terça-feira, 23 de julho de 2013

BATEU O DESESPERO - MÉDICOS VÃO PARA TUDO OU NADA COM PADILHA EM MANAUS

Foto: Joel Rosa
MINISTRO DA SAÚDE É VAIADO POR MÉDICOS EM MANAUS
Por Luciano Lima
Após a divulgação do programa ‘Mais Médicos’, feito na manhã desta terça-feira (23), o ministro da saúde Alexandre Padilha, que está em Manaus desde esta segunda-feira (22), foi vaiado por médicos das redes estadual, municipal e federal, que entraram em greve na manhã de hoje.
Os médicos que estavam concentrados no Largo São Sebastião, Centro de Manaus, seguiram em caminhada até a sede da Federação das Industrias (Fieam) onde promoveram um ‘apitaço’, em protesto contra algumas medidas adotadas pelo governo.
De acordo com o presidente do Simeam, o médico Mario Vianna, a categoria posseu uma pauta de reivindicações extensa, entre as quais melhores condições de trabalho e valorização profissional, além da destinação de 10% das receitas da União para saúde.
“Estamos reivindicando que o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde faça maior investimento, sem dinheiro não se faz nada e achar um ‘bode espiatório’ para o caos da saúde é muito fácil. O ministro apesar de médico está nos escolhendo como ‘bode espiatório’ desse sistema de saúde que está caótico há duas décadas e agonizando”, declarou Viana.
O sindicalista defendeu a criação de concursos públicos para o setor da saúde. “É preciso que a população entenda que a entrada no serviço público previsto na constituição brasileira deve ser através de concurso público, ninguém entra por processo seletivo simplificado ou qualquer outra bolsa”, disse.
Ainda de acordo com o presidente do Simeam, a classe pede que os profissionais sejam reconhecidos e remunerados dignamente, e pede estrutura adequada para desempenho da função nos hospitais.
O representante completou dizendo que o programa ‘Mais Médicos’ é inconstitucional segundo depoimento de alguns juristas brasileiros, incluindo a propositura de aumento do tempo de academia médica, travando o diploma do profissional enquanto não cumprir obrigatoriamente o sistema proposto. (Emtempo)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...