quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Leia a Coluna da Vera Magalhães, está ótima

Vera Magalhães, 39, é repórter especial da Folha em São Paulo. É jornalista de política desde 1993. Foi repórter da coluna Painel em Brasília e editora do caderno "Poder".
Pintou uma brecha - O advogado de José Dirceu, José Luis Oliveira Lima, convocou sua equipe ontem à noite, após o fim da sessão do STF, para redigir uma nova petição, que apresentará hoje. Ele pede que os ministros reconsiderem os embargos de declaração do petista, que foram rejeitados. A decisão foi tomada depois que Teori Zavascki mudou votos e acolheu recursos que antes negara. A defesa vai insistir que Dirceu teve a pena agravada duas vezes pelo mesmo crime, de formação de quadrilha. 
Caixa... A mudança nos ventos na sessão de ontem também deve levar ministros a passarem um pente-fino nas decisões até aqui, o que pode atrasar a (longa) discussão sobre se serão aceitos ou não os embargos infringentes, que podem rever penas. 
... de - Pandora Um dos magistrados argumenta que a situação de Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do PL (hoje PR), também configura caso em que o subalterno teve a pena aplicada de forma mais dura que o superior, o deputado Valdemar Costa Neto (SP). 
Guerra fria 1- Até ontem, Barack Obama não havia pedido oficialmente um encontro com Dilma Rousseff para discutir as denúncias de espionagem contra a presidente brasileira pela agência NSA. Dilma também não manifestava disposição em aceitar uma conversa informal com o norte-americano. 
Guerra Fria 2-  No governo brasileiro, há um consenso de que, se Obama não fizer um pedido formal de desculpas a Dilma, a consequência pode ser o envio ao Congresso de um projeto de lei que puna empresas que colaborem com espionagem, o que poderia atingir companhias como Google e Microsoft. 
Dois pesos - O presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Nelson Calandra, questiona os critérios usados pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ao proibir ex-ministros e os escritórios em que venham a atuar de advogar nos tribunais aos quais pertenceram. 
Duas medidas - "Os éticos da OAB se esqueceram de proibir, igualmente, a advocacia dos ex-sócios de ministros e desembargadores egressos da advocacia junto aos respectivos tribunais", fustiga o presidente da AMB. 
Climatempo - Emissários que estiveram com José Serra nos últimos dias sentiram que arrefeceu a disposição do ex-governador de deixar o PSDB rumo ao PPS. 
Instinto - No partido de Roberto Freire também cresceu o incômodo de deputados que se elegeram em alianças com o PSDB diante do risco que uma candidatura própria à Presidência traria a suas próprias reeleições. 
Máquina - Alexandre Padilha (Saúde) jantou com deputados da bancada paulista do PT na terça-feira, em Brasília. Os parlamentares vão ajudar a negociar alianças e a elaborar o programa da provável candidatura do ministro ao governo paulista. 
À mesa - Gilberto Kassab e dirigentes do PSD estiveram ontem com o senador Clésio Andrade (PMDB), que pretende disputar o governo de Minas em 2014. O PSD negocia com Fernando Pimentel (PT), mas resolveu abrir diálogo com outros postulantes. 
PF - O PSDB paulista cortou o caviar do cardápio do jantar que comemorou seus 25 anos, segunda-feira. "Deixa isso para o governo do Ceará", ironizou um dirigente. 
Realpolitik - Tucanos reclamaram com Geraldo Alckmin (PSDB) da substituição de assessores da Secretaria de Desenvolvimento Social, assumida pelo PRB em maio. O governador de SP rebateu que é preciso compreender a importância de alianças. 
com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN - tiroteio
"Para se exonerar, a Câmara adotou uma falsa solução para o voto secreto. Agora corre risco de inviabilizar o voto aberto para cassações."DO SENADOR ALOYSIO NUNES FERREIRA (PSDB-SP), que critica o projeto aprovado pela Câmara que institui o voto aberto para todas as votações. 
contraponto - Pronto-socorro
O governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) resolveu fazer uma brincadeira com os prefeitos de Santos e Guarujá ao anunciar detalhes das obras do túnel submerso que ligará os dois municípios, na terça-feira.
--Nós ainda precisamos contar para os prefeitos que os custos de desapropriação para a obra ficarão por conta deles -- afirmou Alckmin, sorrindo.
Ao continuar seu discurso, interrompeu uma frase para dizer a seus assessores:
--Melhor explicar que é só brincadeira e que nós vamos pagar, antes que eles infartem!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...