segunda-feira, 29 de abril de 2013

Maia já percebeu que Nélio vai despontar como candidato central em 2016, até porque a próxima eleição para prefeito, vai ter dois turnos e Nélio se sair candidato, pode estar na ponta como preferido no segundo turno ou decidir a eleição como um fiel da balança.

Nelson Vinencci é músico e compositor amazônico e escreve regularmente no Espalha Brasa
A fusão do PPS e do PMN, rendeu 3 deputados federais, 58 estaduais, 147 prefeitos e 2.527 vereadores. O Mobilização Democrática (MD) nasceu relativamente grande, mas cheio de problemas nos estados onde a fusão está causando uma debandada geral. 
No Brasil o presidente do MD, Roberto Freire vive preso a um discurso retrogrado do PCB de 1922, onde começou como ativista político. Por fim, é um limitado politicamente, agora se juntou com outro dinossauro o José Serra, que já prometeu se filiar ao MD para a desgraça geral da nação. 
No Pará, o novo Mobilização Democrática está nas mãos do deputado federal Arnaldo Jordy, um caboclo de difícil convivência. Todos os caminhos indicam de que ele vai romper com o Governador Jatene em 2014, então é isso que pegou o Nélio Aguiar de calça curta. 
Nélio Aguiar é o deputado estadual da atualidade, mais bem avaliado na região oeste do Pará, isso é vero. Nenhum político está tão bem no meio do povo como o deputado Nélio, por isso, os políticos passados na casca do alho, já colocaram o olhão nele. 
Vamos pensar um pouco – Se o Alexandre Von fracassar como prefeito, pois tudo indica que Von tem hoje 90% de chance de naufragar, o Nélio Aguiar é o nome mais forte para ser o futuro prefeito de Santarém, basta que ele se reeleja.  Continue lendo...
O Von é a marca do fim de um ciclo de dois grupos políticos: o do Maia e o da Maria – nesse jogo, os partidos são meras siglas, o que o eleitor leva em consideração, são os nomes e não DEM e PT, por isso o Nélio está sendo agora abraçado por Lira Maia. 
Maia já percebeu que Nélio vai despontar como candidato central em 2016, até porque a próxima eleição para prefeito, vai ter dois turnos e Nélio se sair candidato, pode estar na ponta como preferido no segundo turno ou decidir a eleição como um fiel da balança. 
Pense comigo - num eventual segundo turno onde a disputa possa estar entre Von e Maria, pois a reeleição do tucano é natural, Nélio vai estar em terceiro com toda a certeza, apesar de eu ter convicção de que Nélio vai disputar com o Von e vai vencer. 
Assim, de olho nessa ampla possibilidade, o que Lira Maia quer? Mandar no Nélio, colocando ele no DEM de sua propriedade. Soube até que Nélio foi aconselhado pelo próprio Jatene a ir para o DEM, com o aval de ajuda-lo em 2014 - juro não boto fé. 
Não acredito nisso, que o Jatene vai lhe ajudar, pois o governador olha hoje o Nélio, como o Lira Maia, um potencial candidato a prefeito de Santarém em 2016, devido ao caminho tosco que o Governo Von se enveredou neste início de mandato.  
Não sei porque razão, mas todos que converso dizem que Lira Maia não quer mais ser deputado federal, e deve vir vice, do Jatene ou do Helder, outra alternativa é ele vir para o senado com o apoio do Jatene para barrar o senador ingrisilhento Mário Couto. 
Nesse jogo, olha essa parada – Nélio está sendo empurrado por Maia, para disputar a câmara federal, casado com o sobrinho querido do ex-prefeito, o vereador Henderson Pinto que viria para estadual. Tudo isso apimentado com a oferta de mais vagas na bancada do Pará em Brasília. 
Na minha cabeça, Nélio não vara para federal, então se isso acontecer, o Henderson se elege, Nélio fica sem mandato, o Von encosta ele em uma secretaria por aqui e está resolvido o problema, assim que vejo essa manobra tenebrosa do chefe do cipoal. 
Nélio espere! Vamos pensar um pouco... você só precisa se reeleger e você tem hoje, sem medo de errar, mais de 90% de chances. O que você precisa é do compromisso do Von em lhe apoiar, pois você o apoiou incondicionalmente para prefeito. 
Não concordo que você deva sair do MD, penso que você deve mandar no partido e não o partido mandar em você, que vai acontecer quando entregares teu mandato ao chefe do Cipoal, a gente sabe que a decisão é sua, estou querendo apenas tentar ajuda-lo.
Quando olho para cima, imagino que o Jader deve fazer um acordo com o Jatene onde o Helder venha para o Governo e Jatene senador eleito, apesar do PT já se dizer fechado com o PMDB no segundo turno para enfrentar o Jatene agora em 2014.
O vice governador Helenilson Pontes que ventila ir para o PSD, não confirmei, mas desconfio que isso cheira a desprezo que HP começa a desconfiar do Jatene em relação a ele em 2014.
Ora o PSD deve assumir um ministério no Governo Dilma e não acredito que HP seja o ministro indicado pelo PSD, por isso ainda não entendi seu apreço pelo Kassab, penso que certamente quer ser o deputado federal tão sonhado pelo partido no Pará.
Por fim, todos os olhares, os mais carinhosos e os mais invejosos, recaem sobre o deputado Nélio Aguiar, que deve ter tranquilidade para decidir sua ida para o DEM, que Deus o ilumine para a escolha a decisão mais acertada.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...