segunda-feira, 31 de outubro de 2016

SINJOR PA REPUDIA A PUBLICAÇÃO ANTECIPADA DA UOL SOBRE AS ELEIÇÕES EM BELÉM E SE SOLIDARIZA COM A JORNALISTA PARAENSE

Nesse último sábado (29), o portal de notícias UOL publicou uma matéria da reeleição do Zenaldo Coutinho, com colaboração da jornalista de Belém, Aline Brelaz, o que causou grandes transtornos. A matéria que seria publicada após o resultado das eleições da capital paraense, acabou tendo um adiantamento por parte dos editores do Portal UOL e uma grande repercussão nas redes sociais.

Em seu perfil no facebook, a jornalista Aline Brelaz, explicou o ocorrido.



Enquanto ao UOL Notícias, confira a errata publicada no portal.

Em  nota pública, o Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA), repudia a prática jornalística que tenta se antecipar aos fatos. O que aconteceu com o portal de notícias UOL, que teria antecipado e publicado a matéria um dia antes da votação, colocando em situação de constrangimento a jornalista Aline Brelaz, que teria colaborado, além de ter causado eventuais prejuízos à candidatura de Edmilson Rodrigues (PSOL).

“Diante dos fatos, o Sinjor-PA reivindica a cuidadosa investigação na devida instância judicial eleitoral e, ainda, a devida compensação à jornalista pelo dano moral causado, já que Aline foi criticada nas redes sociais e afirma ter sofrido ameaças de pessoas que acreditaram que ela estivesse privilegiando uma candidatura”, declara nota da Sinjor-PA.
O Sinjor-PA recomenda que os profissionais evitem a elaboração de matérias antecipadas em qualquer circunstância. Enquanto, à jornalista atingida que registre, na delegacia de polícia, o boletim de ocorrência sobre as ameaças sofridas, bem como, coloca a assessoria jurídica à disposição para as orientações necessárias.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...