sexta-feira, 19 de abril de 2013

NO AMAZONAS CAMPANHA CHAMA ATENÇÃO PARA A PRIORIDADE DOS IDOSOS


LANÇADA EM MANAUS CAMPANHA EDUCATIVA EM DEFESA DOS IDOSOS
A proposta é conscientizar a população quanto ao respeito dos direitos da pessoa idosa no interior dos ônibus do transporte coletivo da cidade
ACRITICA.COM 
Com a presença de diversos grupos de idosos da cidade de Manaus e autoridades, foi lançada nesta quinta-feira (18), a campanha educativa “Seja Educado. Idoso tem Prioridade”, no Centro de Convivência do Idoso de Aparecida, Zona Sul.
Atualmente, a capital amazonense possui população com mais de 150 mil idosos, o que representa quase 10% do total de habitantes de Manaus. Uma das maiores queixas dos usuários idosos do transporte coletivo é em relação ao desrespeito da população quanto ao assento preferencial, determinado por lei federal amparado pelo Estatuto do Idoso, além de maus-tratos psicológicos.
A campanha segue nos terminais de passageiros até o dia 15 de junho com a distribuição de leques informativos para a população, data em que será encerrada com uma caminhada em defesa dos direitos dos idosos pelas principais ruas da cidade. Promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso da Câmara Municipal de Manaus (CMM), presidida pelo vereador Elias Emanuel, a iniciativa tem apoio ainda da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), dos Conselhos Municipal e Estadual do Idoso, Fórum Permanente do Idoso e da empresa de ônibus Açaí Transportes. Continue lendo...
“Estamos transformando o sonho em realidade neste momento. Os idosos estão insatisfeitos dentro do transporte coletivo. Pesquisei e descobri que só neste primeiro trimestre deste ano (janeiro, fevereiro e março), a SMTU recebeu mais de duas mil denúncias e queixas de idosos sobre maus-tratos sofridos dentro dos ônibus”, afirmou.
Elias chamou a atenção à juventude de Manaus sobre o respeito aos idosos dentro dos ônibus. Se baseando em relatos de pessoas idosas que usam o sistema coletivo, ele afirmou que muitos passageiros, de todas as idades, sentam nos assentos preferenciais e quando vêem idosos entrar nos ônibus fingem estar dormindo, escutando músicas com fones de ouvido ou ao falando ao celular, ignorando a presença destes usuários.
A diretora do Centro de Convivência do Idoso da Aparecida, Renata Kelly Elisiário, afirmou que esta é uma campanha educativa para mobilizar toda a sociedade, sejam crianças, adolescentes, jovens, adultos, sejam motoristas e cobradores de ônibus.
Para o diretor-presidente da Unati, o médico Euler Ribeiro, a iniciativa faz parte da educação continuada da sociedade e que tanto crianças quanto adultos têm que respeitar o idoso. A mesma opinião é compartilhada pela coordenadora do Fórum Permanente do Idoso, Fátima Castilho Leite, de que é preciso massificar a educação social junto a comunidade. “Que a ação seja permanente e que não seja apenas um cartaz”, conclamou o superintendente da Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU), Pedro Carvalho.
Participaram ainda do lançamento da campanha o vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Jorge Wagner Lopes, o delegado titular da Delegacia Especializada de Crimes contra o Idoso, Luiz Veiga, o defensor público do núcleo do idoso da Defensoria Pública, Vítor Kikuda e o diretor-presidente da empresa Açaí Transporte, Carmine Furletti.
Durante o lançamento, o grupo de teatro da Unati, cujos integrantes são pessoas que estão na terceira idade, realizaram uma apresentação mostrando o cotidiano vivido pelos idosos dentro dos ônibus.O encerramento foi brindado com a voz da cantora Ketlen Nascimento. (*Com informações da assessoria do vereador Elias Emanuel – A Crítica)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...