quinta-feira, 18 de julho de 2013

Chegou o verão, sol, praias do Tapajós, rio baixando, festa do Sairé em Alter do Chão, eis que surge outra ingrisilha para a coleção do tucano barrigudinho, a contratação da Ivete Sangalo para fazer o show na arena dos botos

Nelson Vinencci é cantor e compositor amazônico e escreve regularmente no Espalha Brasa.
Quase todo mundo conhece um gordo inteligente, meio engraçado, que tem um bom papo e sabe muito de muitas coisas, mas na hora de agir, quase sempre é um desastrado. Nosso prefeito de Santarém, o gente boa Alexandre Von tem se mostrado assim.
            Já no dia de sua posse em casa, Von se preparando para a realização do seu maior sonho que era ser prefeito de Santarém, ao se levantar da rede, bateu com a cabeça em um quadro que estava de pendurado na parede, o bicho voou na testa do prefeito #@%*! Catapuf!! A fita desceu...
            ...Lá vai Von para o hospital mais que depressa, atrasou em quase cinco horas sua posse, foi televisão com programas cancelados pelo desastre, rádios que iriam transmitir ao vivo a posse desistiram, o coquetel esfriou, parte do povo saiu e a festa mixou.
            Foi a posse mais trágica e cômica da história de Santarém. Von havia dito nos quatro cantos do município que iria dar um choque de gestão - em uma das ultimas falas sua, durante a campanha na Associação Comercial de Santarém ele disse:
__A máquina [a prefeitura] está inchada, lenta e cara, vou enxugá-la, vou dar um choque de gestão...
            Foi tudo ilusão, logo ao montar o primeiro escalão, Von excluiu algumas secretarias do governo anterior, mas criou a figura do Secretário Adjunto, com o status de 1° escalão, o que era para diminuir custo aumentou, porque cada Adjunto tem seus apadrinhados.
            Como todo prefeito que assume pelo Brasil afora em janeiro, logo em fevereiro, tem que mostrar que é bom ao realizar o carnaval, Von foi uma tragédia, sua equipe na pasta da Cultura Municipal foi um fiasco, as reclamações passaram de 80%, Von foi ruim, o carnaval foi triste.
            Passou o carnaval veio o início das aulas, Von tinha que colocar as crianças de Santarém no banco da escola, uniformiza-las e dar merenda descente aos pequenos ávidos à voltarem as aulas... outro fiasco, confusão, lambança e tudo mais.
            Começou com confusão nas escolas de tempo integral, a merenda escolar virou piada na Interet, Von mandou comprar no Parazinho, o peixe mapará, bicho gordurento que remexeu as barrigas das crianças, foi diarreia a banda de lata nos pequenos, tragédia municipal. Continue lendo...
            Mas o pior do Von o Bom, como o marketeiro Orly Bezerra vendeu aos santarenos, foi a questão dos fardamentos dos alunos municipais. No primeiro semestre inteiro, Von não conseguiu vestir nossos pequeninos que estudaram sem farda, outra tragédia.
            Nesse ínterim Santarém completava 352 anos de existência e o povo queria obras, trabalho sério, havia a possibilidade de Von entregar ao povo santareno a Av Borges Leal, totalmente revitalizada, sinalizada e com excelente iluminação, uma espécie de rua padrão.
            Nada disso aconteceu, para a tristeza do santareno, seis meses se passaram e nosso gordinho gente boa, conseguiu fazer bem, o asfalto da rua da empresa do sogro dele, mas na Borges Leal o asfalto é uma vergonha, de péssima qualidade, uma porcaria.
            Von se encasquetou que queria dar de presente a um amigo uma super-secretaria, com R$ 54 milhões na conta, caneta e talão de cheque, talvez Von quisesse dividir um pouco do seu poder com esse chegado, mas houve uma reação do povo que barrou o sonho do prefeito na Câmara Municipal de Santarém, Von desistiu por enquanto... 
            Chegou o verão, sol, praias do Tapajós, rio baixando, festa do Sairé em Alter do Chão, eis que surge outra ingrisilha para a coleção do tucano barrigudinho, a contratação da Ivete Sangalo para fazer o show na arena dos botos – houve de imediato reação do povo nas redes sociais.
            Foi preciso o prefeito escrever uma nota a imprensa dizendo que não iria pagar o cachê da baiana de R$ 600 mil reais, mas não desistiu de trazer a axézeira, só que o povo está de olho para ver quem vai pagar o cachê obeso, Von diz que é a iniciativa privada, mas ninguém acredita nisso.
            Quando, está baixando a poeira da Ivete Sangalo, outra ação do governo do gordinho, causa polêmica nas redes sociais, Von juntamente com seus comandados querem mudar o nome Sairé com “S' para Çairé com “Ç”, e a confusão está armada de novo, a lambança é de que Índio escrevia com ‘Ç’, mas Índio nunca teve escrita, putitanga!
            Von foi para a Alemanha, tirar uma espécie de férias, ninguém sabe dizer de fato que cidade ele foi e o que ele está fazendo por lá, junto com o seu secretário de meio ambiente, outro lambanceiro que até agora só fez besteira nesses seis meses no cargo.
            Coisas boas do Von, ainda são promessas a serem cumpridas, a insatisfação vem crescendo no embalo dessa onda de protesto pelo Brasil, Von sumiu da prefeitura após mais de 10 mil pessoas marcharem ao seu encontro no palácio municipal.
            Por enquanto, por estar recente no cargo, o prefeito Alexandre Von ainda goza de certo prestígio com o povo, que não o vê mais como “Von o Bom” , hoje o cidadão santareno já percebeu que o prefeito não é nada do que Santarém precisa.
            Como não tem jeito e o povo sabe que vai ter que aturá-lo, por mais três anos e meio, a torcida é para que pelo menos ele termine o mandato. Pois na onda que Von vai, do Çairé ao Açhé, fico receoso que ele institua uma nova grafia e Santarém passe a ser escrito  ‘Çantarém’.  

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...