terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PACTO MIRA O ANALFABETISMO


FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PARÁ TENTA SUPRIR DEFICIÊNCIAS NO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi lançado ontem no Pará. A primeira etapa de formação continuada dos professores ocorreu no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), durante todo o dia, e contou com a participação de 250 educadores e técnicos de educação de Belém e de 14 municípios, incluindo, alfabetizadores das ilhas.
No total, 18 mil professores compõem a rede de educação estadual e municipal no Estado e são responsáveis pela 1ª, 2ª e 3ª series do ensino fundamental, foco de atuação do pacto. Cerca de 400 mil crianças das séries iniciais serão atingidas pela ação no Pará.
O pacto é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, Estadual e municípios na tentativa de garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, quando normalmente se conclui o 3º ano do ensino fundamental. A ação é composta por um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC).
Segundo a diretora de Ensino Fundamental e Infantil da Secretária de Estado de Educação (Seduc), Ana Claúdia Hage, a iniciativa surgiu após uma pesquisa divulgada pelo IBGE que revelou a taxa de analfabetismo no Brasil.
O estudo referente ao período entre 2000 e 2010 aponta que a taxa de analfabetismo no Brasil entre crianças de até os 8 anos caiu 28,2%, com variações entre os estados da federação, alcançando uma taxa de alfabetização média de 84,8%. Por outro lado, o mesmo estudo apresentou variações regionais importantes, chegando à taxa de 27,3% na região Norte e 25,4% no Nordeste. "Essa pesquisa mostrou que cerca de 30% das crianças nessa faixa etária não sabiam ler e escrever", explica.
Hage também afirma que a formação ocorrerá em dois anos com a parceria da Universidade Federal do Pará e será dividida em diferentes eixos de atuação. O primeiro é o da formação continuada, que em 2013 oferece estudos voltados ao letramento. Em 2014, os educadores passarão por formação específica em matemática. O segundo eixo será o material pedagógico para promover a aprendizagem nas escolas; em seguida haverá o diagnóstico para determinar o resultado do trabalho após dois anos, além do eixo relacionado à própria gestão e controle social que pretende mobilizar também a sociedade sobre o pacto.
O treinamento também será promovido em outros sete municípios paraenses até o mês de fevereiro. As cidades escolhidas são Altamira, Breves, Castanhal, Capanema, Marabá, Redenção e Santarém. (Amazônia – ORM)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...