇAM REIVINDICAÇÕES, DIZ DILMA
A presidente Dilma Rousseff disse, na tarde desta segunda-feira (3), ao iniciar seu discurso, em Natal, onde participou da cerimônia de entrega de 111 retroescavadeiras e cem motoniveladoras, que é natural que haja demandas por parte dos governantes. “Prefeito e prefeita que não reivindicam, tem alguma coisa errada”, afirmou. Momentos antes, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presente ao evento, usou boa parte de seu discurso para elogiar o “governo republicano” da presidente Dilma e pedir que ela destine recursos para o Estado. (Política Livre)

Foi o Von que pediu para a justiça retirar o pessoal dos comércios ao lado do estádio

“O VON PEDIU PARA A JUSTIÇA MANDAR DERRUBAR – Fazem mais ou menos 20 anos, que o prefeito Ruy Corrêa deu a concessão de uso do espaço ao lado do Estádio para lanches e outros ramos de atividade, que pagam o Alvará e os impostos correspondentes aos seus negócios. Nesta segunda (3) o bicho pegou! Um Oficial de Justiça a pedido do Governo Von está expulsando os comerciantes do lado do Estádio Colosso do Tapajós - um dos donos de um dos lanches, nos disse que não houve justificativa por parte do Von, ele quer que eles desocupem a área e ponto final... Putitanga! Foi uma choradeira, famílias dependem daquele trabalho... ficamos cá com os nossos botões: "Será que o Von está pegando corda de alguém? Será que tão metendo pilha nele, para ele fazer essas merdas?" Sabe lá!!!

PESSIMISTAS JÁ VISLUMBRAM SOBRAS DE VAGAS NOS HOTÉIS DURANTE A COPA

MERCADO DE TURISMO SE PREPARA PARA SUPEROFERTA DE HOTÉIS APÓS A COPA
Fernando Scheller, Estadão

A preocupação de não fazer feio na Copa do Mundo gerou uma corrida na construção de hotéis em várias capitais. No entanto, o incentivo – que partiu de prefeituras e também do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – pode ter sido ousado demais. Em algumas capitais, já há o risco de superoferta de hotéis. As unidades que serão entregues até 2014 correm o risco de ficar sem hóspedes depois que as luzes dos estádios se apagarem e os turistas forem embora. Apesar de haver um consenso no mercado de que o parque hoteleiro do País está defasado em termos de qualidade, especialistas no setor de turismo dizem que são poucas as cidades que precisam realmente de uma grande quantidade de novos hotéis – realidade que só se aplica, hoje, a São Paulo e Rio de Janeiro. “Um empreendimento só consegue cobrar tarifas mais altas se tiver uma taxa de ocupação acima de 65%, patamar que não será atingido em várias capitais brasileiras”, diz Diogo Canteras, sócio da Hotel Invest. No caso de Belo Horizonte, a Lei 9.952, de 2010, conhecida como “Lei da Copa”, deu às incorporadoras o direito de duplicar a área construída em seus terrenos se eles fossem destinados à construção de hotéis. O resultado foi uma explosão da oferta hoteleira – ao todo, são 46 empreendimentos saindo do papel, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte. Leia mais no Estadão.

Processadores menores que um grão de areia permitirão colocar computadores em quase qualquer objeto

Luli Radfahrer é Ph.D. em comunicação digital pela ECA-USP, professor há mais de 15 anos na USP. Trabalha com internet desde 1994, fundou a Hipermídia, uma das primeiras agências de comunicação digital do país.
Uma formiga sozinha é inofensiva. Até mesmo a rainha, retratada em desenhos animados como estrategista, não passa de uma operária cuja única função é gerar novas crias. Em conjunto, no entanto, não há quem possa com elas.
Há formigueiros tão grandes que seriam inimagináveis em nossa escala. A formiga argentina, nativa do Pantanal, pega carona em navios para se espalhar pelo mundo, formando supercolônias. A maior delas contorna o mar Mediterrâneo. Seus parentes habitam um formigueiro de 900 quilômetros no litoral da Califórnia e outro de tamanho equivalente no Japão.
O planeta está dividido entre as duas civilizações que desenvolveram técnicas de organização social, cultivo de plantas, criação de comida e guerra. Nós somos a segunda. Com cerca de 1,6 milhão de formigas para cada ser humano, as biomassas das duas espécies se equivalem.
Esse mecanismo emergente de coordenação indireta, presente nos insetos de comportamento social, como vespas e abelhas, é chamado de estigmergia, e tem influenciado várias pesquisas em inteligência artificial.
Na natureza, as formigas inicialmente andam sem rumo, em busca de comida. Quando encontram, voltam para a colônia deixando um rastro de feromônios que será identificado e seguido por outros. Com o tempo, os feromônios evaporam, deixando marcada somente a trilha mais usada. Continue lendo...

Mandado por adversários, vândalos invadem casa do deputado Hilton Aguiar PSC em Itaituba

VÂNDALOS TENTAM INTIMIDAR DEPUTADO - A casa do Deputado Estadual Hilton Aguiar (PSC) em Itaituba PA sofreu na madrugada de domingo (2), um ataque de vandalismo – O deputado e sua família estão em Belém – Cinco vagabundos encapuzados em motocicletas apedrejaram a casa, quebraram utensílios e até um dos carros que estava na garagem sofreu com a ação dos ratuinos. A vizinhança deu o alarde e os pilantras se mandaram – a confusão é por causa de política, Hilton está na crista da onda e deve ser o deputado daquele município, mais votado nas próximas eleições, por isso está incomodando seus adversários... putitanga!   

Ação desastrada do governo tucano: derrubar lanches ao redor do Colosso do Tapajós

A PERSEGUIÇÃO TUCANA CONTINUA – Confusão formada na esquina do Estádio Barbalhão – uma ordem judicial manda colocar a baixo os lanches ao redor do Colosso do Tapajós – famílias que vivem há mais de 20 anos trabalhando naquele local, estão sendo intimadas a colocarem no chão seus empreendimentos – de uma hora para outra, chegou o oficial de justiça e apresentou a liminar que obriga a turma toda a vazar da área – nesta manhã é esperada a força policial que deve derrubar tudo – putitanga!   Bem feito quem manda votarem neles... No tempo do PT não era assim...

GOVERNADOR DE SERGIPE ESTÁ NA UTI DO SÍRIO LIBANÊS EM SP

MARCELO DÉDA PERMANECE INTERNADO EM SÃO PAULO
Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O governador de Sergipe, Marcelo Déda, continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Déda foi internado no dia 27 de maio para tratamento de neoplasia gastrointestinal, com quadro de dificuldade alimentar, que vem sendo corrigido com “medidas de suplementação nutricional”, informou a hospital.
O mais recente boletim médico informou que na noite da última sexta-feira (31) o governador apresentou febre e foi transferido para a UTI para um tratamento específico. Segundo o hospital, Déda encontra-se consciente, orientado e respira sem ajuda de aparelhos. (Edição: Beto Coura)

CICLISTAS SE MANIFESTAM EM BRASÍLIA CONTRA A PEC 37

PASSEIO CICLÍSTICO REÚNE MANIFESTANTES CONTRÁRIOS À RETIRADA DE PODER DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil
Brasília - Um passeio ciclístico reuniu centenas de pessoas na manhã de domingo (2) em Brasília em um ato de repúdio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que limita o poder de investigação criminal do Ministério Público. Caso seja aprovada, a mudança determinará a exclusividade da investigação para as polícias civil e federal.
Os manifestantes percorreram cerca de 5 quilômetros entre a sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Congresso Nacional, onde fizeram um ato cívico e cantaram o Hino Nacional. O evento foi promovido pela Associação do MPDFT. Segundo a Polícia Militar, o evento contou com a participação de cerca de 250 pessoas.
O promotor de Justiça adjunto Ricardo Fonseca, um dos organizadores do evento, disse que o Ministério Público não tem interesse em investigar os crimes sozinho, mas ressalta que a polícia não conta com estrutura para apurar toda a criminalidade. “Existem determinados núcleos de criminalidade, como crimes de colarinho branco e crimes eleitorais, que a polícia por si só não consegue chegar, por conta de pressões políticas e dificuldades para dar continuidade às investigações”, diz. Continue lendo...

domingo, 2 de junho de 2013

VON ABRE COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE SANTARÉM COM FESTA FURRECA

Nato Aguiar da SEMC, Zuila Von da SEMTRAS, Prefeito Alexandre Von, vice-prefeita Maria José, e secretário da SEMJEL Erasmo Maia.  
APESAR DO INSISTENTE APELO DO GOVERNO VON, O PUBLICO DEU AS COSTAS PARA O VIDA ATIVA - EVENTO QUE ABRIU OFICIALMENTE A FESTA DO ANIVERSÁRIO DE SANTARÉM
Bem diferente do PT que fazia da abertura da semana de aniversário de Santarém, uma grande festa, com inaugurações de obras e eventos culturais, o Governo Alexandre Von promoveu um evento mixuruca na orla da cidade, com o público ausente.
Sem nenhuma obra para mostrar, apesar de Von ter recebido inúmeras em processos de finalizações deixadas pelo governo anterior, o prefeito e sua comitiva esteve no evento de abertura dos 152 anos de Santarém em meio a uma visível impopularidade.
Um projetinho chamado de Vida Ativa da SEMJEL secretaria comandada pelo sobrinho do Lira Maia, o inigualável Erasmo Maia, até que tentou empolgar os gatos pingados, mas o clima não estava para festa no local, até os correligionários do Von estranharam.
As observações de pessoas que estiveram no local, foram criticando a falta de organização feita pela Secretaria de Cultura, som de péssima qualidade, a mídia medíocre do Governo Von convocando povo que nem sabia de que se tratava, uma tragédia.  

O Lula finge que explode, mas tem uma veia de vulgaridade parecida com a minha. Leva vantagem porque a administra melhor e se faz entender pelo povo, coisa que eu e a senhora não conseguimos.

Elio Gaspari é comentarista do jornal Folha de S. Paulo, jornal diário de São Paulo, onde está radicado, tendo seus artigos difundidos para outros jornais, dentre os quais O Globo do Rio de Janeiro, Correio do Povo de Porto de Porto Alegre.
Excelência,
Nossa convivência foi nula. Eu estava no palácio, e a senhora estava na cadeia. Mesmo assim, sei mais de sua vida hoje do que sabia quando chefiava o SNI. Há uns meses o Geisel, que mal fala comigo, me contou que a senhora se tornou navegadora do avião presidencial para desviá-lo de turbulências.
Ele estava horrorizado, porque a mulher dele, Lucy, tinha horror a avião e, mesmo sendo ditadores (para usar sua expressão), nunca fizemos isso. Agora a repórter Natuza Nery contou sua história.
No meu tempo, fui atrás do vagabundo que gozou o episódio em que, ao botar umas flores no túmulo do Soldado Desconhecido, em Paris, as queimei na chama votiva. Brigar com jornalistas foi desperdício de coronárias. Eu fiz besteira, mas não vi a labareda.
Escrevo-lhe para pedir que alongue os pavios do palácio. O seu, como o meu, é curto e vocabularmente agressivo. Resulta disso que encurtou também o da chefe da Casa Civil, a Gleisi Hoffmann, com seu ar angelical. Quando agressiva, ela fica patética.
Eu fazia um gênero cafajeste, afinal, vinha da cavalaria. A senhora faz o tipo durona, pois veio da VPR. Nem todo mundo precisa ser como nós, mas palácio é assim mesmo, muda os outros à nossa imagem e semelhança. Eles fingem achar que somos divindades.
Quer saber? Explodir não adianta nada. Os nossos assessores riem. Alguns deles concluíram que eu tinha ficado maluco. Acabei infartando. Quando vejo a serenidade do Tancredo, o bom humor do JK, o fatalismo do Getúlio, concluo que eu e o Jânio tínhamos muito a aprender. Continue lendo...

DILMA MANDA COLOCAR NO TALÃO O CUSTO DA ENERGIA CONSUMIDA PELO CIDADÃO

CONSUMIDORES COMEÇAM A SER INFORMADOS SOBRE CUSTO DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil
Brasília - A partir deste sábado (1º), as distribuidoras de energia elétrica deverão informar, por meio das faturas emitidas aos consumidores, as bandeiras tarifárias (verde, amarela e vermelha) que indicarão o custo da energia usada em função das condições de geração de eletricidade. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para o mês de junho foram acionadas bandeiras vermelhas nos quatro subsistemas de geração de energia: Sudeste/Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul.
As bandeiras tarifárias funcionarão como um semáforo de trânsito: a verde significa custos baixos de geração, portanto, a energia elétrica estará mais barata naquele mês. A bandeira amarela indicará um sinal de atenção, pois os custos estão aumentando. Já a bandeira vermelha mostra que a energia necessária para atender a demanda dos consumidores tem sido gerada com custos maiores – um exemplo é o maior acionamento de termelétricas, uma fonte mais cara do que as usinas hidrelétricas para gerar energia. Nesse período, o custo da energia poderá aumentar.
A aplicação das bandeiras tarifárias deverá ser efetivada pelas distribuidoras do país a partir de janeiro de 2014, mas, neste mês, começa o período de testes. Com a sistemática, haverá uma sinalização mensal do custo de geração de energia elétrica, dando ao cidadão a oportunidade de gerenciar melhor o seu consumo de energia e reduzir o valor da conta de luz. (Edição: Lílian Beraldo)

EM EDIÇÃO EXTRA, DILMA ZERA IMPOSTOS DO TRANSPORTE COLETIVO

GOVERNO PUBLICA MEDIDA PROVISÓRIA QUE ZERA PIS E COFINS DE EMPRESAS DE TRANSPORTE URBANO
Daniel Lima*Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Diário Oficial da União publicou em edição extra a Medida Provisória 617 que zera as alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) pagas por empresas de transporte coletivo urbano.
A medida já tinha sido confirmada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em mais uma das iniciativas do governo para combater a inflação e aliviar o bolso de quem precisa andar de transporte coletivo. “Está confirmada, sim, a retirada do PIS/Cofins das passagens de ônibus”, disse Mantega no último dia 23 ao chegar ao Ministério da Fazenda.
O intuito do governo é que a medida auxilie as prefeituras a fazer reajustes menores nas tarifas de transporte público.
A partir deste mês, as tarifas de ônibus aumentam em pelo menos duas capitais. Em São Paulo, o preço chegará a R$ 3,20 a partir de amanhã (2). Segundo informações da prefeitura da cidade, o reajuste de 6,67% está abaixo da inflação acumulada desde janeiro de 2011, quando passou a vigorar a tarifa atual de R$ 3. 
Na cidade do Rio, vigora a partir de hoje (1º) a nova tarifa de R$ 2,95 para ônibus urbano - até ontem (31), o valor era R$ 2,75. No mês passado, o prefeito Eduardo Paes já tinha anunciado a intenção de reajustar os valores do transporte na cidade. (* Colaborou Alana Granda //Edição: Lílian Beraldo)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...