CONSTRUIR FERROVIAS É MAIS IMPORTANTE QUE RODOVIAS PARA O
PAÍS, DEFENDE PRESIDENTE DA EPL
Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil
Brasília – A construção de ferrovias é mais importante para
o país do que a duplicação ou ampliação da malha rodoviária. A avaliação é do
presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo.
Para ele, o país está invertendo a sua logística, pois faz o transporte de
longa distância por meio das rodovias e utiliza as ferrovias apenas para curtas
distâncias.
“E qualquer análise que se faça diz exatamente o contrário:
a ferrovia é mais competitiva na longa distância e a rodovia é mais competitiva
na curta distância. Nós temos um custo logístico muito alto em função dessa
inversão, estamos transportando da forma errada, e a rodovia é estruturalmente
mais cara do que as outras modalidades na longa distância”, avalia.
Segundo Figueiredo, um único trem é capaz de substituir até
300 caminhões no transporte de cargas. Para ele, é preciso providenciar
urgentemente a substituição do transporte rodoviário pelo ferroviário, porque
isso vai impactar positivamente nos portos, no descongestionamento das
rodovias, na travessia dos centros urbanos e na redução do custo logístico.
“Temos que construir urgentemente uma malha interior que permita tirar a
pressão que tem no [sistema] rodoviário hoje e transferir a carga com menores
custos para o ferroviário”.
O Programa de Investimentos em Logística, lançado em agosto
do ano passado pelo governo federal, prevê a duplicação de 7,5 mil quilômetros
de rodovias e a construção de 10 mil quilômetros de ferrovias, com concessão à
iniciativa privada. (Edição: Carolina Pimentel)
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