sexta-feira, 19 de abril de 2013

Leia a Coluna da vera Magalhães, está ótima

Vera Magalhães, 39, é repórter especial da Folha em São Paulo. É jornalista de política desde 1993. Foi repórter da coluna Painel em Brasília e editora do caderno "Poder".
Na mesma moeda - Após cobrar a saída de mensaleiros da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputados do PSC estudam pedir sua cassação imediata. O alvo é o PT, que defende a renúncia de Marco Feliciano ao comando da Comissão de Direitos Humanos. Eles esperam o acórdão do STF (Supremo Tribunal Federal), que sai hoje, para pedir que José Genoino (SP) e João Paulo Cunha (SP) percam o mandato já na fase de embargos. O líder André Moura (SE) diz que a ação não tem seu aval. 
Déjà vu - Quem acompanha a novela da substituição de Ayres Britto no STF, que se arrasta há cinco meses, compara o processo à escolha de Ricardo Lewandowski, em 2006. Assim como hoje, houve muitos pleitos para a vaga. 
Repescagem -  Na época, Lula recebeu Luiz Fachin, hoje de novo cotado para a corte, mas não gostou dele. Advogados dizem que o jurista do Paraná esteve com Dilma Rousseff na semana passada. 
Ato secreto - Questionada sobre a reunião com Fachin, a Secom (Secretaria de Comunicação) disse que não pode confirmar compromissos da presidente fora da agenda oficial, mesmo os que ocorrem no Palácio do Planalto. 
Passivo - Em conversa com Dilma nesta semana, o novo presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), reclamou que a sigla perdeu postos na Petrobras e que o Ministério das Cidades é comandado de fato pela secretária de Habitação, Inês Magalhães, ligada ao PT.
Calma - Segundo relatos de parlamentares, a presidente disse que pode atender o PP quando Eduardo Campos deixar os cargos ocupados pelo PSB na Esplanada: a pasta de Integração Nacional e a secretaria dos Portos. 
Holofote  - Campos será o único presidenciável no Fórum Empresarial, encontro anual de políticos e empresários que João Doria Jr. promove em Comandatuba (BA). Aécio Neves recusou convite.
Sonháticos 1 - Advogados da Rede estudam se vale a pena recorrer à Justiça contra o projeto que restringe acesso de novas siglas ao fundo partidário e ao tempo de TV.
Sonháticos 2 - Os aliados de Marina Silva argumentam que o STF dificilmente entrará no mérito de questão de cunho eleitoral recém-deliberada pelo Legislativo. "Não vamos ingressar com ação temerária só para criar fato político", diz André Lima, consultor jurídico da legenda.
On-line - José Serra reativou o serviço de newsletter de seu site e passou a distribuir ontem resumo da palestra que fez na semana passada em Brasília. O texto, entitulado "União pela democracia", convoca mutirão de forças políticas para impedir a reeleição de Dilma em 2014.
Outro lado - Os advogado Alberto Toron e Celso Vilardi negam que a proximidade com o PT os tenha levado a assumir a defesa de empresas na Operação Fratelli. "Fui contratado pela minha atuação na região'', diz Toron.
Troca da guarda - O PPS afastou Soninha Francine do núcleo decisório depois da fusão com o PMN. Davi Zaia, secretário estadual de Gestão Pública, e os deputados Arnaldo Jardim, federal, e Alex Manente, estadual, tomaram as rédeas do Mobilização Democrática em São Paulo.
Barba e cabelo - Depois de instalar seu assessor Milton Flávio na presidência do PSDB paulistano, o secretário José Aníbal (Energia) se empenha para manter Pedro Tobias no comando estadual.
Casa nova - O ex-secretário municipal de Esporte de São Paulo Bebeto Haddad, que rompeu com o PMDB na eleição municipal, assina hoje a ficha de filiação ao PTB.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI
tiroteio
"Dez Estados brasileiros com epidemia de dengue e o ministro Padilha tira o dia para fazer política em São Paulo. É o fim da picada."
DO DEPUTADO ESTADUAL CAUÊ MACRIS, sobre a conferência do ministro da Saúde ontem à tarde na Assembleia Legislativa de São Paulo.
contraponto -  Dia do Índio
Minutos depois da invasão do plenário da Câmara por índios de diversas etnias, na terça-feira, o deputado Marco Feliciano, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, foi visto no extremo oposto do plenário, subindo as escadas às pressas em direção à Mesa Diretora, fugindo do tumulto.
Questionado se conversara com os índios, minoria que ele próprio disse considerar prioritária quando foi questionado por militantes gays, desconversou:
--Índio é assunto só amanhã. Só amanhã...
No dia seguinte, de fato, a comissão recebeu os índios.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...