quarta-feira, 7 de agosto de 2013

PARÁ RECEBE 39 MÉDICOS - MAIS MÉDICOS CONTINUA COM INSCRIÇÕES ABESTAS

MINISTRO DA SAÚDE DIVULGA QUADRO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS E DESTACA QUE AINDA HÁ TEMPO PARA INSCRIÇÕES
O Pará foi selecionado com 39 médicos dentro da primeira etapa do programa Mais Médicos do governo federal. O anúncio foi realizado ontem pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília. Os profissionais vão atender parte da demanda de 22 municípios com alta vulnerabilidade social, entendidos como prioritários, e dois Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs), no Pará. Em toda a região Norte aderiram ao programa 328 municípios que solicitaram o serviço de 1.764 médicos ao governo federal. O número de cidades atendidas, entretanto, caiu para 49 e mais 14 DSEIs. Na região, 148 municípios não foram escolhidos como local de trabalho por nenhum médico. O Amazonas foi o Estado com mais médicos selecionados (45), seguido do Pará, Rondônia (22), Tocantins (15), Roraima (10), Amapá (4) e Acre (9). O ministro também divulgou a lista dos 938 profissionais brasileiros que confirmaram a sua participação no primeiro mês de seleção do programa.
O Ministro Alexandre Padilha também divulgou um balanço da primeira fase de seleção do programa. A maioria dos médicos selecionados (51,8%) atuará nas periferias de capitais e regiões metropolitanas e os 48,1% restantes em municípios prioritários, totalizando 404 cidades atendidas nesta chamada. O número de vagas preenchidas equivale a 6% da demanda dos municípios, que apontaram a necessidade de 15.460 médicos para completar seus quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Continue lendo...
O que chama atenção é o dado de que mais de 16.500 médicos se inscreveram e menos de 1.000 servirão no programa. De acordo com a apresentação do ministro da saúde, Alexandre Padilha, 16.530 médicos com registro no Brasil se inscreveram no programa, 3.981 finalizaram o cadastro, ou seja, foram até a página seguinte. Destes, apenas 2.379 foram adiante e fizeram a escolha dos municípios, 1.851 chegaram a ser alocados pelo Ministério e só 938 homologaram participação. Esse número final deve atender a 4 milhões de pessoas. "Tivemos a confirmação de mil médicos em quinze dias de seleção, significa que quatro milhões de brasileiros passarão a ser atendidos", disse o ministro.
Federação - O presidente da Frente Nacional de Prefeitos e prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, confirmou a dificuldade dos gestores municipais na contratação de médicos: "mesmo uma cidade como Porto Alegre, que é a quinta cidade com melhor estrutura em saúde do País, eu não consigo levar médicos para a periferia. Por isso, a Frente dá total e absoluto apoio ao Programa Mais Médicos". Já o presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Pereira, disse que o fundamental é atender os municípios que precisam de médicos, defendendo, inclusive, a realização de acordos coletivos entre governo ou com universidades para atração de um número maior de profissionais para o atendimento de toda demanda.
Os 938 médicos que assinaram o termo de compromisso para participação no programa representam 5,6% dos 16.530 profissionais com registro profissional do Brasil que haviam se cadastrado inicialmente no programa. A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto. (Amazônia – ORM)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...