quarta-feira, 28 de agosto de 2013

INCOMPETÊNCIA ASSOLA OS GOVERNOS TUCANOS PELO PARÁ - EM BELÉM SECRETÁRIO PEDE PARA SAIR

CRISE: SECRETÁRIO PEDE PARA SAIR 
Problemas pessoais urgentes" levaram o secretário municipal de saúde, Yuji Ikuta, a pedir exoneração do cargo ontem. Em entrevista exclusiva por telefone, ele confirmou ter comunicado a decisão pessoalmente ao prefeito Zenaldo Coutinho pela manhã. Ikuta não comentou os problemas enfrentados à frente da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Ele ficou menos de três meses no cargo, sendo o segundo a deixar a pasta em apenas oito meses da gestão tucana. Ainda não se sabe quem irá substituí-lo.
O diretor do Sindicato dos Médicos do Estado (Sindmepa), Wilson Machado, acredita que a saída de Ikuta teve a mesma motivação do secretário anterior, Joaquim Ramos: a falta de apoio da prefeitura para executar a política de saúde.
Ontem, eram fortes os boatos acerca do pedido de exoneração de Ikuta, mas a prefeitura e a Sesma negavam a informação. Somente no início da noite, após o demissionário falar com a reportagem, a Coordenadoria de Comunicação Social (Comus) admitiu que Ikuta havia entregado o lugar e disse que Zenaldo está trabalhando para escolher o substituto. Em nota divulgada às 19h30, o prefeito lamentou a saída de Ikuta e disse que ele vai continuar contribuindo com a Sesma. A diretora geral Selma Alves deve assumir interinamente.
"Estou saindo porque estou com problemas de ordem pessoal que me impedem de ficar no cargo. Vou me afastar das atividades habitais. A secretaria toma todo o meu tempo. O cargo exige muita dedicação. Preciso realmente me afastar", disse Ikuta,. Ele adiantou que "provavelmente" não deve ocupar outro cargo na prefeitura - antes ele era chefe da Divisão de Atenção Básica. "O prefeito deve dar declarações sobre isso com a imprensa para dar satisfação à população".
Colegas falam de precariedade dos setor da saúde e de dívidas
Wilson Machado, do Sindmepa, expôs a precariedade do setor. "O PSM (da 14 de Março) está cada vez pior. Tivemos que trazer um paciente do andar térreo de escada, com 4 homens carregando a maca para o centro cirúrgico porque o elevador não funciona. Isso vem de anos. Esse governo não consegue botar um elevador para funcionar". O presidente da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas, Luiz Paulo Mesquita, disse que Ikuta renovou o contrato com a prefeitura e pagou as dívidas deste ano. (Amazônia – ORM)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...