quinta-feira, 14 de março de 2013

JATENE É AFASTADO, HELENILSON É O GOVERNADOR DE FATO E DE DIREITO


ALEPA AUTORIZA AFASTAMENTO OFICIAL DO GOVERNADOR SIMÃO JATENE, QUE ESTÁ SE RECUPERANDO DE CIRURGIA
A Assembleia Legislativa do Estado do Pará autorizou o afastamento do governador Simão Jatene de suas funções por trinta dias, por recomendação médica, para se recuperar de uma cirurgia cardíaca. O pedido de licença, encaminhado pelo vice-governador Helenilson Pontes, que assume o comando do Poder Executivo durante a ausência de Jatene, foi votado e aprovado ontem, à unanimidade, no plenário da casa. O documento, que ingressou na Assembleia em regime de urgência, já havia sido aprovado na última terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça, onde teve como relator o presidente da Comissão, o deputado estadual Raimundo Santos. Segundo o Artigo 92, Inciso 22 da Constituição Estadual, é competência exclusiva da Assembleia Legislativa do Estado conceder licença tanto ao chefe do Poder Executivo quanto ao seu vice.
Simão Jatene está afastado do cargo desde o mês passado. No dia 27 de fevereiro, ele passou por uma cirurgia cardíaca, para desobstruir uma artéria no coração. Alguns dias depois, Helenilson anunciou, em entrevista coletiva à imprensa, que o governador precisaria ficar de repouso pelo período de um mês. A licença começa a contar a partir do dia 3 de março e vai até primeiro de abril. Diretor do Hospital do Coração, em São Paulo, onde Simão Jatene fez a operação, o cardiologista Edson Renato Romano foi quem assinou o parecer médico, informando que o governador apresentou quadro de angina instável e instabilidade pressórica e foi submetido à cineangiocoronariografia para elucidação e orientação terapêutica, devendo ficar afastado de suas funções por 30 dias, para repouso relativo.
A angina foi tratada com a colocação de um stent, pequeno dispositivo de uso interno e permanente que expande a veia afetada, possibilitando o fluxo sanguíneo normal. Essa não foi a primeira vez que Jatene colocou um stent. Ele colocou um em 1999 e dois em 2009. (Amazônia – ORM)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...