sexta-feira, 5 de abril de 2013

INGRISILHA NA ELEIÇÃO DA REITORIA DA UEPA EM BELÉM


MANIFESTAÇÃO SE CONCENTRA NA PORTA DA UEPA PARA QUESTIONAR SOBRE ELEIÇÃO À REITORIA
Professores e alunos da Universidade Estadual do Pará (Uepa) se reuniram em frente ao prédio da reitoria para protestar contra a atual gestão da instituição, que teria desrespeitado os regimentos do processo eleitoral para escolha dos cargos de reitor e vice-reitor. Eles também pediram soluções para alguns problemas recorrentes no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), no bairro do Telégrafo.
"O Centro foi praticamente abandonado. Faltam professores, a quantidade das bolsas de pesquisa caiu, o número de vagas diminuiu e a insegurança no perímetro só faz crescer", reclama o professor Iracildo Castro, coordenador do curso de Secretaria Executiva Trilíngue. Dentre as queixas estão as supostas irregularidades na eleição, que acontecerá no dia 24. "Para começar, a professora Marília Xavier (atual reitora) está na gestão há cinco anos, sendo que o mandato é de quatro", afirma.
O professor cita também alguns problemas encontrados com as candidaturas apresentadas. De acordo com as normas da Universidade, qualquer professor pode concorrer aos cargos, mas a reitoria teria tentado, por meio de Portaria, estabelecer que apenas os candidatos com doutorado estariam habilitados à eleição. "Entramos com um recurso e conseguimos reverter essa medida, mas não parou por aí’, conta Iracildo. Continue lendo...
Outra regra do processo eleitoral determina que os candidatos desocupem os cargos que exercem na instituição. Porém, segundo o professor, o indicado pela reitoria não teria cumprido a norma. O vice-diretor do CCSE, professor Ribamar Carvalho, aderiu ao protesto e considerou o processo eleitoral tumultuado. "Este processo interrompeu a vida democrática dentro da Universidade, pois as regras mudam constantemente e o conselho acadêmico vem tentando contestar a candidatura da oposição", relata.
Uma das queixas foi a demissão de um dos intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, que atendia os estudantes surdo-mudos. Agora, o Centro só dispõe de dois intérpretes, sendo que a demanda atual é para quatro pessoas. Benilson Silva é aluno do curso de Ciências da Religião e diz que vários colegas já foram assaltados na área. "A falta de professores e de diálogo com os estudantes são alguns dos problemas que motivou a criação de um grupo de resistência pequeno, mas forte e organizado", completa.
Resposta - A Uepa reforçou que age de acordo com todas as resoluções pertinentes à eleição e esclareceu que, no último dia 25, as contestações contra a chapa "Viração", de oposição, não foram atendidas. Sendo assim, a campanha eleitoral segue normalmente até o dia 22. Em relação a denúncia de que o professor Juarez Quaresma, candidato da chapa "Uepa Forte", estaria acumulando cargo público, a assessoria de comunicação da universidade garantiu que ele foi exonerado do cargo de pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação desde o dia 7 de março. (Amazônia – ORM)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...