terça-feira, 16 de julho de 2013

GOVERNO TUCANO COMPLETAMENTE PERDIDO - PARÁ É TERRA SEM LEI NO TRÂNSITO

FACILIDADE PRA OBTER HABILITAÇÃO ATRAI PESSOAS DE OUTROS ESTADOS
Professores de autoescolas não estão dando trégua ao governo estadual. Cerca de uma semana depois de participarem de um movimento de protesto contra a falta de examinadores no Departamento de Trânsito do Pará (Detran), situação que faz com que alunos passem meses à espera de vaga para se subemeterm a exames, instrutores fecharam uma pista da rodovia Augusto Montenegro, ontem de manhã, para exigir a aplicação de biometria para comprovar que os alunos fizeram todas as aulas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).
O Pará é o único Estado brasileiro onde a tecnologia não é exigida. Por isso, o Sindicato dos Instrutores de Autoescolas (Sindauto) denuncia que vários alunos vêm de outros Estados para tirar carteira aqui, em processos que não cumprem a carga horária mínima de 20h pela falta de fiscalização. Os ministérios públicos estadual (MPE) e federal (MPF) já receberam denúncias da entidade. Uma comissão foi recebida pelos assessores da Casa Civil da Governadoria, Paulo Figueiredo e Aires Maçans, e uma resposta deverá ser dada em agosto. Continue lendo...
O vice-presidente do Sindauto, Cloadoaldo Costa, afirmou que a reivindicação de ontem era exclusivamente a obrigatoriedade do controle biométrico. Mas na reunião todos os problemas relacionados ao Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) acabaram sendo expostos, como a falta de examinadores das provas práticas, o que causa demora excessiva para marcação ou execução dos exames, que podem levar de dois a seis meses. A categoria fez uma paralisação na semana passada, pois só havia três duplas de examinadores. Até a sexta-feira, 12, outras cinco duplas foram nomeadas.
"Como não se fiscalizam essas autoescolas, vem pessoal de fora para cá tirar carteira, pois aqui com cinco horas aulas se tira carteira. Carteira de habilitação não é brinquedo, mas é tratada como se fosse. Por isso temos tantos acidentes. Vimos então aqui para perguntar quando o governador Simão Jatene pretende governar o Estado, colocar ordem no Detran, se preocupar com as mortes no trânsito e aplicar a biometria nas autoescolas. Cansamos de denunciar e ninguém fazer nada", disse Clodoaldo.
"NUNCA VIMOS ALGO ASSIM: IMPLORARMOS PARA NOS FISCALIZAREM"
Clodoaldo e o presidente do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores (SindCFC), Adoniran Mesquita, ao final da reunião, disseram que vão esperar até agosto e ver a posição. Porém, reforçaram que a situação está insustentável. "Nossa palavra lá foi de socorro. Nunca vimos algo assim: implorarmos para nos fiscalizarem", afirmou. Apesar de ter o apoio do presidente do sindicato patronal, no local foram registradas várias denúncias de advertências ou represálias para instrutores que participaram do ato.
CONGESTIONAMENTO GEROU CONFUSÃO NO TRÂNSITO NA RODOVIA
O sentido Icoaraci-Belém da via ficou completamente interditado por cerca de uma hora. Foi suficiente para um longo congestionamento e completa confusão no trânsito. Veículos faziam manobras indevidas por cima do canteiro e o sentido Belém-Icoaraci serviu para fluxo e contrafluxo. Com a entrada da comissão, uma faixa foi liberada e apesar do ritmo lento, a situação começou a amenizar. Nenhum agente do Detran apareceu para ajudar a ordenar o tráfego. Agentes da Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub) demoraram cerca de duas horas para chegar. Enquanto nenhuma autoridade de trânsito veio, os instrutores é que ordenaram o tráfego com apitos. Nem todos os condutores aprovaram o ato e chegou a haver discussão com o condutor e o cobrador de uma van do transporte alternativo.
"Tem poucos agentes. Devem estar todos para Mosqueiro e Salinas. Aí a gente tem de se virar. Essa é uma das nossas brigas", disse um instrutor identificado apenas como Ray, enquanto ordenava o trânsito com apitos e gestos, junto de outros dois trabalhadores. Com a chegada dos agentes, ainda houve discussão entre os guardas de trânsito e os voluntários, que teve de ser mediada pela Polícia Militar. Por volta de 12h a pista foi completamente liberada. (Amazônia – ORM)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...