sexta-feira, 26 de abril de 2013

Leia a Coluna da Vera Magalhães, está ótima

Vera Magalhães, 39, é repórter especial da Folha em São Paulo. É jornalista de política desde 1993. Foi repórter da coluna Painel em Brasília e editora do caderno "Poder".

Linha diretaO governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), telefonou ontem para o senador Aécio Neves (PSDB-MG) para dar apoio à sua ideia de apresentar proposta de emenda constitucional acabando com a reeleição e instituindo mandatos de cinco anos para ocupantes de cargos no Executivo. Os dois potenciais candidatos à Presidência concordaram que a mudança seria o início de uma boa reforma política'', mas não trataram de detalhes de como será encaminhada. 
Carência -  Campos disse ao tucano que externava sua opinião pessoal, mas que vai levar a discussão ao partido. Para o pessebista, a mudança, se aprovada agora, deveria valer a partir de 2018.
Salve geral - De Aécio, sobre o fato de parte do PSDB comemorar o projeto que restringe tempo de TV e fundo partidário a novas siglas: "Se tem gente no partido com essa visão, está errado. O que está em jogo é a democracia".
Reação - De um aliado de Dilma Rousseff sobre o programa de TV do PSB, que bateu na tecla do desequilíbrio federativo: "Eduardo é candidato a presidente da Frente Nacional de Prefeitos?".
Fina estampa - Petistas notaram que o marqueteiro Edinho Barbosa explorou a "fotogenia'' do governador de Pernambuco, com repetidos closes nos olhos azuis.
Chefe - Prefeitos petistas de São Bernardo, Santo André, Guarulhos, Osasco e São José dos Campos encurtaram o expediente para se reunir com Lula ontem, das 15h às 17h, na sede do seu instituto, em São Paulo. Falaram sobre sucessão no PT paulista e estratégia eleitoral para 2014.
Pacificador - Agora candidato único à presidência do PSDB-SP, Duarte Nogueira negocia a indicação de um deputado estadual como vice em sua chapa. O favorito é Cauê Macris. Diretor da Imprensa Oficial, Marcos Monteiro deve ser o tesoureiro.
E aí? Interessado no projeto que restringe acesso de novas siglas a tempo de TV e fundo partidário, o Planalto incentivou os aliados no Congresso a reagirem à liminar de Gilmar Mendes que suspendeu a votação do texto.
Chamada oral - Em conversa com Michel Temer, Ideli Salvatti (Relações Institucionais) disse ter estranhado o baixo quórum para votar a urgência do texto no Senado.
Estica... Antes de decidir o recurso via agravo regimental, governistas cogitaram buscar entendimento com ministros do Supremo para submeter a liminar de Mendes ao pleno da corte.
... e puxa Vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR) criticou o ministro: "Ele [Mendes] não pode mergulhar no debate político da Câmara. Foi uma movimentação política e não jurídica".
Histórico - Pivô da nova polêmica da Câmara com o STF, Nazareno Fonteles (PT-PI) propôs no ano passado a exoneração de Roberto Gurgel antes do término do mandato em razão de sua atuação na Operação Vegas, da PF.
Azarão - Além de Luiz Fachin, ministros do STF apostam que Eugênio Aragão pode surpreender na reta final da corrida pela vaga de Ayres Britto na corte. Subprocurador da República, Aragão é visto no Planalto como o "anti-Gurgel", que denunciou petistas no mensalão.
Sempre ele - Eleito com 499 votos para ocupar vaga do Ministério Público Federal no Conselho Nacional da categoria, Vladimir Aras será submetido a sabatina no Senado sob forte pressão. Aliados do procurador o informaram que sua indicação pode ser barrada, pois parlamentares o associam a Gurgel.
com FÁBIO ZAMBELLI e ANDRÉIA SADI
tiroteio 
"É a Fifa mostrando sua cara. Não se preocupa com nenhum povo. Chega, enche o bolso e vai embora. Valcke devia dar as mãos a Marin."
DO DEPUTADO ROMÁRIO FARIA (PSB-RJ) sobre o secretário-geral da entidade ter dito que o "excesso de democracia" atrapalha a organização da Copa no Brasil.
contraponto
O que passou, passou
Durante inspeção ao estádio Anacleto Campanela, em São Caetano do Sul, no início do ano, Aldo Rebelo foi abordado por jornalistas. Alheios ao fato de a arena estar na lista de possíveis escolhidas pela Fifa para centros de treinamento da Copa, queriam saber a opinião do ministro sobre os problemas deixados pela gestão municipal na manutenção de praças esportivas.
O titular da pasta do Esporte, tentando escapar da bola dividida, respondeu, evocando passagem bíblica:
--Prefiro olhar para o futuro para não correr o risco de virar uma estátua de sal.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...