sexta-feira, 12 de abril de 2013

Aos 100 dias do Governo Von, batalhando mesmo que lentamente para instalar uma cópia do DLIS (Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável) de Paragominas, dar para perceber com clareza que nosso Prefeito tem muito trabalho pela frente.

Nelson Vinencci é músico e compositor amazônico, escreve a Coluna Oriximiná no Jornal O Impacto e mantem cronicas e artigos aqui no Espalha Brasa.
Paragominas no nordeste paraense é a única cidade depois de Brasília que eu conheço, onde os carros param literalmente após alguém pisar na faixa de pedestre. Não há flanelinhas nas ruas e os muros da cidade são limpos, libertos das pichações idiotas das cidades decadentes. 
Lá se alguma criança estiver fora da escola, nas ruas, vendendo algo ou perambulando sem destino, a polícia recolhe na hora e vai atrás da casa do menor e faz todo um procedimento para que aquela família não volte mais a deixar a criança nas ruas. 
No transito, todos usam cinto nos carros, nas motos, todos usam capacetes, tem um dos menores índices de violência do Brasil, farta oferta de empregos, e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é bem acima da média nacional. 
Paragominas é uma cidade planejada, o projeto urbanístico concorreu com o de Lúcio Costa e quase vira o de Brasília, no final da década de 50 do século passado. Como não foi o projeto vencedor de JK, aproveitaram-no em Paragominas. 
A cidade é em formato hexagonal, com ruas amplas cujos nomes são parecidos com os de Brasília, lá existe também avenida W-3. A praça central da cidade de 100 mil habitantes funciona com um pólo, convergindo as ruas e avenidas para fora cidade. 
O sucesso começou por lá no ano 2000, com uma iniciativa do SEBRAE em parceria com a prefeitura na gestão do prefeito Sidney Rosa, que implantaram o DLIS (Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável). O Sidney conseguiu uma façanha: unir a sociedade entorno de um projeto de melhor qualidade de vida para todos. 
Passaram-se os anos e o sucessor de Rosa, o prefeito, Adnan Demachki, pôs fim na sigla DLIS, mas continuou com a mesma gestão de sustentabilidade implantada por Sidney, garantindo o padrão alcançado pelo projeto inovador avançando mais e mais...  Continue lendo...
Agora o atual prefeito é Paulo Pombo Tocantins PSDB, que já assumiu com o compromisso de manter as conquistas daquele povo da “cidade verde”, um exemplo de gestão municipal, limpa, próspera e de gente comprometida com o bem viver. 
Isso fez com que o nosso prefeito Alexandre Von, se apossasse das idéias de sucesso do Sidney Rosa de Paragominas e de maneira muito íntima, tenta implantar a tal DLIS (Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável) em Santarém. 
Até o slogan do Von é copiado de Paragominas: “Santarém cidade sustentável”. Ideia que é muito boa, e que se ele conseguir ter algum êxito, e não depende só dele, mas de todos nós contribuirmos com esse modelo que é excelente sim, sem dúvida. 
Lá em Paragominas o Sidney também desprezou a Câmara Legislativa, exatamente como fez o Von aqui, ao cortar esse vínculo, acabaram-se os cabides de empregos, e os vereadores também estavam juntos no mesmo objetivo, por que houve diálogo. 
A parceria com o SEBRAE lá no nordeste do Parazinho, supriu a necessidade na oferta de emprego e reteve o desemprego, algo que por aqui, a gente ainda não tem nenhum aceno nesse sentido, pois o Von tem dificuldade visível de comunicação. 
Há muitos pontos incomuns entre Paragominas, cidade planejada com 100 mil habitantes, com Santarém, cidade desordenada de 300 mil. Sidney Rosa fez uma ampla campanha de informação sobre o que ele estava propondo para o povo, coisa que até agora o Von nem tentou fazer.
Conseguir unir uma cidade de 100 mil habitantes entorno de um projeto sustentável, requer capacidade ímpar de comunicação com este povo, Santarém com três vezes mais habitantes requer um super gestor, quase um super homem, mas não é impossível.
Aos 100 dias do Governo Von, batalhando mesmo que lentamente para instalar uma cópia do DLIS (Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável) de Paragominas, dar para perceber com clareza que nosso Prefeito tem muito trabalho pela frente.
Certamente os moldes do projeto de Paragominas deverão ser readaptados por aqui, coisa que não consigo perceber diante da dificuldade de comunicação do prefeito. Tenho certeza de que nem o secretariado dele sabe o que ele está querendo fazer.
Nesse aspecto isento de culpa qualquer desastre cometido por parte do primeiro escalão do Von, inclusive do Secretario de Meio Ambiente Podaliryo Neto, que foi confundido como a 'Valéria do Von', por deslizes e mais deslizes logo no início do governo.
A realidade é que ninguém sabe o que "mudo quer", como se diz no popular, quando silenciosamente Von tenta movimentar uma ideia mesmo que seja muito boa, sem ser claro, límpido e insistente com seus subordinados e principalmente com o povo.
Assim nestes 100 dias, minha leitura da boa ideia de Alexandre Von é só uma, Von não conseguiu nem comunicar ao povo sobre seus planos de Governo, faz isso muito mal, apenas promete as coisas e elas não estão acontecendo.
Sugeria ao prefeito Von, que chamasse o tal Sidney Rosa, que é secretário de assuntos estratégicos e tecnologia do Governo Jatene, para expor melhor o grande feito que ele conseguiu e como ele conseguiu aplicar tão bem a ideia de sustentabilidade em Paragominas.
Sem vaidade, sem ser menor, mas apenas com humildade e consciência de que o nosso prefeito tem um projeto muito bom em mãos, que pode mudar de verdade nossas vidas e  que toda a sociedade deve participar, inclusive a oposição.
Concluindo este primeiro instante do Governo Von, pois virão outros textos, quero pedir ao prefeito para refletir sobre um ponto vital para o sucesso de seu plano de governo: "a comunicação", invista na comunicação, você não é um excelente comunicador, chame gente competente para lhe cercar que a coisa vai andar melhor - é o que espero.  

5 comentários:

Anônimo disse...

O blog acertou o milagre, mas errou um pouco o santo. O Sidney Rosa realmente organizou a prefeitura e a maquina. Mas os avancos aconteceram com seu sucessor Adnam. Ele que contra tantos e inclusive contra o sidney que é madeireiro criou o projeto Municipio Verde e tornou paragominas sustentavel. Lembra que o sidney é madeireiro

Jose Fernando Alves

Anônimo disse...

O blog acertou o milagre, mas errou um pouco o santo. O Sidney Rosa realmente organizou a prefeitura e a maquina. Mas os avancos aconteceram com seu sucessor Adnam. Ele que contra tantos e inclusive contra o sidney que é madeireiro criou o projeto Municipio Verde e tornou paragominas sustentavel. Lembra que o sidney é madeireiro

Jose Fernando Alves

Anônimo disse...

Zezo

Sou ambientalista aqui na região do Tapajós e tive um espanto ao ver o seu post. O Sidnei Rosa é o maior desmatador deste Estado. Acabou com as matas de Paragominas. Veio pra cá e está acabando com as matas de Almeirim. Ele quer ser governador e está andando este Estado com o projeto Municípios Verdes debaixo do braço. Projeto que virou bandeira eleitoral. Mente descaradamente quando se apropria do projeto. Ele diz que criou o projeto e seu sucessor mudou o nome. Faltou ele dizer o nome do projeto que ele criou Município Desmatado e Preto.

Mercedes Soares
soaresmercedes@yahoo.com

Anônimo disse...

PUXA NELSINHO

QUASE QUE TÚ ME PEGA NESSA. JÁ IA COMPRAR UMA PASSAGEM PARA PARAGOMINAS...

SE TU ME ENGANASSE, EU IA TE DÁ UM PEIA...kkkkkkk

CHAGUINHA

Anônimo disse...

Jatene colocou a raposa pra tomar conta do galinheiro...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...