quinta-feira, 4 de abril de 2013

BARBOSA PEDIU, MAS CONGRESSO NÃO ATENDEU O 'BATMAN' DA CORTE MAIOR

CONGRESSO IGNORA APELO DE BARBOSA E APROVA CRIAÇÃO DE QUATRO NOVOS TRFS
O Globo
Emenda cria tribunais com sedes em Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Manaus
BRASÍLIA - A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 544-A, que cria quatro novos Tribunais Regionais Federais (TRFs), foi aprovada na noite desta quarta-feira na Câmara. A PEC foi aprovada em segundo turno por 371 votos a favor, 54 votos contrários e seis abstenções, e como já foi aprovada no Senado, segue para promulgação.
A emenda cria tribunais com sedes em Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Manaus. O texto dá prazo de seis meses para a instalação desses tribunais, a contar da promulgação da futura emenda constitucional.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, era contra o aumento do número de tribunais no país.
No dia 19 de março, ele apresentou aos presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), dados para mostrar inchaço de servidores nos tribunais já existentes, e entregou aos presidentes da Câmara e do Senado uma tabela com os números de servidores existentes nos cinco TRFs, uma quantidade considerada exagerada pelo presidente do STF.
São, ao todo, 36,4 mil servidores, dos quais 11,4 mil não são efetivos, mas cedidos, requisitados, auxiliares ou sem vínculo. Continue lendo...
A maioria dos partidos encaminhou favoravelmente à aprovação da emenda. O PMDB, PT, PDT e PSB liberaram suas bancadas. Apenas o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e o PSOL encaminharam o voto não à proposta.
— Quero registrar que a base está dividida, mas o governo é contrário à emenda. Preocupa a forma de legislar corriqueiramente através de emendas constitucionais e não sei se esta emenda contorna o vício de origem. Não podemos imaginar se na federação teremos dinheiro para a criação desses tribunais. Além disso, pergunto: é a prioridade dos mais pobres? Suponho que não até porque o presidente do Supremo está contra. O gargalo da Justiça está na primeira instância — afirmou o líder do governo.
— É o casuísmo perdulário. Um forte voto paroquial —criticou Chico Alencar (PSOL-RJ), numa referência aos gastos que a criação dos tribunais irão gerar e ao apoio dos parlamentares de estados que serão beneficiados com a criação à emenda.
Poucos parlamentares subiram à tribuna para criticar a emenda. O deputado Paes Landin (PTB-PI) afirmou que a emenda tem vício de origem, porque cabe ao Judiciário criar tribunais e não ao Congresso Nacional. Outro que criticou a emenda foi o deputado Cláudio Putty (PT-PA), que pediu um tempo maior para checar a real necessidade dos estados em relação a criação de tribunais.
— Vamos criar uma enormidade de cargos e contemplar apenas uma parte dos estados — disse Putty.
A maior parte dos deputados falou a favor da emenda, argumentando que ela amplia o acesso à Justiça e o número reduzido de tribunais no país atrasa os julgamentos.
— É sim uma prioridade para a população brasileira. Ao contrário do PT, que liberou sua bancada, o PSDB vota todo a favor da emenda — disse o deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG).
O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) afirmou que a ampliação da Justiça é sempre louvável, mas disse que o PDT liberou porque dentro da bancada há dúvidas sobre a constitucionalidade desta PEC. (O Globo)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...