quinta-feira, 22 de agosto de 2013

AMAZÔNIA EM ESTAMPAS CRIATIVAS FAZ SUCESSO NAS CAMISETAS DO CABOQUÊS


CABOQUÊS LANÇA COLEÇÃO DE CAMISETAS COM LENDAS AMAZÔNICAS
'Caboquês Ilustrado' convida dez designers para nova coleção com lendas amazônicas, "Caboquês Convida'. Camiseteria é conhecida por suas t-shirts com expressões regionais como “Leseira Baré” e “Até o Tucupi”

Por Mônica Dias - A Crítica
As lendas amazônicas vão invadir a camiseteria Caboquês Ilustrado a partir desta quinta-feira (22), Dia do Folclore. Ao todo, dez personagens lendários da região foram transformados em estampas, cada uma por um designer diferente, na nova coleção: “Caboquês Convida”. Em entrevista ao Bem Viver, o idealizador do projeto, o designer e empresário Marcos Silva (conhecido como Markeetoo), revelou com exclusividade as primeiras três estampas a serem lançadas: Mapiguari, Iara e Matinta Perera.
“Decidimos convidar alguns designers, artistas e ilustradores pra somar com a gente nessa nova ideia. O primeiro tema a ser explorado são as lendas, então cada um escolheu uma lenda pra ilustrar livremente com seu estilo particular. A ideia é ir lançando mensalmente as novidades da coleção”, explicou Marcos.
As camisas serão vendias pelo mesmo preço da coleção tradicional (R$ 40), mas apenas na loja virtual, sem previsão ainda para venda nos quiosques do Manauara Shopping e feira da Eduardo Ribeiro. Além dos tamanhos para adultos, as estampas novas também estarão disponíveis na linha Kids, para crianças de seis anos.
Mais sobre os novos modelos
A primeira a ficar disponível na loja virtual é a do Mapiguari - gigante peludo com um olho só e pés virados para trás que vive nas florestas. A figura lendária ganhou um look estiloso e foi transformada no “MapinguaHipster” por Marcos e seu sócio, Glauber Gomes.
“A partir dele surgiu a ideia da coleção. Não sei o motivo, mas um dia juntei as duas palavras: Mapinguari e Hipster e tive a ideia de fazer a estampa. Compartilhei com o Glauber e da nossa conversa surgiu a concepção da série. O ‘Mapinguahipster’ mora na floresta porque a cidade é muito mainstream. Ele usa chapéu, óculos wayfarer e anda de barba, lógico”, brincou o designer.
O segundo modelo a ser disponibilizado é a camisa da Iara, feita pela ilustradora Irena Freitas. Conhecida pelo seu traço delicado e feminino, Irena disse que não pensou duas vezes na hora de escolher sua lenda quando foi convidada para o projeto. “Das lendas da Amazônia, não consigo imaginar alguma que combine mais com meu estilo de desenho que a da Iara. No desenho eu retrato a lenda si, da sereia que leva os homens para o fundo rio”, explicou.
Prevista para vendas no site em outubro, a terceira estampa da coleção foi feita por Bernardo Bulcão e retrata a Matinta Perera, - uma velha, com aparência de bruxa, que assume a forma de um pássaro e pousa nos telhados das casas até o morador, já impaciente, lhe prometer fumo, cachaça ou bebida.
“Escolhi a lenda do Matinta Perera mais pelo desafio, por não ser uma das mais conhecidas do nosso folclore, então teria que realmente pensar em algo original e que conseguisse passar bem a ideia da lenda. Me diverti bastante durante o processo de ilustração, desde as pesquisas até a finalização, e fiquei feliz com o resultado. Espero que curtam!”.
Vem por aí
As próximas estampas da coleção “Caboquês Convida” ainda são um segredo, mas Marcos adiantou o tema de mais quatro a serem lançadas: Boto, Curupira, Cobra Grande e Muiraquitã.
Além das camisas com lendas, a ‘Caboquês’ também firmou uma parceria com a Cabocrioulo, Alaídenegão e Os Tucumanus, para a produção de camisetas oficiais das bandas. (A Crítica)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...