ESTUDO MOSTRA QUE ALUNOS E MESTRES DIVERGEM SOBRE A
IMPORTÂNCIA DA INTERNET NO APRENDIZADO ESCOLAR
Estudo desenvolvido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, evidencia a distância
de compreensão que estudantes, com idade entre 15 e 18 anos, e professores da
rede pública têm das finalidades do uso da internet. As informações foram
divulgadas ontem pela agência da Fapesp.
O autor da pesquisa, o psicólogo Fabiano Simões Corrêa,
concluiu em maio um trabalho de mestrado para avaliar como professores e
mestres percebem a internet no ambiente escolar.
Segundo o pesquisador, os estudantes vêem a internet como um
meio veloz de aprendizado, em comparação com a escola. Os professores, por
outro lado, revelam um distanciamento entre a escola e a Web. Segundo Corrêa,
ainda há um discurso de que a escola deve se atualizar com a absorção das novas
tecnologias da informação, mas ainda faltam investimentos concretos nesse
sentido.
Para Corrêa, os professores ainda têm certo medo da
internet, pela falta de informações sobre como utilizá-la em aulas. "O
medo está neste aspecto. Não acho que o professor tenha medo de ser substituído
pela internet, o medo é, na verdade, um sentimento de impotência, de não estar
muito claro como é que se utiliza a internet na escola. Precisamos de mais
pesquisa nessa direção, para indicar os caminhos." (Amazônia – ORM)
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