terça-feira, 25 de outubro de 2016

OPERAÇÃO DESEDUCA DA PF CONTRA O DESVIO DE R$ 2.387.719,67 DE RECURSOS PROVENIENTES DO FUNDEB

VALMIR CLIMACO ESTÁ SENDO INVESTIGADO PELA MÁ GESTÃO DAS VERBAS PÚBLICAS DESTINADAS PARA A EDUCAÇÃO

Valmir Climaco (à direita na parte superior) e Wagner Shigeiro (à direita na parte inferior) são alvos das investigações da PF.

Após perder a sua candidatura nestas eleições municipais por improbidade administrativa, as coisas só têm piorado para Valmir Climaco, do PMDB, que é o principal alvo da Operação Deseduca da Polícia Federal de Santarém. O objetivo da operação deflagrada na manhã desta terça-feira (25), no Município de Itaituba, é coibir o desvio de recursos federais destinados à reforma e construção de escolas creches e quadras poliesportivas, no ano de 2012.

A operação recebeu este nome devido as investigações constatar a má gestão das verbas públicas destinadas para a educação, no governo de Valmir Climaco do PMBD. Segundo a PF, o esquema se iniciava com a fraude em licitações. As empresas vencedoras eram contratadas para executar obras para a educação, porém algumas foram feitas em partes e outras sequer foram iniciadas. Um dos fatos que chamou a atenção na investigação foi o pagamento de mais de meio milhão de reais realizado a empresa Lobato e Araújo Comércio e Serviços LTDA no último dia de expediente bancário do último ano da gestão do governo que terminou em 2012. A verba seria referente à reforma de uma escola municipal de ensino infantil e fundamental, que nunca foi feita. Os recursos desviados eram provenientes do FUNDEB e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Os principais envolvidos nestas fraudes apontadas pela Operação da PF são Valmir Climaco de Aguiar, ex-servidores públicos municipais e de particulares responsáveis pela Empresa Lobato e Araújo Comércio e Serviços LTDA – EPP, dentre eles o ex-marido de uma das filhas de Valmir Climaco, Wagner Shigeiro Saita Mesquita.

Ao todo estão sendo cumpridos sete mandados de condução coercitiva, um mandado de prisão preventiva, sete mandados de busca e apreensão, e o sequestro e bloqueio de bens dos investigados no valor total de R$ 2.387.719,67. A prisão preventiva foi efetivada na manhã de hoje (25), no município de Vitória do Xingu, de um dos sócios dessas empresas, o ex-genro de Climaco, WAGNER SHIGUEIRO. Segundo a PF, Shigeiro já estaria residindo em Vitória do Xingu e tramando novo golpe na prefeitura local.

Já o ex-prefeito Valmir Climaco, se apresentou na sede da polícia federal de Brasília, por está participando de um encontro na companhia do deputado federal Priante, do PMDB.

Os conduzidos serão indiciados por desvio de recurso público e associação criminosa (Art.1, I, do DL201/67 e Art.288 do CP). Todo o material apreendido será analisado e periciado na busca de provas e evidências que confirmem os crimes e a ligação dos suspeitos aos fatos. A Polícia Federal ainda investiga outros contratos que totalizam cerca de 16 milhões de reais nos quais podem ter ocorrido outros desvios.


Com informações da Ascom Superintendência da Polícia Federal no Pará.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...