terça-feira, 29 de outubro de 2013

PIRANHA BAITOLA: ENCONTRADA PIRANHA NO TROMBETAS QUE NÃO COME NINGUÉM, SÓ COME VEGETAL

EMBORA PAREÇA ASSUSTADOR COMO OS "COLEGAS" DE LINHAGEM, PEIXE VEGETARIANO SÓ QUER SABER DE COMER PLANTAS
Uma piranha vegetariana foi descoberta na reserva biológica do rio Trombetas, no Pará, quando eram feitas coletas na área. A nova espécie fará companhia a outras quatro herbívoras conhecidas na Amazônia.
O peixe foi descrita em artigo científico no mês de julho por Marcelo Costa de Andrade, engenheiro de pesca e doutorando de Ecologia Aquática na área de Biodiversidade na Universidade Federal do Pará (UFPA). A nova espécie, cujo nome científico é Tometes camunani, pertence à família Serrasalmidae.
O local onde ela foi achada é caracterizado por muitas cachoeiras e corredeiras. Ao ser encontrada, verificou-se que a piranha herbívora não correspondia a nenhuma das espécies conhecidas. O artigo sobre o achado foi publicado na revista "Neotropical Ichthyology", especializada no estudo de peixes.
Marcelo explica que a Tometes camunani faz parte de um grupo de espécies que vive exclusivamente em ambientes de corredeiras e cachoeiras. "Nesses ambientes elas encontram seu principal alimento, que são as plantas típicas desses locais, alguns tipos de algas", observou o doutorando, que é orientado pelo professor doutor Tommaso Giarrizzo.
Como a descoberta é recente, o que se sabe até agora é que ela ocorre, exclusivamente, no rio Trombetas. "Ou seja, é a chave para que a gente possa fazer novos estudos para traçar estratégias de manejo", disse Marcelo Andrade.
Segundo o pesquisador, a Tometes camunani é achatada e tem formado de uma piranha normal. Ela se une agora a outras três espécies do mesmo gênero encontradas na Amazônia brasileira. Isso porque, das quatro piranhas vegetarianas existentes na região Amazônica, uma delas se encontra em território estrangeiro, na região chamada escudo da Guiana, e as outras três no País.
A partir de agora, os pesquisadores devem determinar o quanto esse ambiente do rio Trombetas é importante para a espécie e de que forma, também, o novo tipo de piranha pode contribuir para o ambiente, em especial à população local, uma vez que muitas pessoas sobrevivem da pesca e podem se beneficiar desse novo tipo de peixe.
Marcelo Costa de Andrade ressalta a importância da descoberta para o conhecimento da biodiversidade. "Com esse conhecimento, a gente pode ir se aprofundando em outros estudos", diz. (Amazônia – ORM)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...