sábado, 27 de julho de 2013

PARAZINHO DESGRAÇADO: CASAL VAI A JUSTIÇA PARA SALVAR FILHA DE 4 ANOS

Foto: Bruno Carachesti/Diário do Pará
MENINA DE 4 ANOS NÃO CONSEGUE LEITO NA UTI
Um misto de impotência, revolta e desespero. Assim pode ser descrito o motivo das lágrimas de Marilene Freitas e Maciel Ferreira, ambos de 25 anos. Eles são os pais de Laiane Freitas Ferreira, quatro anos, internada desde a última terça-feira (23) no Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS).
A menina está em estado grave por causa de uma infecção bacteriológica generalizada e precisa urgente de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. Laiane já deveria ter sido transferida do Abelardo Santos, mas não consegue vaga disponível na Central de Leitos do município. Em uma corrida contra o tempo, os pais já protocolaram ações no Ministério Público do Estado (MPE) e não sabem mais a quem recorrer para ajudar a filha.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Laiane foi internada no Abelardo Santos na terça-feira (23) com quadro clínico compatível ao de meningococcemia aguda em estado gravíssimo. Marilene, mãe da criança, conta que os médicos estão fazendo o que podem para tentar melhorar o quadro da menina.
“Eles estão sendo atenciosos, mas não podem fazer muita coisa aqui porque não há recursos. Não tem outro jeito, ela tem que ser transferida logo. A cada hora que passa, a infecção fica pior”, diz angustiada. Continue lendo...
“Pelo amor de Deus, a gente está implorando para que ajudem a salvar a vida da minha filha”, desabafa o pai de Laiane. Bastante emocionado, Maciel consegue falar pouca coisa no meio do choro compulsivo. De dentro do Abelardo Santos, na tarde de ontem, a cunhada que acompanhava a criança havia acabado de informá-lo que a febre da menina voltara. Laiane encontra-se entubada com ventilação mecânica e está sendo monitorada 24 horas por uma equipe do hospital.
JUSTIÇA
Na última quinta-feira (25), os pais da menina foram até o MPE protocolar pedido de abertura de ação civil pública para tentar garantir, através da Justiça, um leito para a filha. Ontem, eles retornaram ao Ministério Público, mas dizem que se sentem frustrados pela espera necessária para que o caso seja apreciado por um juiz. Regivaldo de Oliveira, 40 anos, tio da menina, está inconformado com o sofrimento pelo qual a sobrinha está passando. “Não é justo uma criança de quatro anos passar por uma situação dessas. Nenhum hospital quer assumir a responsabilidade e a menina tá morrendo aí dentro”, protesta.
A assessoria de imprensa da Sespa diz que o Abelardo Santos está em contato diário com a Central de Leitos em busca de uma vaga para Laiane. A Sespa informa ainda que é de responsabilidade e competência da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) gerir e disponibilizar à população os leitos da Central. No último dia 8 de julho, a paciente de 44 anos Tânia Maria dos Santos Vale, que aguardava um leito de UTI desde o dia 29 de maio, morreu no Hospital Santa Clara, no bairro do Marco, sem ter a solicitação atendida.

A Sesma informou que Laiane está cadastrada na Central de Leitos e que a secretaria entrou em contato “com a Fundação Santa Casa e o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, que contam com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, mas os dois hospitais informaram que não têm vagas disponíveis”. Segundo a Sesma, dos 49 leitos contratados pelo prefeito Zenaldo Coutinho na rede particular, no início de julho, todos encontram-se em pleno atendimento. (Diário do Pará)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...