quinta-feira, 3 de novembro de 2016

SISTEMA DE COLETA FOI A ÚNICA SOLUÇÃO ENCONTRADA PELOS COMUNITÁRIOS PARA MANTER MERENDA ESCOLAR EM MARIPÁ

Pais de alunos e funcionários da Escola Santa Terezinha arrecadam pão, açúcar, tapioca, frutas, para que os estudantes não fiquem com fome durante o período letivo.



Já ouviu aquele provérbio: saco vazio não para em pé? Pois é, alunos de uma escola da rede pública de ensino na comunidade Maripá estão sem merenda escolar, há dois meses. Diante deste descaso os comunitários organizaram um sistema de coleta para manter a alimentação no educandário.

Cerca de 100 alunos matriculados estão sofrendo com a falta da merenda. A denúncia partiu de um professor que convive com o descaso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha, localizada na região do rio Tapajós, há 1 hora e 20 minutos de barco da vila balneária de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará.

De acordo com o professor de história e geografia, Adriano Farias, a contribuição dos comunitários foi a solução encontrada para que os alunos não fiquem com fome durante o período letivo. “Tem três semanas que estamos contando com essas doações, a gente reúne e consegue adquirir pão, açúcar, tapioca. As serventes ajudam, pedem frutas dos vizinhos para fazer suco e servir”, desabafou.

O professor ainda conta que o sistema de coleta não funciona apenas para a merenda escolar, mas também para manter as aulas no turno da noite, já que os recursos da atual gestão não estão sendo repassados. "Com os alunos do EJA a gente faz coleta também para pagar o combustível usado no gerador de energia, pois a noite não tem energia na escola”, contou.

Os alunos também enfrentam dificuldades para chegar até a escola, pois precisam pegar uma embarcação, na maioria das vezes uma bajara - pequena embarcação, tipo canoa - ou algum barco a motor.

A escola Santa Terezinha é mantida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Educação (Semed) e funciona nos turnos da manhã, tarde e noite. Todos esses fatores, principalmente a falta de alimentação, tem prejudicado o rendimento desses alunos em sala de aula. "São pessoas humildes que as vezes não tem o que comer em casa e como a escola fornece a merenda muitos só vão até por conta da comida", destacou.


Com informações do G1/ Santarém.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...