domingo, 24 de fevereiro de 2013

SECRETÁRIO CHUTA O BALDE E ANUNCIA OBRA DE RESTAURAÇÃO DO JOÃO FONA

GOVERNO SEM COMANDO: SECRETÁRIO PASSA POR CIMA DE TODOS E JÁ ANUNCIA QUE VAI RESTAURAR MUSEU JOÃO FONA
Uma verdadeira bagunça, assim está a prefeitura de Santarém neste início de Governo Von. 
Um projeto que tramita no Ministério das Cidades em Brasília, feito pelo Governo da petista Maria do Carmo em Santarém, aprovado pelo PAC Cidades Históricas I, é motivo de desavença no Governo tucano Alexandre Von, nos disse hoje uma fonte fidedigna. 
O projeto tramita em faze de conclusão e contempla a secretaria de cultura municipal com a restauração externa do Centro Cultural João Fona, prédio histórico do século XVIII, já devidamente reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan).
O PAC das Cidades Históricas I deve restaurar externamente o Centro Cultural João Fona.
O projeto original contempla a restauração da parte externa do prédio no valor de é de R$ 1,8 milhão, existe também, outro projeto de restauração interna que ainda está em faze de apreciação no MINC em Brasília, mas está parado, apenas o da reforma externa está em fase final para a liberação dos recursos.
A confusão começou por que o prefeito Von queria anunciar a obra, juntamente com o Secretário de Cultura Nato Aguiar, que gerencia o Centro Cultural, pois o Centro pertence a pasta da Cultura no município e nada mais justo que o prefeito acompanhado do seu secretário de cultura, convocar a imprensa e anunciar a excelente ação.
Mas a vaidade falou mais alto, pois foi cobiçando dividendos políticos que o Secretário de Planejamento Valdir Mathias Júnior, se adiantou e divulgou o projeto como se fosse uma ação de sua secretaria no Jornal O Liberal, que é um dos maiores em circulação no Pará.
Foi nesta manhã de domingo (24), que após o prefeito ficar sabendo do notícia, ficou visivelmente chateado, confirma a nossa fonte, que após ler as informações publicadas no O Liberal, o Prefeito disse que vai reunir com Valdir Mathias para esclarecimentos, ou seja, para dar um 'ralho' no rapaz.
Nossa fonte revela também que Valdir Mathias, tomou essa atitude, porque tem reclamado que o prefeito Alexandre Von está travando o governo, e principalmente a sua secretaria, pois ele raramente consegue falar com o Von, que vive viajando pelos interiores e colônias, abraçando moleques e beijando idosos, agradecendo sua vitória nas urnas.
Inúmeras mensagens chegam aqui no Espalha Brasa, pedindo para que a gente cobre aqui o prefeito Von, pois ele não despacha normalmente em seu gabinete , e há uma pilha de documentos cartorários de tramitação normal da prefeitura, que ele não quer assinar, ou então não aparece para assinar os documentos na prefeitura.
Muitas pessoas estão esperando pela simples assinatura do prefeito, que tem dificultado o processo que é normal na administração pública, pois é rotina diária dos prefeitos em todo o Brasil, mas que aqui este processo está totalmente paralisado e sem ninguém dar uma solução..
CENTRO CULTURAL JOÃO FONA SERÁ RESTAURADO
REFORMA: Recurso para Santarém sairá do PAC Cidades Históricas I
SANTARÉM - MARTHA COSTA - O LIBERAL
Um projeto quase esquecido nas gavetas da Prefeitura Municipal de Santarém dará ao Centro Cultural João Fona, terceiro prédio mais antigo da cidade, construído entre os anos de 1853 e 1868, uma nova história. A informação é do secretário de Planejamento do município de Santarém, Valdir Mathias Júnior, que está retomando o projeto e buscando junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan) e governos estadual e federal informações sobre os recursos pertencentes ao PAC Cidades Históricas I, publicado no Diário Oficial da União em 2009, no qual Santarém foi contemplado.
De acordo com o secretário o PAC Cidades Históricas I pode além de promover restauro em prédios públicos e privados destinar ações que promovam o conhecimento sobre o assunto.
"Este programa possui seis objetivos que é restaurar, recuperar e revitalizar prédios públicos e privados e espaços que compõem o patrimônio cultural do município, produzir conhecimento sobre patrimônio arqueológico, histórico e cultural do município, promover a capacitação de técnicos para gestão nas áreas de cultura, turismo e patrimônio histórico, promover a requalificação e melhoria da infraestrutura da área de intervenção dos planos das cidades históricas, fomentar arranjos produtivos locais e implantar mecanismo de gestão e proteção do patrimônio cultural", informou Mathias sobre a competência do programa.
Em Santarém, o PAC contemplou apenas o prédio do Centro Cultural que no passado já abrigou em suas instalações a Intendência Municipal, Prefeitura, Salão do Júri, Câmara Municipal, cadeia pública. "O município apresentou uma série de proposta para o PAC no sentido de valorizar alguns prédios do Patrimônio Histórico e o único que avançou foi à revitalização do Museu João Fona que foi celebrado um convênio com o governo do Estado, Iphan e município, vigência por quatro anos publicado no Diário Oficial da União em 2009 e que estamos agora vendo no sistema de convênio do governo federal em que pé está essa situação", explicou após citar que a verba destinada é de R$ 1,8 milhão e contemplará a restauração do Centro Cultural e seu entorno.
Atualmente, o prédio pertence ao Patrimônio Histórico e Cultural de Santarém, e, em 22 de junho de 2009, recebeu uma placa de descerramento, uma iniciativa da historiadora Terezinha Amorim em parceria com as Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) e a Mineração Rio do Norte. E, com o resgate do PAC das Cidades Históricas I, o município poderá tratar melhor o seu Patrimônio Histórico e Cultural. "Além da revitalização há duas outras linhas que estão sendo trabalhadas que é o tombamento legal dos prédios históricos e a capacitação dos servidores do município para a gente poder trabalhar a questão da valorização e preservação desses prédios", falou o secretário.(O Liberal)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...