domingo, 1 de setembro de 2013

GARANTIDO INICIA SELEÇÃO DE TOADAS PARA 2014 - INSCRIÇÃO TERMINA DIA 15 DE OUTUBRO

AINDA SEM TEMA, O GARANTIDO DEVE ESCOLHER 14 TOADAS PARA O CD OFICIAL DE 2014 
Por Priscila Caldas – Em Tempo
Os compositores amazonenses têm até o dia 15 de outubro para inscreverem seus trabalhos no processo de seleção que elege as novas toadas da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido. As letras farão parte do CD e DVD oficiais que serão gravados em 2014. Os autores premiados recebem o valor de R$ 2 mil por cada obra classificada.
O coordenador da comissão de artes, Fred Goes, explica que o bumbá optou por deixar os compositores livres para trabalharem suas letras, que devem ser inéditas, com foco em uma das seguintes temáticas: ‘evolução’, ‘genéricas’, ‘rituais’, ‘lendas’, ‘figuras típicas’, ‘tribais’, ‘de galera’ ou ainda ‘itens individuais’.
Segundo ele, o Garantido ainda não tem tema para 2014. “A ideia é deixá-los livres para escolherem qualquer tema dentro do universo das toadas já conhecidas na arena. A partir do que eles apresentarem podemos fazer um link com o título escolhido pela diretoria”, informa. “O tema pode até mudar em função do que os compositores inscrevem no concurso”, completa. Continue lendo...
O edital prevê que as toadas devem conter letras, ritmos e melodias que sejam condizentes com as tradições do boi vermelho e branco. No último certame foram selecionadas 18 toadas, número que foi reduzido para 14. De acordo com o coordenador, a mudança possibilita a divulgação, no bumbódromo, das novas canções sem que haja o descarte dos sucessos já consagrados nos álbuns anteriores.
“Acho que essa quantidade é satisfatória para formatar as duas mídias. Assim, podemos ‘explodir’ as letras mais antigas, que já são conhecidas pelo público, e também as mais recentes”, justifica.
Apesar de o edital especificar a seleção de apenas 14 toadas, Fred Goes não descarta a possibilidade da inclusão de outras músicas. Ele frisa que essa decisão deve partir da diretoria. “Foi estipulado certo número, mas isso não quer dizer que esse total não sofra alterações. Pode ser que chegue a até 20 composições”, exemplifica.
A média anual de trabalhos inscritos varia entre 170 e 200 composições. O coordenador afirma que o grupo espera manter esse quantitativo, como um incentivo ao conhecimento de novos artistas. “Muitos escrevem, mas nem todos são compositores. A partir desse trabalho podemos revelar novos talentos no segmento autoral”, comenta.

Júri
A comissão julgadora será composta por cerca de 30 pessoas, que fazem parte da diretoria, da comissão de artes, conselhos de ética e fiscal, além de convidados indicados pela direção. “Os convocados para participarem desse processo são chamadas no período do encerramento das inscrições. Eles representam os fãs. Sempre trazemos alguém da batucada e que tenha expressão dentro da associação”, conta. (Em Tempo)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...