CARGOS DE DIRETOR E VICE-DIRETOR DA SEDUC PASSAM A EXIGIR
PROFISSIONAL EFETIVO DA EDUCAÇÃO
A partir de agora, a escolha de profissional para ocupar os
cargos de diretor e vice-diretor de escola e gestor de Unidades Seduc na Escola
e Regional de Educação (URE), da Secretaria de Estado de Educação, tem
critérios bem definidos. Os decretos que definem a forma de acesso a essas
funções foram assinados pelo governador do Estado em exercício, Helenilson
Pontes, e publicados na edição de ontem do Diário Oficial do Estado. As
informações são da Agência Pará.
Para ser diretor e vice-diretor de escolas estaduais, o
candidato deverá ser profissional da educação e pertencer ao quadro de
servidores efetivos da Seduc, além de ter formação de acordo com a Resolução do
Conselho Estadual de Educação que fixa normas para a gestão educacional de
estabelecimentos de Educação Básica e Educação Profissional do Sistema de
Ensino do Estado do Pará. A forma de escolha, a partir dos critérios, será de
acordo com metodologias adotadas em cada unidade de ensino.
O candidato também deve ter desempenhado função pública, na
data da escolha, por período igual ou superior a cinco anos em escola da rede
estadual; ter obtido aprovação no primeiro módulo do curso de capacitação
específico para diretores e vice-diretores, promovido pelo governo estadual e
com oferta anual, e apresentar proposta de plano de gestão, que deverá ser
submetido à apreciação da Seduc e do Conselho Escolar do respectivo
estabelecimento de ensino. Continue lendo...
Especialização - Para ocupar a função de gestor de
Unidades Seduc na Escola (USEs), responsáveis pelo gerenciamento de escolas da
Região Metropolitana de Belém, e de Unidades Regionais de Educação (UREs), que
gerenciam as escolas no interior, também foram definidos critérios. Além de ser
servidor público estadual do quadro efetivo da Seduc, para ocupar o cargo o
profissional deverá possuir especialização em Gestão, obtida em curso lato
sensu promovido pela Escola de Gestores, pelo Programa Pró-Gestão ou similar.
É, também, necessária experiência em articulação e liderança, além de
habilidades no gerenciamento de crises e conflitos, e capacidade empreendedora.
Após a nomeação, diretores, vice-diretores e gestores
deverão, no prazo máximo de 60 dias, se matricular em complementação do curso
de capacitação, a ser ofertado pela Escola de Governo do Pará (EGPA), em
parceria com a Seduc. Quem já atua nessas funções, e que tenha no mínimo 12
meses de mandato a cumprir, também deverá matricular-se no curso. Aqueles que
já se encontrarem no exercício e que tenham menos de 12 meses de mandato a
cumprir, se escolhidos para novo mandato deverão tomar a mesma providência.
De acordo com o secretário adjunto de Ensino da Seduc,
Acácio Centeno, a capacitação será a distância e terá carga horária de 120
horas, dividida em quatro módulos. A primeira turma será ofertada ainda neste
primeiro semestre. O período de inscrição será divulgado na primeira quinzena
de abril. "É importante destacar que não se trata mais somente de ter um
candidato a diretor. O que será levado em conta é a proposta de gestão, a ser
analisada inclusive por professores, estudantes e pais de alunos",
destacou.(Amazônia – ORM)
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