DETROIT, SÍMBOLO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA, DECLARA
FALÊNCIA
Detroit, Estados Unidos - A cidade de Detroit, berço da
indústria automobilística dos Estados Unidos, tornou-se na quinta-feira (18) a
maior cidade americana a se declarar em concordata e a pedir ajuda legal diante
desta situação, segundo documentos judiciais.
Esta cidade, que chegou a ser a quarta maior do país, perdeu
a metade da sua população desde 1950, expulsa pela violência de gangues
armadas, e em busca de melhores oportunidades devido à crise na indústria
automobilística, que derrubou a economia local.
"Tomo esta decisão difícil para que os habitantes de
Detroit tenham acesso aos serviços públicos básicos e para que Detroit volte a
funcionar com sólidas bases financeiras, que lhe permitam criar no
futuro", declarou Rick Snyder, governador do Estado de Michigan, num
comunicado.
"Os habitantes de Detroit merecem um plano que os
permita sair da espiral que os arrasta para serviços públicos cada vez
piores", argumentou numa carta que acompanha o expediente apresentado à
Justiça.
"A quebra é a única solução que permitirá a Detroit
voltar a ser estável e viável", ressaltou. Continue lendo...
A cidade, no noroeste dos Estados Unidos, tem uma dívida
recorde de 18,5 milhões de dólares e as autoridades municipais já haviam
anunciado mês passado que entraria em moratória em parte da dívida.
Amy Brundage, porta-voz da Casa Branca, declarou à AFP que o
presidente Barack Obama e a sua equipa "seguem supervisionando" a
situação.
"Os dirigentes em Michigan e os credores da cidade
sabem que precisam encontrar uma solução para o sério desafio financeiro de
Detroit, e nós seguimos comprometidos em colaborar com Detroit enquanto
trabalha para revitalizar e manter o seu status de uma das maiores cidades
americanas", acrescentou o porta-voz num comunicado.
A cidade oferece um aspecto desolador, há 78.000
edificiosabandonados na cidade e 40 por cento dos serviços de iluminação não
funcionam.
A falta de fundos para manutenção e reparações significa que
apenas um terço das ambulâncias da cidade funcionam e os carros da Polícia e
dos bombeiros também estão em mau estado.
A taxa de homicídios é a maior em quase 40 anos e, por mais
de duas décadas, Detroit esteve na lista de cidades mais perigosas dos Estados
Unidos.
Kevyn Orr, o administrador de emergência com experiência em falência nomeado pelo governador de Michigan para enfrentar o problema, resumiu a situação como resultado de "uma má gestão financeira, uma população em queda e uma erosão da base fiscal dos últimos 45 anos".
Kevyn Orr, o administrador de emergência com experiência em falência nomeado pelo governador de Michigan para enfrentar o problema, resumiu a situação como resultado de "uma má gestão financeira, uma população em queda e uma erosão da base fiscal dos últimos 45 anos".
Por sua vez, a câmara de comércio da cidade elogiou a declaração
de quebra e considerou como uma "decisão valente".
Os fundos de pensão, aos que Detroit deve 9 biliões de
dólares, lançaram uma acção judicial para evitar o corte das pensões dos seus
assinantes, apesar de a falência tender a parar temporariamente o processo.
Agora, um juiz terá de pronunciar-se sobre se Detroit pode se beneficiar da lei de falências, permitindo renegociar a sua dívida.
"O maior desafio que temos é que não houve muitas quebras de cidades ao longo da história [...], por isso temos pouca experiência nesta área", disse à AFP Douglas Bernstein, um advogado especializado em falência.
Agora, um juiz terá de pronunciar-se sobre se Detroit pode se beneficiar da lei de falências, permitindo renegociar a sua dívida.
"O maior desafio que temos é que não houve muitas quebras de cidades ao longo da história [...], por isso temos pouca experiência nesta área", disse à AFP Douglas Bernstein, um advogado especializado em falência.
Para além dos aspectos legais e financeiros, o colapso de
Detroit é um reflexo do declínio da indústria automobilística nos Estados
Unidos, que teve a sua idade de ouro no início do século XX.
Detroit foi o berço dos pesos pesados da indústria, o "Big Three"(Ford, Chrysler, General Motors). A cidade foi marcada por décadas de cultura automobilística, com bandas de rock como MC5 ("Motor City 5") ou a lendária
Motown (abreviação de "Motor Town"). (http://www.portalangop.co.ao/)
Detroit foi o berço dos pesos pesados da indústria, o "Big Three"(Ford, Chrysler, General Motors). A cidade foi marcada por décadas de cultura automobilística, com bandas de rock como MC5 ("Motor City 5") ou a lendária
Motown (abreviação de "Motor Town"). (http://www.portalangop.co.ao/)
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