quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Onde fica a fronteira entre a violência ‘simbólica’ e a violência ‘real’?

Demétrio Magnoli é doutor em Geografia Humana, Autor e co-autor de diversas obras, também é colunista de diversos periódicos, como a Revista Época, Estadão e a Folha de S. Paulo.
“Muitos dos jovens que estão usando essa estratégia da violência nas manifestações vieram das periferias brasileiras. Eles já são vítimas da violência cotidiana por parte do Estado e por isso os protestos violentos passam a fazer sentido para eles.” Rafael Alcadipani Silveira, autor do diagnóstico que equivale a uma celebração do vandalismo, não é um músico punk, mas um docente da FGV-SP. O seu (preconceituoso) raciocínio associa “violência” a “periferia” — como se esse sujeito abstrato (a “periferia”) fosse portador de uma substância inescapável (a “violência”). Por meio do conhecido expediente de atribuir a um sujeito abstrato (a “periferia”) as ideias, as vontades e os impulsos dele mesmo, Silveira oculta os sujeitos concretos que produzem um “sentido” para “protestos violentos”. Tais sujeitos nada têm a ver com a “periferia”: são acadêmicos-ativistas engajados na reativação de um projeto político que arruinou as vidas de uma geração de jovens na Alemanha e na Itália. Continue lendo...
No DNA humano estão inscritas as “pegadas” da evolução dos seres vivos. Nas obras de arte, encontram-se os sinais de uma extensa cadeia de influências que as interligam à história da arte. Similarmente, pode-se identificar nos textos políticos uma genealogia doutrinária, que se manifesta em modelos argumentativos típicos e expressões estereotipadas. O professor da FGV menciona a “violência cotidiana por parte do Estado”. Nas páginas eletrônicas dos Black Blocs, pipoca a expressão “Estado policial”. Bruno Torturra, o Mídia Ninja ligado a Marina Silva, definiu os Black Blocs como “uma estética” e defendeu a “ação direta”, desde que “dirigida aos bancos”. Pablo Ortellado, filósofo e ativista, elogiou a “ação simbólica” de destruição de uma agência bancária que, interpretada “na interface da política com a arte”, simularia a ruína do capitalismo. Eu já li essas coisas — e sei onde.
Tudo isso foi escrito na década de 1970, pelos intelectuais italianos que lideraram os grupos autonomistas Potere Operaio, Lotta Continua e Autonomia Operaia. Eles mencionavam as qualidades exemplares da “ação direta” e a eficiência da “violência simbólica”. Toni Negri pregava a violência como ferramenta para defender os “espaços” criados pelas “ações de massa” e exaltava o “efeito terrível que qualquer comportamento subversivo, mesmo se isolado, causa sobre o sistema”. Avançando um largo passo, Franco Piperno clamava pela “combinação” da “potência geométrica da Via Fani” (referência ao sequestro de Aldo Moro pelas Brigadas Vermelhas, em Roma, no 16 de março de 1978) “com a maravilhosa beleza do 12 de março” (alusão ao assassinato de um policial, em Turim, pelo grupo extremista Prima Linea, em 1977).
Depois do assassinato de Moro, Negri e Piperno foram processados e injustamente condenados a cumprir sentenças de prisão, que acabaram sendo revertidas. Intelectuais, de modo geral, não sujam as próprias mãos. Os líderes autonomistas não integravam as Brigadas Vermelhas ou a Prima Linea — e, portanto, não deram as ordens que resultaram em atos de terror. Eles apenas ensinaram a seus jovens seguidores, alguns dos quais viriam a militar nas organizações terroristas, que a violência é necessária, eficaz e bela. A responsabilidade deles não era criminal, mas política e moral, algo que jamais tiveram a decência de reconhecer.
Onde fica a fronteira entre a violência “simbólica” e a violência “real”? Na noite de 2 de abril de 1968 bombas incendiárias caseiras explodiram em duas lojas de departamentos de Frankfurt, que já estavam fechadas. A ação pioneira do grupo Baader-Meinhof, inscrita “na interface da política com a arte”, foi cuidadosamente planejada para não matar ninguém. Era a violência “só contra coisas”, não “contra pessoas”, na frase de Ortellado para justificar as ações dos Black Blocs. O primeiro cadáver do Baader-Meinhof, um guarda penitenciário, surgiu na operação de resgate de Andreas Baader, em maio de 1970. Depois, vieram outros cadáveres, de chefes de polícia, juízes, promotores ou empresários. Tais personalidade seriam “símbolos” do “sistema” — isto é, segundo uma interpretação possível, “coisas”, não “pessoas”.
A tragédia alemã precedeu a tragédia italiana, mas não a evitou. No “Outono Alemão” de 1977, um jovem radical desiludido escreveu uma carta amarga, irônica, indagando sobre os critérios para decidir quem tinha mais responsabilidade pela opressão capitalista — e, portanto, deveria ser selecionado como alvo. “Por que essa política de personalidades? Não poderíamos sequestrar junto uma cozinheira? Não deveríamos pôr um foco maior nas cozinheiras?” Os nossos alegres teóricos dos Black Blocs aplaudem o incêndio “simbólico” de uma agência bancária, mas ainda não se pronunciaram sobre o valor artístico da vandalização de edifícios empresariais, shopping-centers, delegacias, palácios de governo ou residências. Por que esse “foco” nos bancos?
Eugênio Bucci — ele também! — usou a palavrinha “estética” quando escreveu sobre a suposta novidade do “esporte radical e teatral de jogar coquetel molotov contra os escudos da tropa fardada”. Não existe, porém, novidade. Ortellado publicou um artigo sobre as fontes da “tática” dos Black Blocs, evidenciando suas conexões com os movimentos autonomistas de “ação direta” na Alemanha e Itália dos anos 1970 e 1980, cujos destacamentos de choque servem de modelo aos nossos encapuzados. Ele não diz com clareza, mas as teses políticas que reativam o culto da manifestação violenta originam-se precisamente de alguns dos acadêmicos-ativistas daquele tempo, hoje repaginados como mestres grisalhos do movimento antiglobalização.
Os Black Blocs anunciam um “badernaço nacional” para o 7 de setembro. Mas o “badernaço” intelectual começou antes, na forma dessas piscadelas cúmplices para idiotas vestidos de preto que rebobinam um desastroso filme antigo.

2 comentários:

Anônimo disse...

SERÁ QUE O BRASIL DE HOJE SE RECUSA A CUMPRIR LEIS ? OU EH IMUNE E VIVE SOMENTE A BASE DE DINHEIIRO?
IISSO EH FATO...
MAIS TAH AII PROVA DE QUE AUTORIDADE NO BRASIL SAO BAIIXOS A TAL PÓNTO ...
INVESTIIGAÇAO URGENTE, POSTAGENS CRIMINALISTA EM CURUÁ-PA PREFEITA ELEITA A BASE DE COMPRA DE VOTO, MS PARA QUE ELEGER UMA PESSOA QUE NAO COMANDA NADA,? AO INVES DE SE EMANCIPAR NUNCA SAIU DA BARRA DA CALÇA DO PAII, CUJO JOSE ANTONIO FAUSTO DA SILVA (ZÉ PRETO)...PREFEITO FICHA SUJA QUE CONTINUA NO PODER, ESCONDIDO DAS AUTORIDADES MAS PRESENTE AOS OLHOS DA SOCIEDADE E MORADORES DA CIDADE,...

Anônimo disse...

SERÁ QUE O BRASIL DE HOJE SE RECUSA A CUMPRIR LEIS ? OU EH IMUNE E VIVE SOMENTE A BASE DE DINHEIIRO?
IISSO EH FATO...
MAIS TAH AII PROVA DE QUE AUTORIDADE NO BRASIL SAO BAIIXOS A TAL PÓNTO ...
INVESTIIGAÇAO URGENTE, POSTAGENS CRIMINALISTA EM CURUÁ-PA PREFEITA ELEITA A BASE DE COMPRA DE VOTO, MS PARA QUE ELEGER UMA PESSOA QUE NAO COMANDA NADA,? AO INVES DE SE EMANCIPAR NUNCA SAIU DA BARRA DA CALÇA DO PAII, CUJO JOSE ANTONIO FAUSTO DA SILVA (ZÉ PRETO)...PREFEITO FICHA SUJA QUE CONTINUA NO PODER, ESCONDIDO DAS AUTORIDADES MAS PRESENTE AOS OLHOS DA SOCIEDADE E MORADORES DA CIDADE,...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...