quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

NA CAMPANHA ELE ERA O BOM, FAZIA E ACONTECIA, COM O PEPINO NAS MÃOS O DISCURSO MUDOU RADICALMENTE

'NÃO FUI ELEITO PARA SER MÁGICO', DISPARA ZENALDO SOBRE DRENAGEM DA CAPITAL
Prefeito diz quais serão as ações emergenciais para reduzir os alagamentos nesse período chuvoso
O Liberal - ORM
Os resultados da combinação entre a chuva forte que atingiu Belém nesta quarta-feira (13) e a maré alta foram, entre outras coisas, várias ruas alagadas e transtornos causados à população. Somente no bairro do Curió-Utinga quase 100 casas foram atingidas pelos alagamentos da água da chuva, gerando prejuízos aos moradores, segundo a Defesa Civil. Em doze horas, choveu 26% do esperado para o mês inteiro, o que equivale a 110 milímetros. A chuva de hoje alertou as autoridades da cidade para o risco que novas chuvas aliadas à falta de estrutura urbana podem apresentar.
Por isso, uma coletiva com o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e o secretário de Municipal de Saneamento, Luiz Otávio Mota, reuniu a imprensa da cidade hoje para esclarecer quais serão as ações emergenciais da nova gestão de Belém para reduzir os alagamentos nesse período mais chuvoso.
Logo nos primeiros dias de mandato a nova gestão municipal iniciou um trabalho de limpeza nas ruas e canais da capital chamado ‘Cuida Belém, cuide também’. A ação, segundo o prefeito, retirou das ruas 32 mil toneladas de entulhos em 30 dias, porém, não o foi suficiente para evitar o problema de alagamentos. Ainda de acordo com Zenaldo, a solução para o problema é a drenagem dos canais e das bacias da cidade, mas de forma emergencial, a alternativa é continuar realizando a limpeza de canais e a manutenção das comportas das bacias. Para as essas obras, R$ 30 milhões serão empregados. Continue lendo...
O prefeito comentou ainda, que o problema também está na estrutura das obras mais antigas ‘As obras não começaram como deviam nas outras gestões. Houve um descompasso de engenharia em várias obras, o que facilita esse tipo de alagamento’, disse.
Outra medida que será tomada nos próximos dias para diminuir a incidência de lixo despejado nas ruas pela população é uma ação de educação ambiental nos bairros. ‘Quanto menos lixo, menos danos. Precisamos da parceria da população’, disse Zenaldo.
Luiz Otávio Mota, titular da Sesan, disse que em um prazo de 10 a 15 dias serão instaladas comportas de madeira em bacias centrais da cidade como a da Quintino e Três de Maio.
Apesar das ações de emergência, o prefeito admite que não é possível resolver os problemas de drenagem da cidade nos próximos dois meses, período em que as chuvas continuam intensas na região. ‘Não temos condições de resolver os problemas de drenagem em dois meses. É humanamente e financeiramente impossível! Vamos reduzir os danos, mas ainda haverá problemas de alagamento. Eu não fui eleito para ser mágico!’, disse o prefeito Zenaldo Coutinho diante da imprensa.
Pronto Socorro – Sobre o alagamento do Pronto Socorro da Quatorze de Março, o prefeito foi enfático: ‘É o retrato do caos!’. Ele disse que o hospital foi alagado causa de uma diferença de nivelamento no piso. O prefeito ainda disse que uma equipe da prefeitura irá ao local para fazer uma análise e dar início à obras que resolvam o problema. (Redação e foto Portal ORM)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...