quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ESTÁ AÍ A PROVA DA INCOMPETÊNCIA DOS TUCANOS GOVERNANDO O PARÁ

MARITUBA É A PIOR DO BRASIL
Na lista das dez cidades com os mais baixos resultados no índice de Bem-Estar Urbano, cinco estão no Pará
Marituba, na Região Metropolitana de Belém, é o município com pior Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu) entre as 289 cidades pesquisadas. O município encabeça o ranking das piores cidades para se viver, que inclui outras quatro da Região Metropolitana de Belém: Santa Bárbara do Pará (2ª pior), Benevides (5ª), Ananindeua (6ª), Santa Isabel do Pará (9ª). Entre as regiões metropolitanas, Belém aparece como a pior colocada. As informações foram divulgadas pela Folhapress.
Em Marituba, não é preciso andar muito para perceber as razões de ser apontada como a pior. Na praça central, área mais urbanizada da cidade, 20 minutos de chuva são suficientes para causar alagamentos. "Aqui todo dia chove e todo dia alaga, não tem jeito", diz a dona de casa Maria de Souza, de 52 anos, que mora há 30 em Marituba.
Para a comerciante Daniela Tavares, 20, o saneamento básico ineficiente é a pior queixa. Em frente ao comércio de Daniela, onde ela também mora com uma avó e uma sobrinha, o local que poderia ser ocupado por uma calçada está tomado pelo mato. O esgoto corre a céu aberto e um canal que passa atrás da casa da família acumula lixo e é rota de fuga para bandidos que atuam na área.
"Você pode ver que calçada não tem em lugar nenhum. Não tem calçada, não tem meio-fio, não tem nada. As pessoas têm que andar no meio da rua, junto com bicicleta, moto, carro, tudo", conta Daniela.
Segundo ela, não são raros pequenos acidentes no local por causa da falta de espaço para pedestres e ciclistas. A comerciante diz também que a situação só não é pior porque os moradores se mobilizam para fazer a limpeza do canal de tempos em tempos. 
O lixo é outro problema grave. Apesar de o Ibeu apontar que 99% dos moradores de Marituba não convivem com lixo jogado em logradouros, a sujeira é visível nas principais vias. Às margens e no canteiro central da BR-316, que corta o município, descartáveis, entulhos e sacolas de lixo doméstico abandonadas compõem a paisagem.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do prefeito interino de Marituba, Francisco Besteiro (PMDB), para comentar o Ibeu, mas até a conclusão desta reportagem não recebeu nenhuma resposta.
Melhores - Na outra ponta da tabela, a pacata cidade de Americana, a 127 km de São Paulo, foi o município que registrou a melhor pontuação (0,911) no Índice de Bem-Estar Urbano do país, segundo o Observatório das Metrópoles. Apesar do título, alguns moradores da cidade que tem mais de 210 mil habitantes não estão totalmente satisfeitos com a liderança nacional.
"Lá não tem nada", disse Angela Melo, 29, dona de casa, sobre Novo Horizonte, o bairro em que mora. Sua casa fica na segunda pior região da cidade, mas o bairro tem posto de saúde, asfalto, iluminação, água, esgoto e coleta de lixo. (Amazônia – ORM)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...