segunda-feira, 4 de março de 2013

CONCURSO VAI ELEGER O MELHOR TIRA GOSTO DE BOTECO DO BRASIL, BELÉM ESTÁ NA DISPUTA


“COMIDA DI BUTECO” VAI ELEGER O MELHOR PETISCO 
Belém recebe em 2013 mais uma edição do "Comida di Buteco", concurso criado no ano 2000 pelo chef Eduardo Maya para valorizar a cozinha de raiz no Brasil. A disputa será entre os dias 12 de abril e 15 de março, em 16 cidades de todo o Brasil. Esta será a terceira vez que a competição é realizada em Belém, buscando eleger a melhor experiência gastronômica entre os 16 bares e botecos da cidade que participam do concurso.
Para ser campeão, não basta fazer o melhor petisco: os jurados do concurso avaliam vários critérios, como a higiene, o atendimento e a temperatura da bebida. Segundo a organização, todos esses quesitos são um complemento para o sabor do alimento, que tem um peso maior na avaliação. O público também poderá participar, votando nos bares que participam do concurso e ajudando na escolha do ganhador.
Tema nacional - O desafio dos chefs será preparar pratos com o tema "mandioca e linguiça", dois alimentos bem brasileiros. "Eu acredito que o nível vai ser elevado não só no Pará, porque a mandioca é um produto brasileiro, assim como o trigo na Europa. O Brasil inteiro consome muita farinha", explica Eduardo Maya, que garante: apesar da familiaridade com os ingredientes, a competição não será fácil. "Quando divulgamos o tema todo mundo pensou que seria fácil, mas o desafio é sair do óbvio. Os participantes vão ter que criar coisas novas, porque não podem entrar no concurso pratos que já estão nos cardápios", disse. Com receita de peixe, Bar do Gugu venceu o concurso no ano passado, em Belém.
"A palavra boteco não é pejorativa, é carinhosa. Hoje, é muito mais fácil valorizar o trabalho de um chef em um restaurante famoso, mas descobrir um cara no subúrbio, ver a comida dele e dizer que é boa, isso é o grande barato. É uma democratização total", exalta Eduardo. Para mais informações sobre o concurso, acesse o site do Comida di Buteco, http://www.comidadibuteco.com.br/belem/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...