quarta-feira, 26 de outubro de 2016

BANCADA PARAENSE PARTICIPOU DO SEMINÁRIO DA CNM E AFIRMOU QUE QUER FORTALECER DIÁLOGO COM GESTORES MUNICIPAIS


Senador Paulo Rocha (PT).

A bancada parlamentar do Pará compareceu para uma conversa com prefeitos eleitos e reeleitos do Estado no último dia do Seminário Novos Gestores para as regiões Norte e Centro-Oeste, quarta-feira, 26 de outubro. Em espaço cedido à Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), os parlamentares falaram em união para o fortalecimento dos Municípios do Estado, independente de posições partidárias.

Estiveram presentes no evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), como representantes da bancada paraense no Congresso Nacional, o senador Paulo Rocha (PT), os deputados Lúcio Vale (PR) e Zé Geraldo (PT) e a deputada Elcione Barbalho (PMDB).

“Essa bancada aqui tem compromisso com o Estado, independente das questões ideológicas”, disse Elcione.

Na mesma linha, Lúcio Vale reconheceu que os próximos anos, que dão início ao novo mandato de gestão municipal, serão de dificuldades, mas que podem se transformar em experiências bem sucedidas. “Acho que dentro das dificuldades, há de se criar oportunidades para os Municípios de vocês”, disse ele aos gestores presentes.

“Vocês vão ter o papel fundamental de melhorar e modernizar a máquina administrativa de seus Municípios”, completou. Ele ainda pediu o estreitamento das relações entre os parlamentares paraenses e os gestores locais: “Peço que utilizem a nossa bancada para que a gente possa brigar pelo nosso Estado.”

Já Zé Geraldo, após expor as dificuldades de executar as emendas parlamentares repassadas às prefeituras em razão de prazos e burocratização, disse que os administradores locais e os parlamentares devem ter o mesmo foco. “Temos grandes desafios e as associações de prefeitos tem que se unificar em torno de bandeiras”, disse ele.

O que fazer
Paulo Rocha apontou para os problemas da municipalização das políticas públicas. Segundo ele, à medida que se cria mais programas que compreendem os Municípios, mais encargos são repassados a eles, como o custeio e manutenção das iniciativas. “A grande reivindicação de vocês para a gente deve ser para direcionar as emendas impositivas, de Saúde, para custeio”, disse ele.

Sobre o sentimento de união que deve ser regado e cultivado entre os integrantes da bancada e a liderança municipal, ele prosseguiu: “Temos que nos unir mais em torno de projetos microrregionais, pensar o desenvolvimento das regiões. Contem com a bancada também nesse sentido.”

Com informações da CNM

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...