terça-feira, 15 de janeiro de 2013

OS BORARI ESTÃO TENTANDO EXPULSAR BRANCOS DE ALTER DO CHÃO - QUEREM TRANSFORMAR ÁREAS DE PRAIAS EM RESERVA INDÍGENA

ÍNDIOS DE ALTER DO CHÃO QUEREM A PRAIA COMO RESERVA INDÍGENA, PROIBIDA PARA O ACESSO DE BRANCOS
Por Claudia Gomes
Esta é a área que os supostos "Índios de Alter do Chão (Boraris)", estão requerendo junto a FUNAI em Brasilia. São aproximadamente 40 mil hectares para um pouco mais de 200 famílias que se julgam dono do lugar.
Vocês conseguem avaliar a dimensão da falta de responsabilidade das pessoas que estão apoiando esses comunitários nessa confusão? Qual o verdadeiro interesse? O que, ou quem estaria por trás disso? Será mesmo apenas ideologia? 
Como podemos visualizar no mapa cedido por funcionários da Prefeitura Municipal de Santarém, não seria apenas Alter do chão que iria virar terra indígena, Ponta de Pedras e Pindobal também entrariam nesta área e seriam excluídas do turismo, pois seria proibida a entrada dos não-índios! 
E o que aconteceria com as centenas de famílias que vivem nesta região há tanto tempo quanto os "índios"? São pessoas que também tem direito sob a terra e construíram suas histórias de vida neste lugar.
E todos estes anos investidos na cultura destes lugares, principalmente Alter do Chão que tem a tradicional festa do Sairé. O nosso Caribe da Amazônia, lugar de destino de centenas milhares de turistas ao longo do ano. Tudo isso tem que acabar mesmo, vocês concordam realmente com esta ideia? 
Por que não escolher áreas que ainda não tiveram ocupação antrópica, que ainda possuem floresta, não tenham sido antropizadas e precisam ser preservadas como as Savanas de Alter do Chão?
Espero que não apareça um novo "cacique" neste governo atual de Santarém, pois precisamos de gente lúcida para tomar decisões sérias e importantes para o futuro da cidade. Mas a pergunta que não quer calar: alguém aí conhece ou já viu algum índio em Alter do Chão??? (Do Perfil no Facebook de Claudia Gomes)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...